São José dos Campos terá representação na etapa estadual da VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), que acontece nesta terça (19) e quarta-feira (20), em São Paulo. A estudante Yasmin de Souza Oliveira, 14 anos, foi escolhida delegada da Escola Estadual Professora Édera Irene Pereira de Oliveira Cardoso, localizada no bairro São Judas Tadeu, zona sudeste da cidade, para participar do encontro que reúne jovens de todo o estado em torno do tema “Vamos Transformar o Brasil com Educação e Justiça Climática”.
A conferência é uma iniciativa do governo federal, organizada em parceria entre o MEC, o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e o Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental. A etapa estadual em São Paulo conta ainda com a organização da SEDUC-SP e da Comissão Organizadora Estadual. O processo integra o país às discussões preparatórias para a COP30 (Conferência do Clima), em Belém (PA), em 2025.
Jovem liderança ambiental
Atuante em projetos escolares e no Ponto de Cultura Espaço Balaioo, Yasmin é autora do podcast “Combatendo as Mudanças Climáticas”, disponível no Spotify, criado em parceria com a colega Thaynara Fernanda dos Santos. O conteúdo aborda os impactos socioambientais das alterações climáticas na rotina escolar de estudantes da região, especialmente dos bairros São Judas Tadeu e Residencial Pinheirinho dos Palmares.
Entre as reflexões propostas pelo projeto, estão os efeitos de chuvas intensas e ondas de calor na evasão escolar, tema desenvolvido a partir de pesquisas locais, medições meteorológicas realizadas na própria escola e levantamento de dados bibliográficos.
“Gostei muito dos primeiros debates sobre meio ambiente realizados na escola e percebi que poderíamos ir além, trazendo dados da comunidade para pensar soluções reais. Hoje conseguimos mapear os impactos das chuvas e do calor no dia a dia escolar e refletir em conjunto sobre alternativas de transformação”, afirma Yasmin.
Reconhecimento
Em 2024, Yasmin já havia conquistado a medalha de prata na Olimpíada do Oceano (etapa regional), com um trabalho que destacava mulheres cientistas e suas contribuições para a ciência do mar. Agora, sua eleição como delegada escolar amplia a visibilidade de seu engajamento em prol da sustentabilidade e da educação ambiental crítica.
“Na escola temos um método de medição de chuvas e mapeamento do entorno. Isso nos permite compreender as dificuldades enfrentadas pelos alunos em dias críticos. É um primeiro passo para pensar em soluções conjuntas”, explica a jovem, que já planeja novas ações locais, como uma feira de trocas com a comunidade escolar.
Sobre a CNIJMA - A Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente é voltada à valorização da cidadania ambiental nas escolas e comunidades, estimulando o protagonismo jovem na construção de soluções locais frente às mudanças climáticas. Sua etapa nacional acontece de 06 a 10 de outubro de 2025, em Brasília, reunindo estudantes selecionados em todo o país.
Sobre o Espaço Balaioo - O Ponto de Cultura Espaço Balaioo, localizado no bairro São Judas Tadeu, é um espaço cultural, artístico e esportivo independente, gerido por artistas e produtores culturais voluntários. Sua missão é incentivar a pluralidade criativa e promover bem-estar, inclusão e formação cidadã, atuando diretamente nas demandas sociais e culturais da comunidade.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JESSICA APARECIDA DE SOUZA
[email protected]