Novas superfícies transformam o teto em ponto focal dos projetos

Aliando versatilidade e inovação, Teto Vinílico possibilita composições curvas, anguladas e contínuas que potencializam a identidade dos ambientes

GABRIELA DE CASTRO
24/07/2025 16h10 - Atualizado há 22 horas

Novas superfícies transformam o teto em ponto focal dos projetos
Natalia Duarte – Apto Guga e Endy – Teto Vinílico Origens Angelim - Maceió, AL – Foto: Rogerio Maranhão
Muito além de esconder estruturas e embutir iluminação, o teto vem assumindo um papel cada vez mais expressivo nos projetos arquitetônicos e de interiores. Com possibilidades que vão desde planos inclinados até sancas curvas e formas geométricas marcantes, revestimentos contemporâneos se consolidam como um território criativo que une estética, técnica e inovação.

Ao lado de paredes e pisos, a superfície superior dos ambientes agora se abre como uma tela em branco para a experimentação. A liberdade formal ganha força em projetos que exploram o teto como extensão do conceito do espaço, sendo protagonista ou complemento de uma linguagem arquitetônica coesa.


Parte desse movimento se deve ao avanço de materiais e tecnologias que permitem novas abordagens para o uso do forro. É o caso do Teto Vinílico by Talt, que combina leveza, resistência e versatilidade de aplicação. Adaptável a diferentes estilos — do minimalismo urbano ao acolhimento orgânico —, o material oferece flexibilidade para acompanhar curvas, ângulos e desníveis, além de facilitar soluções criativas de iluminação embutida, aplicações lineares e composições tridimensionais.
 
 

Natalia Duarte – Apto Guga e Endy – Teto Vinílico Origens Angelim - Maceió, AL – Foto: Rogerio Maranhão

Na área social do Apto Guga e Endy, em Maceió (AL), a arquiteta Natalia Duarte apostou no Teto Vinílico Origens Angelim aplicado em planos inclinados com curvatura. O teto percorre os ambientes criando continuidade e leveza visual, reforçada pelo mobiliário em tons claros.

Idealizadora desse tipo de solução, a Talt tem se destacado por colaborar com arquitetos e designers na criação de tetos únicos, com resultados que aliam precisão técnica e liberdade estética. Seus revestimentos vinílicos viabilizam projetos que antes seriam inviáveis com materiais mais rígidos, como gesso ou madeira. É o caso de tetos curvos em halls, sancas assimétricas em livings e até volumes inclinados que criam movimento e profundidade nos ambientes.
 
   
 

Doma Arquitetura - Casa dos Sonhos – Teto Vinílico Jungle Doma - Jundiaí, SP – Foto: Thiago e Dam Mol

Em Jundiaí (SP), a Casa dos Sonhos, projetada pela Doma Arquitetura, ganha dinamismo com o Teto Vinílico Jungle Doma aplicado em ângulo sobre a sala de estar. A volumetria destaca a cobertura e harmoniza com o mobiliário de linhas suaves e paleta neutra.

Outro diferencial do Teto Vinílico está na instalação limpa e ágil, sem produção de entulho ou resíduos. Essa característica o torna ideal tanto para obras rápidas quanto para reformas em espaços já ocupados. Além disso, o material é resistente à umidade, tem alta durabilidade e fácil manutenção — fatores que o tornam aplicável em áreas como banheiros, cozinhas e varandas, sem comprometer o desempenho estético.
 
 

Renata Ciccarini - Com Viver - Teto Vinílico e Vini Ripado Origens Tauari – CASACOR Brasília 2024 – Foto: Edgard César
 
No projeto Com Viver, da arquiteta Renata Ciccarini, o padrão Origens Tauari na versão Teto Vinílico e Vini Ripado reveste teto e parede, respectivamente, criando unidade visual e continuidade entre as superfícies. A linguagem natural se estende ao mobiliário e à paleta de cores, reforçando a sensação de aconchego.
 
 
Projeto Cris Nunes - Teto Vinilico Jungle Doma – Foto: Rogerio Maranhão

No projeto de Cris Nunes, o Teto Vinílico Jungle Doma acompanha o recorte do teto e cria continuidade com a parede posterior. O amadeirado claro ressalta a luz natural e valoriza o mobiliário minimalista com tons acolhedores.

Com o avanço dessa tendência, o forro deixa de ser um fundo neutro para se tornar um elemento de linguagem arquitetônica. Em vez de ocultar, revela. Em vez de nivelar, diferencia. O que antes era uma superfície meramente funcional agora assume formas orgânicas, geometrias ousadas ou planos que flutuam, abrindo espaço para narrativas visuais inesperadas.

Sobre a Talt
Fundada em 1991 pelo empresário Leopoldo Beserra, a Araforros consolidou-se como referência nacional na fabricação de produtos com base vinílica, como forros, portas sanfonadas e telhas. Em 2025, evoluiu para Talt, abraçando um novo posicionamento no mercado de arquitetura e design. Com sede industrial em Arapiraca, Alagoas, a empresa conta com mais de 300 colaboradores e um parque fabril de 15 mil m², dedicado à inovação e ao design em materiais de acabamento para construção civil, arquitetura e decoração.

Atuando em todo o mercado brasileiro, a Talt atende mais de 3.000 clientes ativos, estando presente em mais de 1.000 cidades. Em plena expansão internacional, a marca também está presente em oito países da América Latina, além de Europa e Estados Unidos, levando sua expertise e qualidade para os principais polos de arquitetura e design de interiores.
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
GABRIELA DE CASTRO MOREIRA LIMA
[email protected]


Notícias Relacionadas »