A tecnologia tem desempenhado um papel cada vez mais relevante na promoção da acessibilidade, tanto no ambiente digital quanto físico. Com o avanço de soluções como inteligência artificial, automação, comandos por voz e Internet das Coisas, o acesso a serviços, produtos e ambientes tem se tornado cada vez mais simples e inclusivo para pessoas com diferentes tipos de deficiência.
Segundo Rudnei Rocha, CIO da SIS Innov & Tech, empresa especializada em soluções de inovação e transformação digital, iniciativas de acessibilidade precisam estar no centro do desenvolvimento tecnológico desde o início. “Hoje, já é possível integrar leitores de tela, interfaces adaptativas, legendas automáticas e ambientes controlados por dispositivos móveis, facilitando desde o uso de plataformas digitais até a mobilidade em espaços físicos inteligentes. A tecnologia está abrindo portas, em todos os sentidos, para garantir mais autonomia, participação e qualidade de vida às pessoas com deficiência”, afirma Rocha.
Apesar dos avanços, muitos desafios ainda precisam ser superados, como a falta de preparo técnico, a exclusão da acessibilidade nos primeiros estágios dos projetos e a visão limitada que muitas empresas ainda têm sobre o tema. “Promover a inclusão exige mais do que recursos, sendo fundamental ter mais empatia, escuta ativa dos usuários reais e o compromisso de equipes multidisciplinares”, pondera o executivo.
Com a evolução da IA, da computação contextual e até de interfaces neurais, será possível ter cada vez mais soluções inteligentes e adaptáveis, que se moldam às necessidades de cada pessoa. Não é só tecnologia, é um novo paradigma de relacionamento entre pessoas e sistemas, para que a acessibilidade deixe de ser apenas um recurso e passe a ser algo fluído, invisível, intuitivo.
“Cada produto acessível é uma ponte que se constrói, não é apenas uma pauta técnica ou de design. É uma decisão ética. Cada produto acessível criado é uma ponte construída. É mais uma pessoa que pode estudar, trabalhar, se locomover, se expressar. Para ter um futuro mais inclusivo, precisamos construir um presente cada vez mais diverso e verdadeiramente humano”, encerra Rocha, CIO da SIS Innov & Tech.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
BRUNA LAIS PEREIRA
[email protected]