Mallet será sede do 31º Festival Nacional de Danças Ucranianas em novembro

Evento reunirá grupos folclóricos de diversas regiões do Brasil, Paraguai e Argentina, celebrando a cultura ucraniana com apresentações, resgate histórico e integração comunitária

FABIANA LIMA
04/08/2025 15h03 - Atualizado há 6 horas

Mallet será sede do 31º Festival Nacional de Danças Ucranianas em novembro
Foto Arquivo _ Divulgação Festival Nacional de Danças Ucranianas

 
Marco inicial da imigração ucraniana no Brasil, o município de Mallet/PR vai sediar de 20 a 23 de novembro de 2025, o 31º Festival Nacional de Danças Ucranianas (FNDUA), o maior evento da cultura ucraniana no Brasil. Realizado pelo Folclore Ucraniano Spomen, o festival contará com a participação de 27 grupos folclóricos, cerca de 750 artistas, e expectativa de público superior a 15 mil pessoas durante os quatro dias de programação.

 
Com o tema “É Hora de Voltar para Onde Tudo Começou”, a edição homenageia a história de Mallet, que recebeu os primeiros imigrantes ucranianos em 1891, quando a região ainda era conhecida como Rio Claro do Sul, que hoje é um dos distritos da cidade. Ele tem grande relevância para a história da colonização do Paraná, sendo uma das primeiras colônias criadas no Estado. Foi nesta terra que chegaram as primeiras famílias de imigrantes ucranianos. Hoje, é considerado um importante centro de preservação dessa herança cultural.
 
De acordo com Lúcia Parastchuk Oszust, coordenadora geral do evento, secretaria do Spomen e vice-presidente da Representação Central Ucraniana no Brasil, a edição deste ano promete ser histórica. “Além da dança, faremos um resgate cultural, em que convidamos os participantes e visitantes a colaborarem com itens trazidos pelos imigrantes ou que pertenceram a eles. Queremos, por meio desta iniciativa, fazer uma imersão no passado e valorizar a trajetória dos imigrantes que aqui chegaram e contribuíram para a moldar a identidade cultural do nosso município, da comunidade ucraniana e do Estado Paraná. Acima de tudo, incentivar as novas gerações a valorizarem suas raízes”, destaca.
 
Desde a década de 1930, os grupos folclóricos ucranianos têm divulgado e contribuído para preservar essa tradição, apresentando-se em palcos nacionais e internacionais. O festival, realizado desde 1994, consolida-se como um espaço de celebração, educação e salvaguarda do patrimônio imaterial, reforçando a importância da cultura ucraniana na formação do Paraná.
 
É importante destacar que o evento adota práticas sustentáveis para minimizar os impactos ambientais. Essas ações refletem o compromisso do Festival com a responsabilidade socioambiental e a preservação dos recursos naturais.
 
O 31º Festival Nacional de Danças Ucranianas trará, ainda, impactos econômicos significativos para Mallet e toda a região Centro-Sul do Paraná, impulsionando diferentes setores produtivos e fortalecendo a imagem do município como destino cultural e turístico.
 
Serviço:
31º Festival Nacional de Danças Ucranianas (FNDUA)
Data: 20 a 23 de novembro de 2025
Local: Mallet, Paraná
Informações: https://www.instagram.com/grupospomen
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
FABIANA CANDIDO DE LIMA PEREIRA
[email protected]


FONTE: Evidência Comunicação
Notícias Relacionadas »