Agosto/2025 – Com a crescente adoção da energia solar no Brasil, uma dúvida frequente entre consumidores é se é possível transferir os painéis solares instalados de um imóvel para outro. A Latin America Solar (LAS), empresa especializada em soluções de energia solar, esclarece que, embora tecnicamente seja possível, a transferência exige planejamento e alguns cuidados específicos.
De acordo com a equipe LAS, “a remoção e reinstalação dos painéis demandam um processo técnico que deve ser realizado por profissionais capacitados para garantir a integridade dos equipamentos e o desempenho esperado”. A equipe alerta que desmontar o sistema sem o conhecimento adequado pode causar danos irreversíveis aos módulos e componentes.
Outro ponto importante é a necessidade de adequação do novo imóvel para receber o sistema solar. “Nem todo imóvel possui as mesmas condições ideais de insolação, estrutura e orientação, o que pode influenciar diretamente na eficiência do sistema após a transferência”, explica a equipe.
A legislação brasileira estabelece regras claras para o registro e a operação dos sistemas de energia solar perante as concessionárias de energia elétrica.
Segundo a equipe LAS, “o sistema fotovoltaico está vinculado ao endereço onde foi instalado e cadastrado na concessionária, o que significa que, ao transferir os painéis para outro imóvel, é necessário realizar um novo parecer de acesso e, possivelmente, um novo contrato para o uso da geração distribuída”.
Além disso, “a Resolução Normativa nº 482/2012 e suas atualizações da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) regulam o sistema de compensação de energia, mas não prevêem a transferência automática de sistemas entre imóveis”, alertam os especialistas. Portanto, a transferência depende de nova análise técnica e documental para atender às normas vigentes.
A equipe reforça que “é fundamental manter a comunicação com a concessionária para evitar problemas legais e garantir que o cliente continue usufruindo dos créditos de energia gerados pelo sistema”.
Em muitos casos, pode ser mais vantajoso realizar uma nova instalação no imóvel de destino, considerando os custos de desmontagem, transporte, reinstalação e possíveis ajustes no sistema.
Para quem está pensando em mudar de casa, a equipe LAS recomenda uma avaliação técnica prévia para analisar as condições do novo imóvel e planejar a melhor solução.
Fundada em Ribeirão Preto, a Latin America Solar (LAS) surgiu da visão de pioneiros com mais de 40 anos de experiência em energia verde.
Desde o início, a empresa tem como foco a inovação em energias renováveis e eficiência energética, estando comprometida em liderar a transformação para um futuro mais sustentável.
A LAS acredita que o desenvolvimento sustentável é essencial para um futuro melhor. Por isso, atua de forma contínua para promover o equilíbrio entre o progresso social, a preservação ambiental e o crescimento econômico.
Cada projeto realizado representa um avanço em direção a um mundo onde a qualidade de vida e o respeito pelo planeta caminham lado a lado.
Com essa abordagem, a LAS estabelece uma parceria com cada cliente na construção de um legado promissor para o planeta.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
FABRÍCIO SANTANA VALADÃO
[email protected]