O empreendedorismo feminino no Brasil está em ascensão, com mais de 10 milhões de mulheres liderando negócios, segundo o Sebrae. Apesar dos avanços, a jornada empreendedora ainda impõe desafios únicos às mulheres. É nesse contexto que a mentoria se torna um diferencial estratégico. Com apoio de uma mentora experiente, é possível acelerar o crescimento do negócio, aprimorar a gestão e tomar decisões mais assertivas, fortalecendo a liderança e ampliando resultados.
A EBEM, Escola Brasileira de Empreendedorismo Feminino, por exemplo, vem se destacando no ecossistema, atuando para fortalecer mulheres empreendedoras por meio de programas de mentoria, capacitações e conexões reais com o mercado. “Empreender com apoio é diferente. Mulheres precisam de rede, de apoio e de espaço para trocar. A mentoria é o que conecta sonhos à execução estratégica”, afirma Tatyane Luncah, CEO e fundadora da EBEM.
Com uma metodologia prática e acessível, a EBEM entende os desafios específicos das mulheres e oferece ferramentas para que cada empreendedora possa prosperar com segurança, propósito e resultados concretos: “Se você é uma mulher à frente do seu próprio negócio ou sonha em empreender, saiba: você não está sozinha. E com a mentoria certa, seu caminho pode ser mais leve e sua trajetória ainda mais potente.”, afirma a executiva.
Com sua expertise, Tatyane conseguiu auxiliar empresárias a conquistarem o sucesso. Conheça a história de 5 empreendedoras que apostaram em mentoria para prosperar seus negócios:
Helen Moraes, CEO da Habita Reurb
A Habita Reurb foi idealizada e criada pela Dra. Helen Moraes, fruto de um trabalho que acontece há mais de uma década. Paulista, Helen é advogada da área urbanística e desde 2010 trabalha com moradia popular. A executiva, também conquistou o crescimento da empresa, atendendo atualmente quatro estados brasileiros e mais de 12 mil famílias, ao apostar em metodologias e mentorias para potencializar os negócios da empresa.
Foto: Linkedin
Renata Mariano, fundadora da Real Saúde e Segurança do Trabalho
Na área da saúde ocupacional, Renata Mariano, fundadora da Real Saúde e Segurança do Trabalho, teve a oportunidade de dobrar o faturamento em menos de dois anos por conta dos aprendizados da mentoria. Com mais de 30 anos de experiência, tenho orgulho de liderar uma empresa que oferece soluções abrangentes nessa área.
Foto: Linkedin
Renata Sanches, CEO e fundadora da Be.Hind The Scenes
A empresária, que já visitou mais de 50 países, encontrou no empreendedorismo e nas viagens suas maiores paixões. Com apoio de mentorias, em apenas 6 meses, fundou sua empresa focada no turismo de negócios, estruturou equipes e alcançou ponto de equilíbrio do negócio. Desde então, Renata Sanches segue sua jornada, não apenas como uma líder empreendedora, mas como alguém que busca mudanças positivas, inspirando todos ao seu redor a enfrentar novos desafios e descobertas.
Foto: Linkedin
Leda Simões, fundadora da LARQ Arquitetura
Outra aluna da EBEM que obteve grande sucesso foi a fundadora da LARQ Arquitetura, Leda Simões, que conseguiu crescer seu negócio em 400% com a mentoria de Gestão Lucrativa. Formada pela Faculdade Belas Artes em 2010, mesmo ano em que abriu seu próprio escritório, a arquiteta urbanista Leda Simões, de São Paulo, se destaca quando o assunto é projeto de interiores e incorporação.
Foto: Instagram
Andrea Mascarin, CEO da Paradigma Serviços de Vigilância e Segurança
Outro grande exemplo é a Andrea Mascarin, CEO da Paradigma Serviços de Vigilância e Segurança, que obteve em um ano um crescimento de mais de 30% do seu empreendimento, além de adquirirem outras empresas que realizam o cuidado de mais de 5 mil famílias. A empresária, além de ser a fundadora do Grupo Paradigma Segurança e Serviços, construiu uma sólida carreira ao longo de 30 anos neste segmento, também é formada em Direito, com especialização em Gestão Estratégica de Pessoas, certificada pelo Behavioral Coach Institute.
Foto: Linkedin
“Mais do que conhecimento técnico, mulheres precisam de conexões estratégicas. O networking é um dos principais ativos para quem quer crescer e se manter relevante no mercado. Estar cercada de outras empreendedoras, compartilhar experiências e construir pontes pode abrir portas que sozinha seriam muito mais difíceis de alcançar”, conclui Tatyane Luncah.
Sobre a EBEM
A EBEM, Escola Brasileira de Empreendedorismo Feminino, é um ecossistema que desenvolve negócios através de mentorias, imersões, eventos e formação empresarial. Fundada por Tatyane Luncah, empresária há mais de 24 anos, a instituição tem como propósito criar uma comunidade de negócios que colabore para um mundo mais equânime. Complementar ao seu objetivo, em 2025, a EBEM realizou no primeiro semestre do ano a 4ª edição do Conexão, maior encontro para mulheres empresárias do Brasil, com a participação de mais de 30 palestrantes.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARIANA SANTOS SILVA
[email protected]