Um levantamento inédito revela quais foram as 15 marcas brasileiras mais mencionadas por influenciadores do país no último ano. O estudo, realizado pelo HypeAuditor, mapeou todas as menções (orgânicas e patrocinadas) feitas por milhares de criadores de conteúdo entre julho de 2024 e julho de 2025 na rede social Instagram.
A análise reúne dados como as marcas com maior volume de menções (em número de posts), a quantidade de influenciadores únicos que citaram cada marca, o total de interações dos usuários –somando curtidas e comentários - e a estimativa de equivalência publicitária gerada por essas menções.
O Top 15 do HypeAuditor revela um predomínio dos segmentos de beleza e cosméticos (6 marcas), varejo de moda e vestuário (4 marcas) e plataformas de e-commerce multissetorial (2 marcas) O material oferece um panorama valioso sobre a presença de marca no ecossistema de influência no Brasil — e sobre como os influenciadores ajudam a consolidar e manter a relevância e a reputação de determinadas marcas na percepção do consumidor.
INTELIGÊNCIA DE DADOS
O HypeAuditor é uma plataforma de análises e gerenciamento de marketing de influência, que atua em todas as etapas para otimizar campanhas digitais, passando pela descoberta de criadores, gerenciamento de campanhas e analises e relatórios para marcas e agências em todo o mundo. Com um dos sistemas mais avançados do mercado para a detecção de fraudes, a partir do uso de IA e machine learning para detectar padrões de comportamento, a plataforma também dispõe de uma base de mais de 200 milhões de influenciadores nas maiores redes sociais, incluindo Instagram, TikTok, X, YouTube e Twitch.
DESTAQUES DO RANKING
Entre os destaques do estudo, a Growth Supplements lidera com folga o ranking de menções, com mais de 47 mil posts, feitos por cerca de 7,9 mil influenciadores. Além do volume, chama atenção o alto engajamento: foram mais de 297 milhões de curtidas e 4,2 milhões de comentários. Os números revelam como marcas do setor de saúde e bem-estar têm encontrado espaço para crescer com estratégias de influência digital.
A Shein Brasil, em segundo lugar, também impressiona ao reunir o maior número de influenciadores (cerca de 8,8 mil) e manter um engajamento robusto, com cerca de 2,9 milhões de comentários e mais de 102 milhões de curtidas. Já a Netflix Brasil na quarta posição mostra que marcas de entretenimento também sabem usar o poder da influência: mesmo com menos menções do que as líderes, a marca se destaca pelo engajamento acima de 1,2 milhão de comentários, reflexo da conexão emocional com o público.
O setor de beleza e cosméticos também se destaca no Top 15, com marcas como Vòlia Cosméticos, O Boticário, Mundial Impala e Natura. A recorrência dessas empresas reforça o papel dos criadores de conteúdo como catalisadores de tendências de consumo no segmento de autocuidado.
Já no varejo e moda, marcas como Adidas Brasil, Renner e a própria Shein demonstram uma atuação consistente. A estratégia parece ser o investimento em parcerias duradouras com influenciadores, promovendo múltiplos conteúdos ao longo do tempo, o que contribui para reforçar a lembrança de marca e gerar um impacto publicitário acumulado relevante.
“Além de oferecer um panorama das marcas mais mencionadas, o estudo revela que a consistência e a escolha estratégica de influenciadores têm mais peso do que simplesmente apostar em grandes volumes de campanhas pontuais. Criadores com histórico de boa performance e alinhamento com os valores da marca são priorizados para colaborações recorrentes, aumentando a eficiência da comunicação.”, afirma Maria Marques, Gerente de Marketing para a América Latina do HypeAuditor.
Top 15 das marcas brasileiras mais mencionadas por influenciadores no Instagram (Clique aqui para acessar todos os dados do ranking do HypeAuditor)
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
PATRICIA SERENO ZYLBERMAN
[email protected]