Uma das maiores maiores autoridades públicas envolvidas com o universo Web3 no Brasil estará presente no Blockchain.RIO 2025. Gabriel Galípolo, atual presidente do Banco Central, será o convidado especial do painel de abertura do evento, no próximo dia 6 de agosto no ExpoRio, no Rio de Janeiro.
Economista de formação, Gabriel Galípolo está à frente da autoridade monetária brasileira desde janeiro deste ano, sucedendo a Roberto Campos Neto. Antes, foi Diretor de Política Monetária da instituição, de julho de 2023 a dezembro de 2024. Além disso, ocupou o cargo de Secretário Executivo do Ministério da Fazenda de janeiro a junho de 2023, teve extensa atividade como professor na PUC-SP e desempenhou funções em instituições financeiras brasileiras.
Pela legislação vigente no Brasil desde meados de 2023, cabe ao Banco Central fiscalizar e regulamentar o mercado de criptoativos no país, com um duplo objetivo: permitir um ambiente propício para a inovação, sem perder de vista a questão da segurança jurídica e institucional para empresas e usuários finais. A entidade tem promovido ainda uma série de consultas públicas com o intuito de aprimorar o marco regulatório já em vigor.
“Ao aceitar o convite para participar do Blockchain.RIO, Galípolo repete o gesto feito no ano passado por Campos Neto e dá um recado claro a todo ecossistema brasileiro envolvido com tokenização e de como o Brasil vê em blockchain uma ponte para o futuro. Também mostra que o país vê esse tema como uma política de Estado, independente de quem esteja à frente do governo, o que traz ainda mais segurança e credibilidade ao mercado”, ressalta Francisco Carvalho, CEO e idealizador do Blockchain.RIO. “Por fim, reforça o papel de protagonista que o Brasil assume perante o mundo em relação à Web3”, completa o executivo.
Autoridades latino-americanas
O Blockchain.RIO, que se estende até o dia 7 de agosto, congrega entusiastas, pesquisadores, executivos e uma série de organismos públicos e privados envolvidos direta ou indiretamente com uma tecnologia que já extrapolou o sistema financeiro e gera impactos em diferentes áreas do cotidiano.
Um dos destaques da edição deste ano é a presença significativa de autoridades regulatórias de diferentes países da América Latina, permitindo uma perspectiva ampla de como blockchain tem sido abordada em cenários econômicos, sociais e jurídicos distintos. Um resumo desse panorama poderá ser conferido no painel de abertura do segundo dia do Blockchain.RIO, que vai reunir o presidente interino da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), Otto Lobo, o presidente da CNAD (Comissão de Ativos Digitais de El Salvador), Juan Carlos Reyes, e Roberto Silva, presidente da Comisión Nacional de Valores da Argentina.
Além de Galípolo e das autoridades monetárias e regulatórias de países da América Latina, os demais nomes já confirmados na edição 2025 do Blockchain.RIO ajudam a dar ideia do que se pode esperar para os debates, encontros e demais atividades. A lista completa está disponível no site oficial do evento.
Palcos e temas do Blockchain.RIO
Também já estão confirmados os seguintes palcos no Blockchain.RIO 2025, contemplando os diferentes temas que já são impactados pela tecnologia blockchain:
O Blockchain.RIO contará ainda com uma exposição de arte baseada em NFTs, o NFTalks.
A semana de realização do Blockchain.RIO fecha uma extensa e movimentada programação iniciada ainda no mês de março com a realização do programa Blockchain on the Road, que levou conteúdo sobre Web3 e criptoativos para universidades de todo o Brasil. Ao todo, a iniciativa contemplou 17 instituições de ensino superior em 12 cidades — incluindo São Paulo, Recife, Curitiba e Florianópolis. — impactando ao menos 2.500 estudantes com foco na formação de novos talentos.
Serviço
Blockchain.RIO 2025
Data e hora: 6 e 7 de agosto, das 9h às 19h
Local: ExpoRio - R. Beatriz Larragoiti Lucas, s/n Cidade Nova
Ingressos: disponíveis a partir do site https://blockchainrio.com.br/
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
PATRICIA SERENO ZYLBERMAN
[email protected]