Maioria Histórica dos Americanos Considera Imigração “Boa para o País”

Para a advogada de imigração Ingrid Domingues McConville, que atua há décadas na defesa de imigrantes, “os Estados Unidos sempre acolheram os imigrantes

SAMANTHA DI KHALI
18/08/2025 12h20 - Atualizado há 3 horas

Maioria Histórica dos Americanos Considera Imigração “Boa para o País”
Divulgação

Uma recente pesquisa Gallup revela que a percepção dos americanos sobre a imigração mudou de forma significativa no último ano, atingindo um recorde histórico. Cerca de 8 em cada 10 adultos (79%) afirmam que a imigração é “uma coisa boa” para os Estados Unidos atualmente — um aumento expressivo em relação aos 64% registrados no ano anterior e o ponto mais alto em quase 25 anos de acompanhamento. Em contrapartida, apenas cerca de 20% consideram a imigração negativa, número que representa uma queda importante frente aos 32% do ano passado.

A mudança de opinião não ocorreu apenas entre democratas, que historicamente mantêm uma visão bastante positiva da imigração, mas também entre republicanos e independentes. Aproximadamente dois terços dos republicanos hoje afirmam que os imigrantes são benéficos para o país, contra apenas 39% no ano passado. Entre independentes, o salto foi de cerca de dois terços para 80% de aprovação. Esse movimento reflete, em parte, o impacto de políticas de aplicação mais rigorosa das leis migratórias durante o governo Trump, mas também indica um crescimento no reconhecimento dos benefícios econômicos e sociais trazidos pelos imigrantes.

Outro dado relevante é que o percentual de americanos que defendem a redução dos níveis de imigração caiu de 55% para 30%. Atualmente, cerca de 40% acreditam que o nível deve ser mantido como está, enquanto apenas 26% defendem um aumento. Além disso, a maioria dos americanos apoia permitir que imigrantes que vivem ilegalmente no país possam obter a cidadania, desde que cumpram determinados requisitos. Entre os republicanos, esse apoio subiu de 46% para cerca de 60% em um ano, consolidando um consenso crescente entre todos os grupos políticos.

Para a advogada de imigração Ingrid Domingues McConville, que atua há décadas na defesa de imigrantes, “os Estados Unidos sempre acolheram os imigrantes com dignidade e respeito, especialmente aqueles que legalmente buscam uma vida mais digna e cheia de oportunidades no país”. Ela observa que, apesar das significativas deportações ocorridas durante o governo Trump, “há espaço para surpresas positivas no futuro, com possíveis medidas voltadas à regularização de trabalhadores imigrantes honestos e comprometidos com o desenvolvimento da nação”.

Esses dados reforçam uma tendência mais ampla: a opinião pública americana é hoje muito mais receptiva à imigração do que há décadas. Com a economia global em transformação e a demanda por mão de obra qualificada crescendo, a valorização do papel dos imigrantes no tecido social e econômico dos Estados Unidos tende a se consolidar ainda mais nos próximos anos.

Acompanhe a Dra. Ingrid Domingues McConville e saiba mais sobre vistos e imigração.

 


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Samantha di Khali Comunica
[email protected]


Notícias Relacionadas »