Dia dos Pais 2025: 42% dos brasileiros pretendem presentear na data, diz pesquisa

Levantamento do Reclame AQUI mostra aumento na intenção de compra, mas destaca que 22% dos consumidores já caíram em golpes. Reputação das lojas e pesquisa prévia são fatores decisivos para garantir uma compra segura

DAYANE MARTINS DE SOUZA
04/08/2025 09h44 - Atualizado há 4 horas

Dia dos Pais 2025: 42% dos brasileiros pretendem presentear na data, diz pesquisa
freepik
 

A poucos dias do Dia dos Pais, uma das datas mais movimentadas do varejo, 42% dos brasileiros afirmam que pretendem comprar presentes em 2025, segundo pesquisa do Reclame AQUI realizada entre os dias 20 de junho e 7 de julho, com mais de 1.300 consumidores.

O dado representa um aumento na intenção de compra em relação ao ano passado. Em 2024, metade dos consumidores disseram que não iriam comprar presentes; neste ano, esse percentual caiu para 35%, enquanto 23% ainda estão indecisos. Entre os que afirmam que não vão presentear, o motivo mais citado foi o alto custo dos produtos, mencionado por 16% dos entrevistados.

Por outro lado, o estudo também acende um sinal de alerta: 22% dos consumidores já foram vítimas de golpes durante compras relacionadas ao Dia dos Pais. Os problemas mais relatados incluem o atraso na entrega do presente, que chegou somente após a data comemorativa (27%); a compra de produto em loja desconhecida, que nunca foi entregue (16%); e a decisão de deixar a compra para a última hora, o que resultou em presente não recebido (13%).

Diante desse cenário, o Reclame AQUI reforça a importância de uma jornada de compra mais segura, especialmente no ambiente online. A orientação da plataforma é que o consumidor sempre pesquise a reputação da loja antes de fechar a compra, consultando avaliações, nota e índice de solução. Também é fundamental comprar com antecedência para evitar imprevistos com entrega, além de desconfiar de ofertas com preços muito abaixo do mercado. Em compras online, vale lembrar, o consumidor tem até sete dias após o recebimento para desistir do produto, mesmo sem justificativa.

“Essas datas especiais, como o Dia dos Pais, com destaque e relevância no varejo, sempre despertam iniciativas de pessoas mal-intencionadas no ambiente online, então todo cuidado é pouco. Apostar em compras de alto valor em lojas das quais você consegue poucas informações é arriscado sempre; desconfie do produto barato demais e não faça pagamentos quando você desconfiar minimamente”, alerta Edu Neves, CEO do Reclame AQUI.

“A dica de ouro sempre é: pesquise muito sobre a marca, preço, produto e loja antes de comprar e faça isso com antecedência. Assim, você evita o risco de ficar sem a mercadoria em uma data especial ou até de cair em golpes e sair no prejuízo, o que ninguém quer”, reforça o executivo.

Entre os consumidores que vão presentear, 51% pretendem gastar entre R$ 101 e R$ 300. Outros 33% afirmam que devem gastar mais do que no ano anterior, enquanto 46% planejam manter o mesmo valor de 2024. Na escolha do presente, os principais critérios levados em conta são a qualidade do produto (88%), o preço (63%) e a reputação da marca ou loja (26%).

A maioria dos entrevistados também declarou que prefere comprar em lojas conhecidas: 67% afirmam que vão comprar de empresas das quais já são clientes ou que já conhecem e confiam. Em relação aos canais de compra, 58% dizem que vão fazer as compras online, por meio de sites, marketplaces e redes sociais, enquanto 42% preferem o comércio físico, tanto em lojas de bairro quanto em grandes redes.

Na forma de pagamento, o parcelamento no cartão de crédito será a opção de 44% dos consumidores, enquanto 31% devem pagar via PIX.

Os produtos mais procurados para presentear no Dia dos Pais este ano são roupas e calçados, escolhidos por 70% dos entrevistados. Na sequência, aparecem perfumes e cosméticos (21%), ferramentas e utensílios domésticos (12%), acessórios como carteiras e colares (11%) e itens esportivos (10%).

Além da movimentação no varejo, as comemorações também devem impactar outros setores da economia. Mais da metade dos consumidores (56%) planejam celebrar a data com reuniões familiares em casa, enquanto 24% pretendem almoçar ou jantar fora, movimentando o setor de alimentação, bebidas, supermercados e delivery.


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Dayane Martins de Souza
[email protected]


Notícias Relacionadas »