Como proteger sua marca no ambiente digital e blindar sua identidade em um mercado cada vez mais competitivo

Com a AI no dia a dia dos cidadãos, empresas, negócios, e comércio, veja dicas de como proteger a sua marca nos meios digitais

Promenade Comunicação
14/08/2025 14h54 - Atualizado há 5 horas

Como proteger sua marca no ambiente digital e blindar sua identidade em um mercado cada vez mais competitivo
Freepik

Com o crescimento exponencial do ambiente digital, novos negócios nascem na internet todos os dias. Marcas que surgem nas redes sociais, em marketplaces ou e-commerces precisam, mais do que nunca, proteger sua identidade desde o início. E quanto mais formas de se diferenciar e blindar sua marca, melhor.

Uma das principais estratégias é o registro de marca, que garante a exclusividade de uso e impede que terceiros usem nomes ou elementos semelhantes.

A Dra. Vanessa Albuquerque, CEO da Cone Sul Marcas e Patentes, alerta: “Antes de investir em identidade visual, comunicação ou redes sociais, o ideal é fazer uma pesquisa de anterioridade e iniciar o processo de registro. Isso evita prejuízos, mudanças forçadas de nome e até processos judiciais. O registro é um investimento estratégico, não um gasto.”

De acordo com o INPI, em 2024, foram 166.063 marcas registradas no Brasil, com um total de 444.037 pedidos de registro de marca recebidos pelo INPI. Este número representa um aumento significativo em relação ao ano anterior, porém, as concessões de registro apresentaram quedas em diversas categorias, incluindo marcas, com uma redução de -21,3%.

Mas como, na prática, o novo empreendedor pode proteger sua marca no digital? A Cone Sul Marcas e Patentes indica 3 dicas fundamentais para blindar a identidade da sua empresa no ambiente online:

 

1 - Registre sua marca o quanto antes

Antes de investir em branding, anúncios, domínio e redes sociais, faça uma busca de anterioridade e verifique se o possível nome pode ser protegido. Posteriormente, uma vez a marca finalizada, registre junto ao INPI. O registro garante exclusividade de uso em todo o território nacional e evita surpresas desagradáveis no futuro.

 

2 - Proteja seus ativos digitais (nomes, slogans, produtos e identidade visual)

Se a sua comunicação usa expressões próprias, nomes criativos ou tem um logotipo característico, avalie a viabilidade de registrá-los também. Esses elementos constroem sua identidade e podem ser explorados por terceiros se não estiverem protegidos.

 

3 - Fique atento ao uso de marcas semelhantes no seu nicho

Um erro comum é achar que uma marca diferente apenas no visual ou em um setor ligeiramente distinto está segura. É importante o acompanhamento de um escritório especializado para monitorar pedidos de marcas semelhantes e garantir que não haja conflito ou violação de direitos.

 

Além disso, há também cuidados essenciais para o dia a dia no mercado digital:

1 - Verifique se o domínio (.com, .com.br) está disponível antes de definir o nome do negócio.

2 - Garanta a disponibilidade da @ nas redes sociais para manter uma identidade unificada.

3 - Evite nomes descritivos ou genéricos demais, pois são mais difíceis de proteger legalmente.

4 - Reforce a identidade visual com elementos únicos e consistentes.

5 - Ao lançar novos produtos, campanhas ou projetos, pense na proteção desde a concepção.

 

Com esses cuidados, o novo empreendedor digital tem mais chances de crescer de forma sólida, protegida e com diferenciais competitivos que podem ser legalmente defendidos. O ambiente online é veloz e dinâmico — e por isso mesmo, pensar na blindagem da marca desde o primeiro passo é uma estratégia inteligente e necessária.


Sobre a Cone Sul Marcas e Patentes

A Cone Sul Marcas e Patentes tem mais de 30 anos de atuação no mercado. Fundada pela Dra. Maria Isabel Montañés tendo hoje como sócia a Dra. Vanessa Albuquerque que possui também como braço jurídico a Montañés Albuquerque Advogados, ambas criadas para oferecer uma assessoria além do óbvio. A Cone Sul tem como objetivo proteger grandes ideias e ajudar a blindar sua marca contra riscos inerentes a cada negócio.

Para mais informações: https://www.conesul.com.br 

 

Sobre a Dra. Vanessa Albuquerque

Conciliadora nomeada do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Pós-Graduada em Direito e Processo do Trabalho. Associada ao IBDFAM (Instituto Brasileiro de Direito da Família). Sócia e Diretora de Novos Negócios da Cone Sul Marcas e Patentes, Tem expertise em Gestão de atendimento ao cliente e Avaliação de procedimentos internos e administrativos e jurídicos perante o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Gestora de marcas e agente de propriedade industrial. É também sócia da Montañés Albuquerque Advogados, escritório com foco em direito empresarial e Propriedade Intelectual.  É ex-diretora de Sustentabilidade e Empreendedorismo Feminino no projeto "Digital por Elas" da AnaMid (Associação Nacional do Mercado e Indústria Digital) de 2023 a atual e membro do Conselho Fiscal da AnaMid.


LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/vanessa-albuquerque-1656b728/

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Keise Tiffany Astolpho
[email protected]


Notícias Relacionadas »