A Maratona de Inovação “Arte de Inovar” transformou Valinhos (SP) em um laboratório de criatividade sustentável. O evento, realizado nos dias 4 e 5 de agosto na Escola Estadual Cyro de Barros Rezende, premiou seis propostas entre 12 ideias apresentadas, todas inspiradas na arte e na cultura, com o objetivo de revolucionar a relação entre sociedade e meio ambiente. Realizada pela Loa Produções Culturais e Ministério da Cultura com o patrocínio da Siemens Energy, por meio da Fundação Siemens, ao todo, 457 pessoas participaram das dinâmicas envolvendo apresentações teatrais e oficinas criativas de inovação.
O espetáculo teatral Água à Vista, da Cia de Teatro Parafernália, inspirou as soluções apresentadas. “A arte provoca o pensamento criativo necessário para inovar. Tivemos ideias que se destacaram pelo uso da tecnologia e pelo apelo à conscientização ambiental”, afirmou Andréia Nunes, coordenadora geral da Loa Produções Culturais.
Na primeira sessão, o primeiro lugar foi para CashBack Premiações, uma proposta de jogo que incentiva a reciclagem com recompensas feitas de materiais reaproveitados. Em segundo, Mundo Azul de Novo propôs desafios com empresas para combater a poluição global. O terceiro lugar ficou com Preparando o Futuro, plataforma de vídeos educativos sobre economia de água.
Na segunda sessão, a vitória foi de IoA - Inovação do Objetivo da Água, que premia o consumo consciente de água e energia em residências e empresas. Em segundo, RCPM (Reciclagem Contra a Poluição dos Mares) incentivou a limpeza de praias com recompensas sustentáveis. Já Tecnologic Clean levou o terceiro lugar com uma proposta de sistema global de incentivo à reciclagem.
“Vimos soluções criativas sobre água, florestas, conscientização e tecnologia. De aplicativos como o Super Água e o SCT a propostas como World of Water e PokeLixo, que usam IA e jogos para engajar a comunidade”, destacou Wellington Sacheti, coordenador de inovação e facilitador das oficinas.
Todos os participantes receberam certificados, kits educativos com conteúdo sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e as Habilidades do Futuro, além da vivência de trabalhar em equipe, com foco em empatia, inovação, pensamento crítico, economia criativa, impacto social e entre outros.
Para Natalino Gatti, diretor do Departamento de Apoio e Desenvolvimento Escolar de Valinhos, “foi um trabalho incrível para os alunos. Eles ampliaram a consciência, interagiram e mostraram responsabilidade. Esse evento precisa chegar a mais cidades”, afirmou.
Ariane Costa, idealizadora da Women in Business, acrescentou: “é uma iniciativa que ajuda a expandir a mente. A inovação pode começar em casa e chegar ao mundo. Todas as escolas deveriam ter”.
A edição de Valinhos integra um circuito estadual que deve impactar mais de 1.800 jovens em cinco cidades paulistas até o fim de 2025. No ano passado, a Maratona de Inovação gerou 280 soluções, passando por 13 cidades de cinco estados e envolvendo mais de 5.800 participantes.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Mais informações e parcerias
Empresas, escolas e instituições interessadas em apoiar ou receber o projeto podem entrar em contato pelo e-mail: [email protected]
|
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
RICARDO BENTO GONCALVES
[email protected]