Unidos do Peruche lança enredo para o Carnaval 2026 com homenagem ao pandeiro e apoio à causa autista

Divergências neurológicas terão destaque através da autista Manoela Bourel

MAURíCIO COUTINHO
04/08/2025 08h57 - Atualizado há 4 horas

Unidos do Peruche lança enredo para o Carnaval 2026 com homenagem ao pandeiro e apoio à causa autista
Maurício Coutinho

No último sábado, 2 de agosto, a tradicional escola de samba Unidos do Peruche, da zona norte de São Paulo, deu início ao seu projeto para o Carnaval 2026 com o lançamento oficial de seu enredo, celebrando seus 70 anos de fundação. A quadra da agremiação, decorada em verde, amarelo, azul e branco, recebeu grande público em uma noite marcada por emoção, arte e inclusão.

Sob a criação do consagrado carnavalesco Chico Spinosa, a Peruche anunciou o enredo:
“Oi… Esse Peruche lindo e trigueiro… Terra de samba e pandeiro”,
um tributo à musicalidade brasileira, com destaque para o pandeiro – instrumento símbolo do samba e da identidade cultural do país.



Entre os momentos marcantes da noite, destacou-se a participação da artista plástica Manoela Bourel, mulher autista, mãe de uma filha também autista, compositora e nascida na Chapada Diamantina, Bahia. Manoela entregou, em mãos, ao presidente Alessandro “Zoio” e ao diretor de carnaval Ninho Silvestre, uma obra autoral retratando o “Peruchinho”, mascote oficial da escola. O gesto simbólico reafirma o compromisso da artista com a diversidade, inclusão e visibilidade do autismo no Carnaval paulistano.

“Pra mim foi uma honra participar desse momento inesquecível da Unidos do Peruche, bem no início do seu caminhar rumo ao Carnaval 2026. O enredo, abordando a história do pandeiro, mostra a trajetória de um instrumento que é a cara do Brasil. Agradeço o carinho que recebi de toda a comunidade perucheana – diretoria, ala das baianas, bateria, destaques, chefes de alas, harmonias — todos muito simpáticos e atenciosos. Vamos juntos nessa estrada para comemorar, em breve, mais uma grande vitória, incluindo a diversidade e o apoio à causa autista e de outras divergências neurológicas”, declarou Manoela.

A Unidos do Peruche inicia sua jornada para mais um desfile histórico, agora com ainda mais afeto, samba no pé e consciência social.
.
.
.
@peruche_1956
@chicospinosaoficial
@jornalistacoutinho
@less_roma
@svirskidaniel


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MAURICIO VALLIM COUTINHO
[email protected]


FONTE: www.coutinhoeventos.com.br
Notícias Relacionadas »