23º Dança em Trânsito retorna ao Rio para apresentações gratuitas

Nos dias 30 e 31 de julho, o Espaço Tápias recebe a cia espanhola Elelei Company, o Grupo Tápias e o duo Fabio Costa e Luciana Lanza

LEILA GRIMMING
25/08/2025 20h21 - Atualizado há 3 horas

23º Dança em Trânsito retorna ao Rio para apresentações gratuitas
Fernanda Valois
Depois de percorrer 28 cidades até agora com 30 companhias de nove países, o 23º Dança em Trânsito retorna ao Rio de Janeiro – onde se apresentou no CCBB Rio no início do mês – para novas apresentações, desta vez no Espaço Tápias, com entrada gratuita, nos dias 30 e 31 de agosto. O 23º Dança em Trânsito é apresentado pelo Ministério da Cultura, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e conta com patrocínio master do Instituto Cultural Vale e patrocínio da Volkswagen Caminhões e Ônibus e Engie Brasil Energia.

“Voltamos à nossa sede para brindar o público no próximo fim de semana com uma programação gratuita antes de seguirmos viagem para o sul do país. Teremos a Elelei Company, da Espanha, que fez apresentações concorridas pelo festival no Norte e no Nordeste e agora vai presentear a cidade do Rio com um espetáculo inédito antes de ir embora”, destaca Giselle Tápias, diretora artística e curadora do Dança em Trânsito ao lado de Flávia Tápias.


A dupla mineira Fabio Costa e Luciana Lanza é a atração de sábado (30), na Sala Maria Thereza Tápias, com Antrópodes, criado pelos dois artistas e pelo diretor geral do espetáculo, o colombiano Vladimir Rodríguez, a partir de residência realizada com incentivo do Fundo de Ajuda às Artes Cênicas – Iberescena.

No domingo (31) é a vez da cia espanhola Elelei Company abrir a noite com A Ciegas, que, a partir da brincadeira de tapar os olhos de alguém por trás para adivinhar quem é, faz uma metáfora com as situações inesperadas da vida que nos impelem a tomar decisões, a mudar e a viver essas mudanças.

GRUPO TÁPIAS – CIA ASSOCIADA
Com direção artística de Flávia Tápias, o Grupo Tápias, cia associada ao festival Dança em Trânsito, fecha a programação do domingo (31), com Reza. Com delicadeza e humor, o trabalho aborda esse ato tão presente no cotidiano, seja na busca por sentido, proteção ou sorte, com fé ou não, humor ou drama ou ainda como uma forma de continuar. O Grupo Tápias é a companhia de dança associada ao Dança em Trânsito desde suas primeiras edições. Mantém um quadro estável de bailarinos estrangeiros e brasileiros e, ao longo dos anos, vem criando uma sólida base técnica, além de incessante pesquisa de linguagem própria.

Dança em Trânsito
Criado em 2002, o Dança em Trânsito é um festival internacional de dança contemporânea que tem por objetivo valorizar, promover e democratizar esta expressão artística, seja pelo intenso intercâmbio entre artistas e companhias do Brasil e do exterior, como também pela itinerância, percorrendo desde as grandes cidades até pequenas localidades no interior do Brasil, em teatros ou espaços públicos. Sua atuação abrange ainda residências artísticas, com oficinas de criação, e workshops, abrindo canais para novos talentos da dança, e a formação de plateias, estimulando o interesse pelas artes e pela dança. O festival é parte do projeto Ciudades Que Danzan, que reúne 41 cidades em diversas partes do mundo com o intuito de difundir a dança contemporânea. Desde a sua criação, em 2002, o Dança em Trânsito já apresentou mais de 1.272 apresentações, com cerca de 143 companhias de 21 países, envolvendo mais de 43 cidades das cinco regiões do Brasil e exterior, para um público de mais de 100 mil pessoas. Em 2020, durante a pandemia, realizou uma versão online, indicada ao Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), na categoria Difusão”, e, em 2021, a primeira edição híbrida, que envolveu 25 cidades.

Sobre o Instituto Cultural Vale
O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso e fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. Em 2021, são mais de 150 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados pela Vale via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Visite o site do Instituto Cultural Vale para saber mais sobre sua atuação: institutoculturalvale.org.

Sobre a ENGIE
No Brasil, a ENGIE, empresa líder em energia renovável do país, atua em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas. Com capacidade instalada própria de cerca de 10,5 GW em 99 usinas, o que representa cerca de 6% da capacidade nacional, a empresa possui 100% de sua capacidade instalada proveniente de fontes renováveis e com baixas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), como usinas hidrelétricas, eólicas, solares e a biomassa. A ENGIE é também a detentora da mais extensa malha de transporte de gás natural do país, com 4.500 km, que atravessam 10 estados e 191 municípios, graças à aquisição da Transportadora Associada de Gás - TAG, concluída em 2020.

Sobre a Volkswagen Caminhões e Ônibus
Membro do Grupo TRATON, a VW Caminhões e Ônibus é a fabricante dos veículos comerciais Volkswagen, uma das maiores montadoras de caminhões e ônibus da América Latina. Desde 1981, quando iniciou suas operações, chegar ao topo do mercado, respeitando e satisfazendo as necessidades dos clientes, sempre foi o foco da montadora. E é exatamente isso que oferece a seus clientes: produtos sob medida e um excelente serviço de pós-vendas. A empresa também é referência em inovações tecnológicas, sendo pioneira no desenvolvimento e produção de um caminhão 100% elétrico na América Latina. A empresa busca sempre soluções que reduzam o impacto ambiental e ajudem a preservar o meio ambiente. Há 40 anos, a fabricante mantém seu compromisso de desenvolver veículos que superem as exigências dos clientes – onde quer que eles rodem, seja pelas estradas brasileiras, latino-americanas, africanas ou asiáticas.


DANÇA EM TRÂNSITO – 23ª edição
Programação completa: www.dancaemtransito.com.br
Dia 30/8, sábado, às 19h
Fabio Costa e Luciana Lanza - Antrópodes (40min)
Dia 31/8, domingo, às 19h
Elelei CompanyA Ciegas (19min)
Grupo Tápias - Reza (25min)
Classificação indicativa: livre
Local: Espaço Tápias – Sala Maria Thereza Tápias
Endereço: Av. Armando Lombardi, 175
Contato: [email protected] / 21 97279-9684
Ingressos: entrada gratuita mediante retirada de ingresso no Sympla:
Sábado: https://www.sympla.com.br/evento/antropodes/3094500
Domingo: https://www.sympla.com.br/evento/a-ciegas/3094541

FICHA TÉCNICA:
Direção geral: Giselle Tápias
Direção artística: Giselle Tápias e Flávia Tápias

Curadoria: Giselle Tápias e Flávia Tápias
Assistente de direção: Carolina Werner
Direção de Produção: Lilian Bertin

Produção executiva: Calu Tornaghi e Liliana Xavier
Identidade visual, Web design: Fernanda Valois | TRUQUE
Design gráfico: Fernanda Valois | TRUQUE
Coordenação técnica e de palco: Louis Radavelli
Vídeos e streaming: Thales Ferreira
Fotografia e vídeo: Fernanda Valois I TRUQUE
Redes Sociais: Diego Germano
Assessoria Contábil: Fóres Contábil
Equipe de apoio: Spectaculu Escola de Arte e Tecnologia

 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LEILA LEAL GRIMMING
[email protected]


Notícias Relacionadas »