Conheça 5 soluções para fomentar a cultura data-driven dentro das companhias brasileiras

Apesar da importância da inteligência de dados para as empresas, muitas ainda têm dificuldade de traduzir informações em decisões

ISABELA LUZ
14/08/2025 14h22 - Atualizado há 9 horas

Conheça 5 soluções para fomentar a cultura data-driven dentro das companhias brasileiras
Foto de charlesdeluvio/ Unsplash
Segundo o estudo Data Trends 2024, 59% dos executivos destacam que as companhias em que trabalham possuem cultura data-driven, enquanto 71% acessam e utilizam dados internos todos os dias. Ainda assim, apesar do uso frequente, apenas 28% destes garantem que possuem facilidade em trabalhar com essas informações, e mais da metade indicam que a administração delas não é fácil. 


Assim, apesar da dependência crescente de inteligência de dados para a tomada de decisões, muitas companhias ainda precisam encontrar soluções capazes de facilitar esse tratamento. Pensando nisso, listamos 5 soluções para empresas que desejam aproveitar mais dessa tendência.
 

Plataforma integrada para melhorar a tomada de decisões

Para a cultura data-driven e a tomada de decisões assertivas, a velocidade é muito importante. Além disso, como as condições e as informações estão sempre mudando, são necessárias soluções que permitam não só a realização de simulações para atribuir um novo produto na operação, como também para gerar insights adquiridos em tempo real. Por conta disso, a Quod, datatech que transforma dados em inteligência para tomada de decisões, possui o Quod Studio, uma plataforma digital que integra todos os produtos e serviços da empresa em um ambiente seguro. A solução permite customizações e análises online, integrando ferramentas e processos de coleta, armazenamento, processamento e distribuição de inteligência artificial e dados, trazendo visibilidade de métricas e performance para o mercado financeiro.
 

Transformação digital e compliance empresarial a favor dos dados

A SoftExpert, referência global em soluções para a excelência na gestão e conformidade empresarial, oferece uma plataforma integrada que une gestão de dados, processos e riscos em um só lugar. Com ferramentas que automatizam fluxos, organizam informações estratégicas e proporcionam análises avançadas, a empresa permite que as organizações tornem seus dados mais acessíveis e utilizáveis. Isso não só facilita a tomada de decisão baseada em evidências, como também promove maior alinhamento entre áreas e conformidade com regulamentações, reduzindo gargalos operacionais e riscos de erro humano.
 

Integração de dados para eficiência logística

Já a nstech, maior plataforma de tecnologia para supply chain da América Latina, potencializa a logística enquanto vantagem competitiva nas empresas ao integrar soluções de ponta para gestão de transporte, armazenagem, rastreamento e visibilidade de ponta a ponta. Ao centralizar dados críticos da cadeia de suprimentos em tempo real e utilizar inteligência artificial para gerar insights, a companhia apoia embarcadores, operadores e transportadoras na tomada de decisões mais rápidas e assertivas. Dessa forma, a nstech transforma dados complexos em vantagem competitiva, ajudando empresas a superar desafios logísticos e a elevar o nível de serviço ao cliente.

Conteúdo estratégico como pilar da cultura data-driven

No ambiente B2B, a inteligência de dados vai além da análise interna e se torna essencial para orientar estratégias de conteúdo e relacionamento com o mercado. De olho nessa demanda, a Pine, holding especializada em comunicação corporativa, lançou a Pine On — primeira agência focada exclusivamente em conteúdo para serviços profissionais e empresas B2B. Integrada à Pine PR, referência em PR para negócios inovadores, a Pine On aposta na combinação de dados e conteúdo estratégico para apoiar empresas na construção de autoridade, geração de demanda e conexão com decisores, reforçando o papel do conteúdo como ativo indispensável em culturas data-driven e na jornada de vendas complexas.

Democratização do uso de dados com apoio de IA

Um dos principais desafios para fomentar a cultura data-driven é garantir que os dados estejam acessíveis, organizados e prontos para apoiar decisões no dia a dia. A  Nekt, plataforma de dados e IA que simplifica o acesso e uso dessas informações para empresas em crescimento, atua diretamente nesse quesito: a democratização dos dados além das áreas técnicas. A plataforma unifica informações  de diferentes fontes e os transforma em uma base confiável, pronta para alimentar análises, dashboards e até fluxos com inteligência artificial. Isso permite que as equipes tomem decisões assertivas e baseadas em dados, e que a própria IA possa ser usada de forma mais estratégica, acelerando tarefas e gerando insights em tempo real. Para a Nekt, ser data-driven não é só ter ferramentas, é criar uma cultura onde dados são parte natural das ações de  todos os dias. 
 
 
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ISABELA MUNHOZ DA LUZ
[email protected]


Notícias Relacionadas »