Com alta incidência de infrações e exigências legais, caminhoneiros contam com soluções digitais para regularizar veículos

Levantamento revela comportamentos nas estradas e reforça a importância da regularização

Carolina Palhares
15/08/2025 18h17 - Atualizado há 15 horas

Com alta incidência de infrações e exigências legais, caminhoneiros contam com soluções digitais para
freepik

Com mais de 3,5 milhões de caminhões circulando pelas rodovias brasileiras, de acordo com a Senatran, a regularização da documentação veicular torna-se um ponto de atenção para evitar prejuízos financeiros e garantir a circulação legal dos veículos.  

Um levantamento realizado pela Cobli, empresa de tecnologia para gestão de frotas, revelou que o excesso de velocidade ainda é uma preocupação relevante no setor. Utilizando uma métrica que classifica o comportamento dos condutores, o estudo apontou que o estado do Mato Grosso lidera o ranking de imprudência, como excesso de velocidade, seguido por Tocantins e Rondônia. O monitoramento considerou veículos leves e pesados, com destaque para caminhões de carga, durante o primeiro semestre de 2024. 

Nesse contexto, empresas que oferecem suporte digital para caminhoneiros têm ganhado destaque. A Zapay, fintech que tem como propósito facilitar a vida dos proprietários de veículos, preparou um checklist para ajudar os motoristas a manter a documentação do veículo regularizada.  

  • Documentações necessárias que os caminhoneiros precisam ter em mãos  

É essencial portar documentos de identificação como RG, CPF ou CNH, comprovante de residência atualizado, CRLV do ano anterior e os comprovantes de pagamento do IPVA, seguro DPVAT (quando vigente) e multas. Conduzir um veículo com o CRLV vencido é uma infração gravíssima, sujeita à multa de R$ 293,47, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e retenção do veículo.  

  • Pagamentos que são obrigatórios  

Efetuar o pagamento do licenciamento veicular dentro do prazo é fundamental para garantir a regularidade do veículo e evitar multas, pontos na CNH e até a retenção do automóvel. Pensando em facilitar esse processo, a Zapay oferece a opção de parcelamento do licenciamento em até 12 vezes no cartão de crédito.  

 

  • Vistorias que são necessárias  

Em alguns estados, a vistoria é exigida especialmente para caminhões com mais tempo de uso. São verificados itens como pneus, freios, iluminação, emissão de poluentes e suspensão. Realizar uma manutenção preventiva pode evitar reprovações e atrasos no processo de licenciamento.  

  • Usar canais digitais para facilitar o processo  

A Zapay também disponibiliza um canal de atendimento automatizado pelo WhatsApp, que possibilita aos motoristas consultar débitos como IPVA, licenciamento e multas de forma prática. Ao informar os dados do veículo, o usuário tem acesso às pendências e pode realizar os pagamentos também com a opção de parcelamento em até 12 vezes.  

Sobre a Zapay     

Fundada em 2017, a Zapay é uma startup que tem como propósito facilitar a vida dos proprietários de veículos. Com 106 milhões de consultas realizadas em seu aplicativo e site, é uma empresa credenciada junto à Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN) e a única que opera em todos os Detrans do Brasil. A Zapay oferece consulta e o pagamento de débitos de veículos com segurança em todo o território nacional. Ao todo, já foram 3 milhões de veículos regularizados e 4,2 milhões de downloads gratuitos do app. Sua solução permite que motoristas de carros, motos e caminhões consultem e paguem IPVA, licenciamento e multas no Pix ou no cartão de crédito, em até 12X. Em março de 2024, passou a fazer parte do Sem Parar, ecossistema de mobilidade com foco em veículos do grupo norte-americano Corpay. Juntas, as empresas planejam criar o maior hub de soluções para automóveis no país.     


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CAROLINA PALHARES
[email protected]


FONTE: GOLIN
Notícias Relacionadas »