Fórum “Sustentabilidade em Campo” reúne, no Museu do Futebol, nomes do esporte, do impacto socioambiental e dos negócios

Fórum “Sustentabilidade em Campo” reúne, no Museu do Futebol, nomes do esporte, do impacto socioambiental e dos negócios

Caroline Teberga
30/07/2025 20h37 - Atualizado há 19 horas

Fórum “Sustentabilidade em Campo” reúne, no Museu do Futebol, nomes do esporte, do impacto socioambiental e
Caroline Teberga/ AGA Comunicação
O Museu do Futebol, em São Paulo, será palco do Fórum Sustentabilidade em Campo, evento que reunirá, no dia 4 de agosto, personalidades de destaque do esporte, da sustentabilidade, dos negócios e do impacto socioambiental. Com uma programação diversa e convidados especiais, o encontro tem como objetivo discutir como o esporte pode ser um motor de transformação ambiental e social em larga escala. O evento é reservado a convidados e à imprensa.

Idealizado por Marcelo Linguitte, Cleila Teodoro e Pedro Pugliese, a plataforma organizadora do evento surgiu com a missão de conectar clubes, atletas, entidades esportivas, patrocinadores, arenas, investidores e profissionais do setor em torno de um propósito comum: colocar a sustentabilidade no centro das estratégias e operações do esporte brasileiro.


“O esporte tem uma força de mobilização inigualável. Queremos trazê-la para acelerar práticas sustentáveis e criar um legado que vá além das competições”, destaca Marcelo Linguitte, presidente da iniciativa.

Para Renata Motta, diretora executiva do Museu do Futebol, o evento reforça a importância de incluir o esporte na agenda de desenvolvimento sustentável.

“O futebol é mais do que um jogo, é um patrimônio cultural que deve ser preservado. Sustentabilidade no futebol significa respeitar sua história, proteger seus espaços e garantir que os atores de hoje e as futuras gerações possam sentir a mesma paixão dentro e fora de campo”, afirma.

Com painéis, palestras, debates e experiências, o Fórum Sustentabilidade em Campo, evento exclusivo para convidados, será um espaço para explorar tendências, compartilhar cases de sucesso e discutir estratégias que podem ser aplicadas em todo o ecossistema esportivo. Dentre os temas abordados, estarão: a sustentabilidade em eventos esportivos, as iniciativas dos clubes brasileiros no âmbito do ESG e os desafios do futebol no combate ao racismo, assédio e na promoção da inclusão social. Esses assuntos serão tratados por importantes nomes como Eduardo Bandeira de Mello, Deputado Federal (RJ) e ex-presidente do Flamengo; Daniela Castro, Diretora Executiva do Pacto pelo Esporte; e Letícia Sobral, tenista.

“O Fórum é uma convocação para que todos os agentes do esporte assumam um papel ativo na construção de um futuro mais responsável. O mundo exige novas atitudes, e o esporte pode, e deve, liderar esse movimento”, reforça Cleila Teodoro.

No Brasil, onde o esporte é parte central da cultura e da economia, ele se destaca não apenas como paixão nacional e motor de geração de emprego e renda, mas também como uma plataforma poderosa para promover mudanças sociais e ambientais.

“O evento é apenas o ponto de partida de uma agenda contínua de ações. Por meio da plataforma, queremos impulsionar o esporte brasileiro a se consolidar como referência global em sustentabilidade esportiva”, finaliza Pedro Pugliese.

O Fórum integra a São Paulo Climate Week, um dos principais eventos da América Latina no debate sobre o enfrentamento da crise climática global, realizado entre 4 e 8 de agosto na capital paulista.
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ANA CAROLINE DA SILVA TEBERGA GALVAO
[email protected]


FONTE: Caroline Teberga/ AGA Comunicação
Notícias Relacionadas »