Minsait moderniza plataforma de segurança pública em sergipe com o sistema atalaya

Com tecnologia inteligente e integração de dados, sistema impulsiona a eficiência da segurança pública e atendimento do 190 à população em Sergipe

Bruna Lima
24/07/2025 13h09 - Atualizado há 11 horas

Minsait moderniza plataforma de segurança pública em sergipe com o sistema atalaya
Atalaya
A Minsait, empresa do grupo Indra, desenvolveu o Atalaya — um sistema inovador criado sob medida para a Secretaria de Segurança Pública de Sergipe (SSP-SE). Já em operação, a plataforma representa um avanço estratégico na modernização dos atendimentos de emergência. Por ser multiagência, a ferramenta tem potencial para integrar diversos órgãos, embora atualmente otimize principalmente a atuação conjunta da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Civil em todo o estado.

A solução foi criada para aprimorar o trabalho das forças de segurança e garantir mais agilidade e eficiência no atendimento ao cidadão. O Atalaya conecta, em tempo real, o ecossistema de serviços de emergência, permitindo o monitoramento simultâneo de viaturas, o registro e o despacho de ocorrências. Conta ainda com uma versão mobile, utilizada nas viaturas, que facilita a comunicação e o acompanhamento das ocorrências pelas equipes em campo, bem como o monitoramento das ações diretamente pelo Centro Integrado de Operações em Segurança (CIOSP). A tecnologia também apoia a tomada de decisões estratégicas, com base em dados atualizados e visões mapeadas por região.


“Temos um compromisso com a inovação aplicada a serviços públicos essenciais. O Atalaya é um exemplo claro de como a tecnologia pode transformar rotinas operacionais e gerar ganhos reais para a população. Ele foi pensado para a realidade de Sergipe, com funcionalidades desenvolvidas para responder aos desafios locais com mais rapidez e assertividade”, destaca Filipe Guedes Almeida, Diretor Executivo de Administração Pública e Saúde da Minsait no Brasil.

Um dos principais atributos do Atalaya está na usabilidade. O sistema exige o preenchimento de poucas informações para iniciar o atendimento, sendo capaz de identificar ocorrências semelhantes em um mesmo endereço, eliminando retrabalho. Além disso, reconhece nomes populares de locais, facilitando a localização de chamadas — uma dor comum nos sistemas anteriores.

Segundo a SSP-SE, a integração com a telefonia e a fluidez da interface contribuíram para uma redução significativa no tempo de resposta e de despacho de viaturas. Desde sua implementação, Sergipe já registra um crescimento de 30% na capacidade média mensal de atendimentos realizados no mesmo intervalo de tempo, comparado ao período anterior.

O sistema resolve gargalos comuns em plataformas anteriores, como o desperdício de tempo causado por trotes, que representam cerca de 20% das ligações recebidas. Com a nova tecnologia, esse tempo foi significativamente reduzido, liberando os recursos operacionais para situações reais. As equipes de atendimento agora atuam com uma interface mais intuitiva e eficiente.

O nome do sistema também carrega simbolismo. “Nos inspiramos na Orla de Atalaia, em Aracaju. A palavra ‘atalaia’ significa ‘lugar elevado de onde se observa ou vigia’. Fizemos algumas adaptações e batizamos o sistema como Atalaya, porque ele representa exatamente esse olhar estratégico e vigilante sobre a segurança do estado”, explica Guedes.

O sistema representa mais do que uma inovação tecnológica: é um marco concreto na modernização da segurança pública em Sergipe. A parceria entre a Minsait e o governo local demonstra como a aplicação estratégica da tecnologia pode gerar impacto real na vida das pessoas, com ganhos em agilidade, eficiência e integração entre serviços essenciais.

Mais do que atender a uma demanda específica do estado, o Atalaya é uma solução escalável, com potencial para inspirar a adoção de modelos semelhantes em outros territórios do país. Ao entregar uma plataforma desenvolvida sob medida, a Minsait fortalece sua posição como parceira estratégica do setor público brasileiro na construção de cidades mais seguras, conectadas e preparadas para os desafios do futuro.
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
SOLANGE APARECIDA MIRANDA FERNANDES
[email protected]


FONTE: Minsait
Notícias Relacionadas »