Millennials e Geração Z preferem imóveis compactos e bem localizados, aponta pesquisa 

Pesquisa internacional 2025 “Gen Z and Millennial Homebuyer”, conduzida pela National MI em parceria com a FirstHome IQ, mostra que tendência tem sido buscar por localização mais perto do trabalho e com espaços compartilhados. Tendência também se reflete no Brasil, segundo estudo da Brain Inteligência Estratégica.

JúNIA BRASIL
25/07/2025 10h32 - Atualizado há 7 horas

Millennials e Geração Z preferem imóveis compactos e bem localizados, aponta pesquisa 
Divulgação | FreePik
Uma nova geração está transformando o mercado imobiliário. Uma pesquisa divulgada em julho de 2025 pela National MI, em parceria com a FirstHome IQ, mostra que os jovens estão reformulando as prioridades na hora de comprar um imóvel. Os dados da pesquisa, que ouviu mais de mil jovens, mostraram que:
44% dos entrevistados preferem imóveis menores, mas bem localizados
34% buscam imóveis com espaço para home office

30% valorizam áreas comuns como coworkings, academias e espaços de lazer compartilhado
E quase metade (49%) dos respondentes acreditam que o design inteligente é mais importante do que o tamanho do imóvel.

Os dados vão de encontro com outro estudo da consultoria brasileira, Brain Inteligência Estratégica, também divulgados recentemente. Segundo a pesquisa, 49% dos brasileiros com idade entre 22 a 28 anos desejam adquirir um imóvel em até dois anos, sendo que a maioria (59%) almeja adquirir um apartamento. 

Essa virada no comportamento de compra vai de encontro ao perfil de compradores dos empreendimentos da ZIP Incorporadora, empresa do Grupo Sudoeste voltada ao mercado econômico e de médio padrão. A ZIP nasce para atender, com personalidade própria, um público que busca o primeiro imóvel e valoriza praticidade, qualidade e liberdade de escolha. Jovens que querem sair da casa dos pais, conquistar sua independência ou mesmo investir  sem abrir mão de localização estratégica e soluções de arquitetura inteligente. “A ZIP é uma marca que respeita os desejos da nova geração. Ela chega com autonomia, com linguagem própria, mas carregando toda a expertise da Construtora Sudoeste em entregar obras bem executadas e projetos com espaços otimizados e inteligência de uso”, explica Danilo Dias, Diretor Executivo da Construtora Sudoeste.


Localização, plantas funcionais e espaços de convívio: o que esse novo perfil de comprador procura? Arquiteta esclarece. 

Plantas funcionais, aproveitamento máximo dos espaços, integração com a cidade e áreas comuns desenhadas para o convívio e a produtividade. Esses e outros itens estão no radar dos jovens Millenials e Geração Z na hora de procurar um imóvel para morar e investir. De acordo com a arquiteta Letícia Castro, esse público procura empreendimentos que possam refletir o estilo de vida contemporâneo. “O jovem comprador de hoje quer morar perto do trabalho, da faculdade ou das experiências culturais da cidade. Ele valoriza soluções criativas, versáteis, e entende que um bom projeto é aquele que se adapta à sua rotina,  e não o contrário”, comenta Letícia. Ela destaca que as novas gerações cresceram conectadas, com acesso a muita informação e referências globais de design e urbanismo e que, por isso, elas também são mais exigentes com o que consideram uma boa moradia. “Eles não querem mais o tradicional apartamento de dois quartos com planta engessada. Eles querem amplitude visual, ambientes multifuncionais, integração entre espaços e soluções sustentáveis. E, principalmente, querem fazer parte de algo maior: uma comunidade, uma vizinhança viva, uma cidade pulsante”, afirma.


Sobre a ZIP

Além de atender às demandas da Geração Z e dos Millennials, a ZIP Incorporadora também dialoga com investidores e novos perfis de família, como casais sem filhos, pessoas que moram sozinhas, trabalhadores remotos e até aposentados que buscam praticidade.

Com lançamentos previstos para Belo Horizonte e outras cidades da região metropolitana e grande BH, os projetos da ZIP unem design acessível, localização estratégica, tecnologia e conforto. Um passo ousado, mas coerente com o momento atual do setor e com o legado da Sudoeste.
“A ZIP quer mostrar que é possível, sim, ter o seu mundo em uma casa só sua. Um mundo com a sua cara, com as suas escolhas, do seu jeito,  sem abrir mão de qualidade ou da cidade ao redor”, conclui Letícia Castro.

Com o slogan “Construindo o seu amanhã, hoje”, a nova marca se prepara para seus próximos lançamentos ainda em 2025. A expectativa é alta entre os jovens compradores, mas também entre os especialistas que acompanham de perto essa mudança estrutural no perfil de consumo imobiliário brasileiro. Mais informações no site: https://meuzip.com.br/

 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JUNIA MARIA ANTONIO
[email protected]


FONTE: NOTÍCIAS BRASIL
Notícias Relacionadas »