Rede de apoio e oportunidades profissionais marcam projeto de capacitação da Unimed Curitiba

Formatura da primeira turma do programa "Mulheres determinadas: oportunidades futuras" foi cercado de alegria e gratidão

MARINA OLIVEIRA
25/07/2025 09h31 - Atualizado há 5 horas

Rede de apoio e oportunidades profissionais marcam projeto de capacitação da Unimed Curitiba
Carol Goes

A cerimônia de formatura do programa "Mulheres determinadas: oportunidades futuras" foi emocionante. A iniciativa da Unimed Curitiba, realizada por meio de seu instituto, promoveu nas últimas semanas a capacitação profissional de um grupo de 17 mulheres brasileiras e estrangeiras em situação de vulnerabilidade atendidas pela organização social Beleza Escondida.

O curso totalizou 44 horas de treinamento de habilidades por meio de aulas e oficinas elaboradas e conduzidas pelo Sebrae/PR e as colocaram em contato com temas como cooperativismo, empreendedorismo, comunicação, gestão de conflitos e preparação para empregabilidade.

Durante a entrega dos certificados, algumas das participantes deram depoimentos sobre o programa. “Estou saindo muito diferente de como entrei. Antes eu não sabia muito bem que caminho seguir e aqui aprendi a ser uma mulher determinada, pude ver a força da mulher”, disse uma delas.

“Gratidão define o que foi viver essa jornada no curso Mulheres Determinadas. Foram dias de aprendizado, troca, experiências que tocaram o coração. Obrigada pela oportunidade de crescer, de me descobrir e de caminhar ao lado de mulheres tão fortes e inspiradoras. Saio daqui mais confiante, com novos sonhos e ainda mais fé no meu propósito. A todas que participaram, desejo sucesso, coragem e luz no caminho. Que nunca nos falte amor-próprio, união e determinação. Foi lindo partilhar esse ciclo com vocês”, compartilhou outra.

O programa, disse outra aluna, não foi só uma capacitação. “Foi um aprendizado, uma acolhida. A gente consegue aprender com a história de cada uma aqui e eu estou muito feliz.”

Rede de apoio

Além da entrega de certificados e presentes, o último encontro do grupo também foi marcado pela palestra de Larissa Hack, presidente do Instituto Batom, organização que atua na defesa de direitos das mulheres e meninas vítimas de violências.

Entre os temas abordados, a importância de as mulheres serem protagonistas de suas histórias. “Muitas vezes parece que algo pequeno é que faz chegarmos ao nosso limite. Mas na realidade quando nosso copo está quase cheio trocamos por um balde, depois por uma bacia, até que chega a última gota e transbordamos. Mas isso é importante porque essa última gota além de nos impulsionar, nos faz impactar positivamente outras mulheres”, disse.

A importância de criar redes de apoio também foi tema das conversas durante a cerimônia. “Estamos muito orgulhosos porque vocês criaram amizade entre si e quem já tinha se fortaleceu. Pessoas que não se conheciam se vincularam. E para nós esse foi o nosso maior ganho, ver vocês criando a tal da rede de apoio. Você sai da condição de vítima e diz: ‘eu sei que foi difícil, já me enganaram, já me traíram, parece todo mundo igual àquela pessoa que me fez mal’. Mas aqui tem um monte de gente que tem potencial para ser sua amiga, sua colega e para você ser para ela também”, disse Alessandra Vidmontas, cofundadora do Beleza Escondida.

Katia Lessa, coordenadora do Instituto Unimed, lembrou como a cultura do cooperativismo pode ajudar na criação desse suporte. “O slogan que construímos para o instituto é ‘cuidar para transformar’. E hoje, quando olhamos para essa sala, vemos o cuidado que tivemos para construir isso em conjunto. Vocês estarem aqui é um motivo de alegria. E é lindo saber que essa sementinha foi plantada e que vai transformar vocês ao longo do tempo. A gente quer acompanhar essa transformação e dizer para vocês estamos aqui e que também somos rede de apoio.”

Todas as mulheres que participaram da capacitação vão passar agora por um processo seletivo na Unimed Curitiba e em cooperativas parceiras, com oportunidades de contratação CLT e benefícios como plano de saúde, vale-refeição, vale-alimentação, auxílio-creche e outros. O objetivo é também aplicar, na prática, o conteúdo estudado em sala de aula.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARINA DE OLIVEIRA PIMENTEL
[email protected]


Notícias Relacionadas »