Cada vez mais forte no calendário varejista, o Dia dos Pais deve promover uma grande corrida às lojas na semana que antecede a data. Na capital mineira, uma pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) revela que 39% dos consumidores vão presentear alguém especial. Desses, 65,4% vão às lojas às vésperas da data. O levantamento mostra ainda que essa movimentação será marcada pelo pagamento via PIX (escolha de 24,24% dos ouvidos pela entidade) e pela boa e velha pesquisa de preços (60,3%).
“O Dia dos Pais se tornou a grande data que abre o segundo semestre do ano e a quarta mais importante para o varejo. Em Belo Horizonte, observamos que o consumidor está disposto a investir no presente, mas com consciência. Tanto que a maioria está atenta às variações de preços e vão pagar à vista”, analisa o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.
O levantamento da CDL/BH mostra que os consumidores pretendem investir R$ 226,77 no presente. Este valor é 42% maior que o do último ano, quando o tíquete médio foi de R$ 159,91. A principal forma de pagamento apontada pelos entrevistados foi à vista (63,8%), com destaque para PIX (24,4%), dinheiro (19,2%), débito (16,7%), à vista no crédito (12,8%) e à vista no cartão da loja (1,3%). O pagamento parcelado no cartão de crédito foi citado por 20,5% (com uma média de três parcelas) e parcelado no PIX (1,3%). Os que não souberam ou não responderam equivalem a 3,8%.
Principais presentes
Cinco em cada dez consumidores afirmam que irão presentear com roupas. Cosméticos foram citados por 19,2% e calçados, por 17,9%. Também entram na lista: acessórios (5,1%), instrumento musical (3,8%) e guloseimas (2,6%). Os itens a seguir foram citados por 1,3%: eletrônicos (fone de ouvido, smartwatch, celular), itens de decoração, material esportivo, utensílios domésticos.
Os quatro presentes mais citados apresentam o seguinte valor médio:
Lojas físicas em destaque
A pesquisa mostra que 65,4% dos consumidores vão comprar os presentes em lojas físicas, sendo 38,2% em shoppings e 28,9% em lojas de rua. Os demais locais citados foram marketplaces (22,4%), pequenos comércios (5,3%), lojas de serviços essenciais (3,9%) e shopping popular (2,6%).
Alguns fatores influenciam o processo de compra e escolha dos presentes. No caso da escolha do local de compra, os consumidores levam em consideração a localização (20,5%), preço (16,7%), qualidade do atendimento e do produto (12,8%). Quanto à seleção dos produtos, os pontos de influência são o desejo do homenageado (30,8%), qualidade do produto (26,9%), necessidade do presenteado (23,1%) e descontos (19,2%).
Comemoração
O tradicional almoço em casa para celebrar a data deve ser realizado por 93,2% dos entrevistados que também irão presentear. Já a ida a restaurante está nos planos de 13,6% dos consumidores. O gasto médio com a comemoração será de R$ 240,00.
Metodologia
A pesquisa da CDL/BH ouviu 200 consumidores da capital mineira, entre os dias 17 e 20 de julho. Ao supor aleatoriedade da amostra, obtém-se um intervalo de confiança de 95% e erro amostral de 6,9%.
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MARIA CRISTINA GOMES REIS
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