São Paulo, julho de 2025 – Desde o início de julho, o Google passou a exibir publicações do Instagram nos resultados de busca, o que amplia significativamente a visibilidade de influenciadores digitais. Com a integração, conteúdos da rede social se tornam acessíveis fora da plataforma, exigindo dos criadores uma abordagem mais profissional na produção de conteúdo.
A recente mudança impacta diretamente a forma como os influenciadores serão encontrados por novos públicos. Antes restrito a conteúdos de blogs, sites e YouTube, o alcance orgânico agora também inclui perfis e postagens do Instagram. Para os profissionais da influência digital, o cenário traz oportunidades, mas também impõe novos desafios.
A nova visibilidade, no entanto, requer um domínio maior de estratégias de SEO, que antes não eram prioridade entre usuários da rede social e agora ganham relevância no desempenho de uma publicação fora do Instagram.
Para Rodrigo Azevedo, CEO da Influency.me, essa mudança reforça a necessidade de ser assertivo nas postagens. “Legenda bem escrita, uso adequado de palavras-chave, texto alternativo para imagens e até hashtags passam a ter um papel fundamental na forma como o conteúdo será encontrado fora da rede. A consequência é que a relevância e o alcance aumentam na mesma proporção da responsabilidade, o que reforça a necessidade de criar conteúdos cada vez mais estratégicos”, observa.
Movimento do mercado
Esse tipo de integração entre plataformas já é realidade em outros mercados. Na Itália, por exemplo, o Instagram aparece em 11% dos resultados de busca e já possui mais de 600 mil reels (vídeos) indexados no Google. O movimento revela uma tendência de aproximação entre buscadores e redes sociais em resposta às mudanças de comportamento do público.
Enquanto isso, estudos como o da consultoria SOCI apontam que usuários, especialmente os mais jovens, têm recorrido cada vez mais às redes sociais para obter informações. Assim, a integração fortalece tanto o Instagram quanto o Google, criando uma relação de complementaridade entre descoberta por busca e engajamento nas redes.
Para a Influency.me, o novo cenário representa uma chance de crescimento mais democrático entre os criadores de conteúdo. “Com uma boa estratégia de conteúdo, creators brasileiros poderão ser encontrados por meio de buscas orgânicas. Isso pulveriza a atenção e oferece oportunidades reais para nichos muito específicos”, destaca Azevedo.
Sobre a Influency.me
Lançada em 2018, a Influency.me é a principal empresa brasileira especializada em Marketing de Influência. Com foco em alta performance, oferece soluções completas para marcas que desejam impulsionar seus resultados por meio da contratação de influenciadores digitais, conforme abaixo.
Nos últimos cinco anos, a empresa cresceu mais de 200%, finalizando 2024 com faturamento superior a R$ 11 milhões. A Influency.me tem como propósito liderar o movimento que visa torna o Brasil referência mundial em influência digital. Ainda, disponibiliza gratuitamente cursos na Academia Influency.me e conteúdos ricos em seu blog a fim de estimular o desenvolvimento da influência digital no País.
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SARAH ANDRADE DA COSTA
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