Carolina Ferman celebra boa fase da carreira com solo autoral no teatro e série prestes a estrear na HBO

A atriz está em cartaz com FERA no Espaço Cultural Sérgio Porto e integra o elenco de “Ângela Diniz: O Crime da Praia dos Ossos”, com lançamento previsto para este ano 

MAR COMUNICAçãO
25/08/2025 20h26 - Atualizado há 4 horas

Carolina Ferman celebra boa fase da carreira com solo autoral no teatro e série prestes a estrear na HBO
Renata Duarte

Aos 37 anos, Carolina Ferman vive um momento de potência e retomada. Com mais de duas décadas de trajetória no teatro e presença crescente no audiovisual, a atriz celebra o atual momento de carreira coroada pela boa recepção de público ao solo FERA, em cartaz até dia 31 de agosto no Espaço Cultural Sérgio Porto. O espetáculo autoral marca sua volta aos palcos após um período de profunda imersão na maternidade.

Idealizadora, co-dramaturga e intérprete da obra dirigida por Natasha Corbelino, Carolina mergulha na vulnerabilidade radical do encontro entre o humano e o selvagem, inspirada no ataque real sofrido pela filósofa ecofeminista Val Plumwood por um crocodilo na Austrália. “Esse trabalho me traz de volta para a minha integridade artística. Eu me sinto inteira nele, de todas as formas possíveis como artista”, afirma.

Para a atriz, FERA é um grito de liberdade que veio com a maturidade: “Eu me arrisco a dizer que eu domino isso aqui, a cena, e eu só ouso dizer isso, porque aqui eu sonho abismos. Essa possibilidade de sonhar o abismo e concretizar de fato é uma coisa muito poderosa que eu e Natasha conseguimos fazer com esse espetáculo. É um momento bonito que me traz a sensação de apropriação do meu trabalho”, revela.  A peça é seu segundo solo, o primeiro foi Abas (2018), que também abordava a vulnerabilidade do corpo feminino.

Formada em teatro pela CAL e em cinema pela PUC-Rio, Carolina estreou profissionalmente aos 17 anos e construiu uma sólida carreira no palco, passando por mais de vinte espetáculos, mas foi a partir dos 30 anos que mergulhou mais intensamente no audiovisual.

Seja no palco ou na tela, a atriz tem escolhido se dedicar a narrativas que exploram a complexidade das questões vividas pelas mulheres, como é o caso de Ione, sua personagem na aguardada série “Ângela Diniz: O Crime da Praia dos Ossos”, que atravessa temas como aborto, opressão, dependência e cumplicidade feminina. Prevista para estrear ainda este ano na HBO Max, a série é protagonizada por Marjorie Estiano e conta com nomes como Emílio Dantas, Antônio Fagundes, Thiago Lacerda, entre outros talentos.

Segundo a atriz, “Ione é uma amiga que Ângela faz quando vem de Belo Horizonte para o Rio. É uma personagem complexa, profunda, com muitas camadas, e que traduz o universo daquela elite carioca da época. No começo existe uma competição entre as duas, Ione sente ciúmes de Ângela, mas isso se transforma em uma relação sincera depois que ela precisa pedir ajuda pra fazer um aborto. Essa personagem traz temas muito importantes. A legalização do aborto é um tema fundamental que precisa ser discutido, é um assunto de saúde pública.”, comenta.

Carolina entende a arte como ferramenta de transformação. “Eu acredito na micropolítica, na potência da arte em transformar mundos. Primeiro o seu, depois os mundos a sua volta”. Entre as referências que guiam sua trajetória estão nomes como Fernanda Torres, Renata Sorrah, Andréa Beltrão, Marjorie Estiano, além de pensadores como Augusto Boal e bell hooks, que atravessam também sua atuação como professora. “O teatro é um serviço à sociedade. É para todo mundo. Meu desejo é provocar liberdade nas pessoas, mesmo que eu ainda esteja conquistando a minha”, conclui a artista.  
 
SERVIÇO
Espetáculo FERA
Local: Espaço Cultural Municipal Sergio Porto, Rua Humaitá, 163 - Humaitá, Rio de Janeiro - RJ, 22261-000
Temporada: 07 a 31 de agosto de 2025
Horários: Sextas e sábados 19h, domingos18h
Ingressos: R$40 (inteira); R$20 (meia)

Link para ingressos: https://ingressosriocultura.com.br/riocultura/events/46406?sessionView=LIST&fbclid=PAQ0xDSwLfqORleHRuA2FlbQIxMQABp4a7UxIEaR0JbWRwziDmrVM4QFP_HmVEjCuk_ajvHgQZbVx5OQW-8pLO2ELh_aem_wVCegFR7qamYU1QLH2gs-A
Classificação: 18 anos
Duração: 60 minutos
Redes Sociais: @carolina_ferman ; @mar_comunicacao

 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARCELLA FREIRE MACHADO
[email protected]


Notícias Relacionadas »