A busca pela construção de políticas públicas voltadas aos povos de matriz africana, comunidades de terreiro, quilombos, tsaras, povos originários e demais comunidades tradicionais, vem movimentando o Movimento Encruza e Travessia Ancestral (META), que promove nesta segunda, 18 de agosto, às 18h, o segundo encontro do movimento, na sede do Reduto de Maria, em Guaratiba.
A audiência pública visa abrir as portas do espaço para que autoridades e legisladores possam se conectar com líderes da Zona Oeste, região conhecida como “Grande África” por, junto com a Baixada Fluminense, abrigar a maior concentração de instituições de matriz africana e de povos originários do estado.
“Trata-se de um patrimônio vivo de fé, cultura e ancestralidade que reivindica reconhecimento, proteção e investimentos públicos. Nós precisamos aprofundar o diálogo para a construção de políticas públicas que verdadeiramente atendam todas essas comunidades e, algumas vezes, sentimos que não há interesse por essa aproximação, exceto quando estamos em período eleitoral. Por outro lado, o movimento vem crescendo e isso é muito positivo porque mostra que essas lideranças estão se unindo para discutir as necessidades e direitos do povo de santo”, diz Mãe Manu de Oxum.
Lançado em julho, o META atua por políticas públicas em todo o estado do Rio de Janeiro. Para este segundo encontro, já estão confirmadas 250 terreiros e lideranças, além da presença de representantes da Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (DECRADI), Guarda Municipal do Rio de Janeiro – GM Sem Preconceito e Coordenadoria da Diversidade Religiosa da Prefeitura do Rio. O Deputado Estadual Átila Nunes e a Vereadora Thais Ferreira (PSOL), também estarão presentes.
“Nosso objetivo é que sejamos ouvidos por todos aqueles que tenham interesse real em defender esses territórios, comunidades e o legado ancestral que os povos originários e de matriz africana. A audiência pública foi articulada pela Defensoria Pública do Estado, a partir das pautas apresentadas pelo próprio povo de santo, para criar canais diretos de diálogo com as autoridades, é isso que queremos”, diz Mãe Manu.
Interessados em participar da audiência pública podem confirmar presença no instragram do META (https://www.instagram.com/meta.encruzaetravessia/). A entrada é gratuita. O Reduto de Maria fica na Rua Floresta do Sul, nº 16, Praia da Brisa, Guaratiba,
Serviço
Data: 18 de agosto de 2025
Hora: 18h
Local: Reduto de Maria – Rua Floresta do Sul, 16, Praia da Brisa, Guaratiba
Entrada: gratuita
Alimentação afetiva e solidária será oferecida aos participantes
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Mirella Araújo Nogueira Rebeque Pereira
[email protected]