Os brasileiros devem movimentar até R$8 bilhões com a compra de presentes neste Dia dos Pais, valor 1,3% maior do que em 2024, de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha a pedido da Abecs, associação que representa o setor de meios eletrônicos de pagamento. Neste ano, 4 em cada 10 entrevistados têm a intenção de comprar presente, patamar similar ao do ano passado.
Segundo o estudo, os brasileiros pretendem desembolsar, em média, R$ 194 (R$ 181 em 2024). Em comparação com o ano passado, 2 em cada 10 acreditam que os gastos serão maiores em 2025, enquanto 43% apontam que serão menores e 33% devem gastar o mesmo valor. Há uma tendência de os jovens de 25 a 34 anos apontarem que irão gastar mais do que em 2024.
Ainda sobre o valor do presente, a pesquisa da Abecs mostra que o gasto médio deve ser maior na região Sudeste (R$ 214) e menor na região Norte (R$ 162). Na região Sul, o valor médio deve ficar em R$ 194, na região Nordeste em R$ 172 e na região Centro-Oeste em R$ 204. Além disso, na média, os homens pretendem desembolsar mais do que as mulheres, com tíquetes médios de R$ 200 e R$ 187, respectivamente.
Loja física é preferência
O levantamento também analisou o local onde o consumidor pretende comprar o presente de Dia dos Pais. Pouco mais de dois terços (72%) dos entrevistados pretendem comprar em loja física. A preferência por transações presenciais é maior na região metropolitana do país (74%). Já o canal online possui uma procura maior entre os jovens de 25 a 34 anos (32%).
Cartões
Em 2025, 40% dos consumidores pretendem usar cartões para realizar as compras de Dia dos Pais. O cartão ainda é um dos meios de pagamento mais escolhidos em todas as regiões, com destaque para o Sudeste (49%) e Centro-Oeste (54%). Entre os perfis analisados, os cartões também são mais citados entre as mulheres, pessoas de 45 a 59 anos e de 35 a 44 anos, além das faixas sociais A/B e C.
Daqueles que mencionam o uso do cartão de crédito como meio de pagamento, 66% têm a intenção de parcelar a compra. A preferência pelo parcelamento é maior nas regiões Norte (74%) e Centro-Oeste (73%), seguidas pelo Nordeste (71%) e Sudeste (64%).
Sobre a Abecs
Fundada em 1971, a Abecs representa todos os setores da indústria de meios eletrônicos de pagamento: bancos, bancos digitais, fintechs e outros emissores, credenciadoras incumbentes e independentes, subadquirentes, marketplaces, facilitadoras de pagamento, bandeiras (instituidores de arranjos abertos e fechados), fornecedores de tecnologia, fabricantes de hardware e software, entre outras. Ao todo são 93 associadas ou 96% do setor de meios eletrônicos de pagamento do país.
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