Na última semana, o Centro Dia da Pessoa Idosa, administrado pela ONG Ficar de Bem, estava colorido e pronto para receber seus assistidos em um divertido arraiá ‘julino’. O evento, realizado em São Bernardo, reuniu atendidos do próprio Centro Dia e também do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), promovendo integração, cultura e acolhimento.
O dia foi marcado por uma série de atividades típicas, como quadrilha, casamento caipira, barracas temáticas e oficinas culturais. Mais do que uma comemoração sazonal, a festa teve como foco o fortalecimento de vínculos entre os participantes, o estímulo à autonomia e o protagonismo dos usuários, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade e isolamento social.
A integração entre os dois serviços reforça o compromisso da Ficar de Bem, em parceria com a Prefeitura de São Bernardo, com ações que valorizam a convivência comunitária e os direitos das pessoas idosas e com deficiência. "Esses momentos de encontro e celebração são essenciais para promover qualidade de vida, pertencimento e inclusão social. Eles participam do planejamento, da montagem e do funcionamento da festa, então é um momento esperado por eles e eles fazem acontecer", destaca a gerente de projetos da instituição, Sara Gonçalves.
Com caráter sociocultural, a festa também se mostrou um espaço potente de resgate da memória, valorização da identidade cultural e promoção da saúde mental. Ao colocar a pessoa idosa como protagonista na preservação das tradições, o evento contribuiu para o fortalecimento da memória coletiva e para a valorização do patrimônio imaterial brasileiro.
Sobre Ficar de Bem |
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
YASMIN RODRIGUES ASSAGRA
[email protected]