14ª Hora do Mamaço em Santos promove encontro de mães e bebês com foco em apoio sustentável à amamentação

ROBERTA LEMOS
24/07/2025 17h30 - Atualizado há 10 horas

14ª Hora do Mamaço em Santos promove encontro de mães e bebês com foco em apoio sustentável à amamentação
Divulgação
A 14ª edição da Hora do Mamaço em Santos já tem data e local confirmados: será no dia 17 de agosto, das 14h às 16h30, nos encantadores Jardins da Pinacoteca Benedicto Calixto. O evento é um convite ao encontro, à escuta e ao fortalecimento das redes de apoio à amamentação, reunindo mães, bebês, famílias e profissionais da saúde em uma tarde de acolhimento e mobilização.

Com o tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) 2025 — "Priorizemos a Amamentação: Construindo Sistemas de Apoio Sustentáveis” — a ação reforça a importância de redes sólidas e contínuas de suporte às lactantes, que vão além do cuidado técnico, abrangendo saúde pública, ambiente de trabalho, família e sociedade.


A programação começa às 14h, com uma recepção calorosa, entrega de camisetas para as 60 primeiras pessoas, espaços instagramáveis para fotos e interação com parceiros como o Banco de Leite.

Às 14h30, tem início a abertura oficial com Sandra Abreu, coordenadora da Hora do Mamaço. Na sequência, uma mãe de gêmeos compartilha sua vivência com a amamentação, destacando como o apoio foi decisivo em sua trajetória. Em complemento, uma pediatra convidada traz uma reflexão sobre a importância de construir redes sustentáveis de cuidado e acolhimento, ampliando o olhar para além do ato de amamentar.

Um dos momentos mais aguardados, às 14h55 será a demonstração prática do protocolo atualizado de desengasgo com líquidos em bebês de até 1 ano, conduzida por uma enfermeira especializada — uma orientação valiosa para quem convive com crianças pequenas.

Haverá também, às 15h10 uma atividade interativa e afetiva: Roda de canto e movimento leve para mães, bebês e familiares, promovendo conexão e bem-estar. 

Entre as atividades voltadas ao bem-estar das mães e seus bebês, destaca-se uma vivência de relaxamento com duração de 15 minutos, guiada por uma fisioterapeuta. A prática, prevista para iniciar às 15h30 irá combinar diferentes técnicas suaves proporcionando um momento de alívio físico e mental. A proposta é que as participantes possam levar esses cuidados simples e eficazes para o dia a dia. Como diz a chamada da atividade: “15 minutinhos de relaxamento podem salvar o seu dia.”

O ponto alto será a Hora do Mamaço Oficial, às 15h50, quando as mães serão convidadas a amamentar juntas em um gesto simbólico de amor, resistência e conexão. A cena será registrada com a tradicional foto oficial nos jardins da Pinacoteca.

O encerramento está previsto para 16h30 com sorteio de presentes, brindes e lembranças simbólicas doados por apoiadores do evento.

A Hora do Mamaço Santos 2025 é mais do que um evento — é um manifesto público de amor, respeito e valorização da maternidade e da amamentação. A participação é gratuita e aberta ao público. Na ocasião estarão sendo recebidas doações de roupas e fraldas de bebês que serão doados ao “Chá do bebê solidário, na policlínica da Vila Gilda, no dia 29 de agosto.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ROBERTA MARTINI SCHWINZER LEMOS
[email protected]


Notícias Relacionadas »