Trilhas de Cultura abre seleção para 40 vagas em São Paulo

Com vagas afirmativas, iniciativa busca ampliar o acesso à cultura e fortalecer territórios periféricos

LARISSA BRITO
25/08/2025 12h27 - Atualizado há 4 horas

Trilhas de Cultura abre seleção para 40 vagas em São Paulo
Banco de imagens
O Instituto Arlequim abre inscrições para 40 vagas de oficineiros no projeto Trilhas de Cultura, realizado em conjunto com a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e Economia Criativa (SMC), viabilizado pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). O projeto visa democratizar o acesso à cultura por meio de apoio educacional para capacitar os artistas a terem acesso com equidade às políticas públicas culturais. As oportunidades contemplam cotas afirmativas para pessoas negras, indígenas, trans e pessoas com deficiência, reforçando o compromisso do projeto com a diversidade e a equidade.

As oportunidades são para oficineiros assistentes e oficineiros embaixadores, para atuar em diversos locais da cidade.


São 22 vagas imediatas e 5 reservas para Oficineiros Assistentes, que serão responsáveis por apoiar os facilitadores dos Laboratórios de Projetos Culturais, dando suporte técnico e logístico aos participantes, organizando materiais, registros e auxiliando nas dinâmicas. O trabalho é temporário por um mês e tem uma bolsa-auxílio no valor de R$ 4.400,00.

Já para os Oficineiros Embaixadores são 18 vagas imediatas e 5 reservas. Eles terão papel de mobilização cultural e comunitária. Serão responsáveis por divulgar os cursos em seus territórios, criar redes de comunicação (presenciais e digitais), engajar coletivos e lideranças locais e ampliar a participação da comunidade nas formações, servindo como ponto de referência do projeto em campo. O trabalho também é temporário por um período de um mês e tem uma bolsa-auxílio no valor de R$ 3.040,00 (período total).

O Trilhas combina cursos, oficinas, rodas de conversa, mentorias e experiências online com o objetivo de ampliar o acesso a editais de fomento e estimular a elaboração de projetos. O foco está em territórios periféricos e em grupos historicamente sub-representados.

“Buscamos pessoas que se identifiquem com o propósito do Trilhas: democratizar o acesso à cultura e fortalecer quem já atua em seus territórios. Os oficineiros são parte fundamental dessa construção coletiva”, afirma Bárbara Guerra, presidente e idealizadora do Instituto Arlequim.

Inscrições

Com essa etapa, o Trilhas de Cultura dá mais um passo para consolidar sua missão: capacitar, reconhecer e potencializar agentes culturais que transformam diariamente os territórios de São Paulo.

Sobre o Instituto Arlequim

Criado durante a pandemia por Bárbara Guerra e Julio César Figueiredo, produtores culturais, o Instituto Arlequim nasceu da vontade de ampliar o acesso à arte e à capacitação cultural. Combinando inovação pedagógica e compromisso com a transformação social, o Instituto acredita no poder da arte e da educação como ferramentas essenciais para abrir novas trilhas, estimular o protagonismo e apoiar escolhas de futuro mais justas e diversas.

Sobre a Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC) de São Paulo, fundada em 1935 como Departamento de Cultura e Recreação, promove a cultura e impulsiona a economia criativa da cidade. Com mais de 90 anos de atuação, valoriza a diversidade cultural, preserva patrimônios e forma profissionais para a indústria criativa. Com uma rede abrangente, a SMC administra 13 Centros Culturais, 7 Teatros Municipais, 20 Casas de Cultura, além da Casa de Cultura Cidade Ademar, que será inaugurada em 2025, 2 museus (sendo o Museu da Cidade de São Paulo - composto de 13 unidades - e o Museu das Culturas Brasileiras em fase de obras), 54 Bibliotecas de Bairro, 15 Pontos de Leitura e 15 Bosques de Leitura, 6 EMIAs (Escolas Municipais de Iniciação Artística) e 3 unidades da Rede Daora - Estúdios Criativos das Juventudes. A SMC ainda atende 104 equipamentos de cultura e CEUs por meio do PIAPI (Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância), PIÁ (Programa de Iniciação Artística) e Programa Vocacional.

Atendimento à Imprensa
Giusti Comunicação
[email protected]

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LARISSA BRITO MIGUEL
[email protected]


Notícias Relacionadas »