Empresa de aviação anuncia parceria para trazer aeronaves elétricas para o Brasil

Líder Aviação será representante exclusiva da Beta Technologies para eVTOLs e eCTOLs, com foco em mobilidade aérea sustentável

FOCAL3 COMUNICAçãO
05/08/2025 11h27 - Atualizado há 3 horas

Empresa de aviação anuncia parceria para trazer aeronaves elétricas para o Brasil
Líder Aviação/Beta Technologies

A empresa brasileira de transporte aéreo executivo Líder Aviação anuncia sua entrada oficial no segmento de aeronaves elétricas com a assinatura de uma parceria estratégica com a norte-americana Beta Technologies, referência global no desenvolvimento de aeronaves sustentáveis.

O acordo posiciona a Líder como representante de vendas exclusiva da Beta no Brasil, além de centro de serviços autorizado para os modelos da fabricante. A parceria também confirma a aquisição de três aeronaves e uma encomenda de mais 50 opções de compra para sua frota própria. 

A entrada no segmento reforça o compromisso com inovação e sustentabilidade, pilares estratégicos da companhia nos últimos anos. “A aviação elétrica veio para ficar. Acreditamos que esse movimento vai transformar o acesso à mobilidade aérea e tornar o setor mais eficiente, seguro e ambientalmente responsável”, explica Júnia Hermont, CEO da Líder Aviação.

O acordo deve inaugurar uma nova era na aviação executiva nacional, com foco em soluções de transporte mais limpas, silenciosas e acessíveis. “Depois de anos estudando o mercado de aeronaves elétricas, optamos por uma parceria com a Beta pela robustez da tecnologia, pela maturidade do projeto e pelo alinhamento com nossa visão de futuro. É um marco para a aviação no Brasil”, afirma Júnia.

A Líder irá comercializar dois modelos da Beta: o CX300 (eCTOL), aeronave totalmente elétrica de decolagem e pouso convencionais, e o ALIA 250 (eVTOL), aeronave elétrica de decolagem e pouso verticais. Os modelos estão em fase final de desenvolvimento e certificação junto à FAA, e com a ANAC acompanhando o processo no Brasil. A entrega das primeiras unidades está prevista após a homologação internacional.

Entre os diferenciais do ALIA 250 está o design com quatro rotores verticais independentes e uma hélice horizontal evitando o sistema tilt-rotor, considerado mais complexo e menos eficiente. A aeronave também oferece zero emissão de carbono, por ser 100% elétrico, sistema de carregamento rápido e portátil compatível com a infraestrutura elétrica já existente em aeroportos brasileiros e cockpit com dois assentos, facilitando treinamentos e operação inicial com pilotos.

A operação inicial está em fase de estudo, mas contempla diversas aplicações possíveis: voos shuttle entre aeroportos, rotas urbanas e regionais, transporte aeromédico, entrega de cargas e voos corporativos sob demanda. “O eVTOL é complementar à frota de helicópteros e aviões convencionais. Ele abre novas rotas, com menor custo operacional e menor impacto ambiental, especialmente em áreas urbanas”, explica Anderson Markiewicz, diretor de Vendas da Líder Aviação. A parceria também prevê treinamento de pilotos e equipes técnicas, inicialmente fora do país, com transferência posterior para o Brasil.


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CARLOS ALBERTO GIL DE SOUZA
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