Arraiá do Centro Dia celebra tradições e fortalece vínculos entre idosos em São Bernardo

Festa julina contou com quadrilha, barracas temáticas e oficinas culturais além de estimular o protagonismo das pessoas atendidas

YASMIN ASSAGRA| MáXIMA ASSESSORIA
28/07/2025 15h42 - Atualizado há 10 horas

Arraiá do Centro Dia celebra tradições e fortalece vínculos entre idosos em São Bernardo
Divulgação

Na última semana, o Centro Dia da Pessoa Idosa, administrado pela ONG Ficar de Bem, estava colorido e pronto para receber seus assistidos em um divertido arraiá ‘julino’. O evento, realizado em São Bernardo, reuniu atendidos do próprio Centro Dia e também do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), promovendo integração, cultura e acolhimento.

O dia foi marcado por uma série de atividades típicas, como quadrilha, casamento caipira, barracas temáticas e oficinas culturais. Mais do que uma comemoração sazonal, a festa teve como foco o fortalecimento de vínculos entre os participantes, o estímulo à autonomia e o protagonismo dos usuários, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade e isolamento social. 

A integração entre os dois serviços reforça o compromisso da Ficar de Bem, em parceria com a Prefeitura de São Bernardo, com ações que valorizam a convivência comunitária e os direitos das pessoas idosas e com deficiência. "Esses momentos de encontro e celebração são essenciais para promover qualidade de vida, pertencimento e inclusão social. Eles participam do planejamento, da montagem e do funcionamento da festa, então é um momento esperado por eles e eles fazem acontecer", destaca a gerente de projetos da instituição, Sara Gonçalves.

Com caráter sociocultural, a festa também se mostrou um espaço potente de resgate da memória, valorização da identidade cultural e promoção da saúde mental. Ao colocar a pessoa idosa como protagonista na preservação das tradições, o evento contribuiu para o fortalecimento da memória coletiva e para a valorização do patrimônio imaterial brasileiro.

Sobre Ficar de Bem
A ONG Ficar de Bem é uma organização não governamental, sem fins lucrativos e sem vínculos políticos ou religiosos, que há 36 anos defende os direitos e oferece apoio integral a crianças, adolescentes e suas famílias, além de idosos, mulheres e pessoas em situação de rua, vítimas de violência física, psicológica, sexual e negligência. Fundada em 1988 como CRAMI – Centro Regional de Atenção aos Maus Tratos na Infância do ABCD – pelo pediatra Emílio Jaldin Calderon, a instituição atualmente é presidida pelo empresário Evenson Robles Dotto e conta com núcleos de atuação em Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema. Com 18 serviços voltados para prevenção, acolhimento e suporte social, além de coordenar o Bom Prato na região do ABC, a ONG mantém parcerias com o poder público - Prefeitura de Santo André, de São Bernardo e Diadema - que possibilitam a ampliação e sistematização do atendimento, rompendo ciclos de violência e promovendo relações de cuidado e respeito. Reconhecida por sua transparência e eficiência, a Ficar de Bem possui certificações e prêmios e é declarada Utilidade Pública em níveis municipal, estadual e federal, atuando conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), reafirmando seu compromisso com uma sociedade justa e igualitária. Além disso, a instituição está pelo terceiro ano consecutivo na lista das 100 melhores ONGs do Brasil.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
YASMIN RODRIGUES ASSAGRA
[email protected]


FONTE: https://ficardebem.org.br/
Notícias Relacionadas »