Brasil ocupa topo do ranking global no tempo gasto com impostos; automação reduz em até 60% esse esforço

Brasil gasta 1.501 horas por ano com impostos, seis vezes mais que os EUA; novas regras tributárias podem ampliar complexidade até 2033

MARIANNE FLOINDO
26/08/2025 14h44 - Atualizado há 4 horas

Brasil ocupa topo do ranking global no tempo gasto com impostos; automação reduz em até 60% esse esforço
Demarest Advogados
A implementação da Reforma Tributária a partir de 2026 vai obrigar empresas brasileiras a lidar, durante a fase de transição, com dois sistemas tributários em paralelo: o atual e o novo modelo do IVA Dual. Até 2033, esse será o cenário tributário do país — e a tendência é que a complexidade aumente no curto prazo.

O desafio não é pequeno. O Brasil já lidera o ranking mundial de tempo gasto com obrigações fiscais, segundo o Banco Mundial: são 1.501 horas anuais em média, contra 175 nos Estados Unidos e 129 no Japão. Somente em 2023, houve mais de 17 mil alterações na legislação tributária, 60% delas ligadas a tributos indiretos como ICMS, PIS e Cofins.

Esse cenário pressiona empresas a buscarem alternativas para reduzir custos e riscos. A automação fiscal, antes tratada como ferramenta de eficiência, passa a ser vista como estratégia de sobrevivência.

“A complexidade tende a aumentar no curto prazo. Só com sistemas atualizados e integrados será possível lidar com essa nova realidade”, afirma Marcos Tadeu Jr., CEO da Invent Software, empresa especializada em soluções de automação fiscal.

Segundo levantamento da companhia, empresas que utilizam plataformas digitais conseguem reduzir em até 60% o tempo gasto em rotinas fiscais. Além disso, aumentam a previsibilidade das operações e reduzem a exposição a multas e autuações em meio à instabilidade regulatória.

A corrida pela digitalização deve se intensificar nos próximos anos, à medida que a transição avança. Para o CEO da Invent Software, as empresas que conseguirem se adaptar rapidamente estarão em melhor posição para competir em um ambiente regulatório ainda mais desafiador.
 

Sobre a Invent
A Invent é líder no desenvolvimento de softwares que otimizam a gestão fiscal, bancária, de recursos humanos e de contratos das empresas. Com mais de 4 mil clientes no Brasil e na América Latina, as soluções da Invent transacionam cerca de 3% do PIB com alta performance e segurança.


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARIANNE BEZERRA DA SILVA FLORINDO
[email protected]


Notícias Relacionadas »