As férias acabaram e, para muitos estudantes que se preparam para o ENEM e vestibulares concorridos, a volta à rotina pode ser marcada pela pressão e pela culpa por não render tanto nos primeiros dias. Mas, segundo a professora Carol Braga, criadora do curso Foco Medicina, esse sentimento é comum, e pode ser superado com planejamento inteligente e gentileza consigo mesmo.
Confira as 5 dicas da especialista para retomar os estudos sem desgaste:
“A primeira semana de volta aos estudos costuma ser um mix de emoções, oscilando entre picos e baixas de energia. Entender que isso é completamente normal vai te ajudar. Recomece devagar e vá recuperando o ritmo de forma gradativa. Essa é uma dica de ouro!”
“Quase todos os aprovados também lidaram com a sensação de não estar rendendo nos primeiros dias. Acolha as suas emoções e não ache que está enlouquecendo. Converse sobre isso com pessoas próximas, sua rede de apoio será essencial nesse momento.”
“Nessa primeira semana, faça uma avaliação minuciosa do seu desempenho até aqui. Em quais conteúdos você ainda erra muito? Eles apontarão precisamente para a direção da sua aprovação. Não é sobre estudar tudo, mas sobre o que mais cai na prova e você ainda não domina.”
“Estudar de forma estratégica é atacar os pontos fracos que serão identificados a partir dos erros cometidos. É isso que aumentará a sua performance.”
“Eu sempre digo aos FOCKERs: pouco com honra é muito melhor do que muito com desespero. Mais importante do que passar horas estudando é ter constância, estratégia e cuidar da sua saúde física e mental.”
Carol Braga é professora e criadora do curso Foco Medicina, além do projeto Comu Vulgar, que traduz conteúdos técnicos de forma prática e acessível, usando linguagem do dia a dia, memes, analogias e exemplos criativos. Reconhecida por sua abordagem inovadora no ensino, Carol já ajudou centenas de estudantes a conquistarem aprovação nos vestibulares mais concorridos do país.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
QUEILA NOEL DE FARIAS
[email protected]