A 3ª edição do Festival de Cinema Coreano (KOFF – Korean Film Festival), principal evento dedicado à cinematografia sul-coreana no país, acontecerá em 7 (sete) cidades brasileiras. A programação em Piracicaba é composta por uma Mostra Não-Competitiva e uma Mostra Competitiva, com exibições inéditas no Brasil, debates internacionais em formato híbrido, oficinas de cinema, homenagem ao cineasta Lee Chang-dong, e a exibição comemorativa aos 50 Anos da KOFA - Korean Film Archive, trazendo 7 (sete) filmes inéditos restaurados dos anos 50 ao Brasil.
Com entrada gratuita, KOFF exibirá 80 filmes, entre curtas e longas metragens em 7 cidades brasileiras, além de promover uma homenagem ao cineasta Lee Chang-dong e comemorar os 50 Anos da KOFA - Korean Film Archive, exibindo obras do cinema coreano dos anos 50, restaurados digitalmente em 4k
Com o objetivo de aproximar Brasil e Coreia do Sul por meio do universo audiovisual, o festival apresenta produções do circuito comercial e do cinema independente, valorizando títulos reconhecidos pela crítica, aclamados pelo público e premiados em festivais na Coreia do Sul e no mundo.
Serão 5 dias inteiramente dedicados ao cinema sul-coreano no Teatro do Engenho Central, que será especialmente configurado e transformado em sala de cinema, para receber os filmes e proporcionar ao público a melhor experiência.
O recorte curatorial proposto pelo Prof. Dr. Rubens Rewald para 2025 aborda o tema "Diversidade e Modernidade" no cinema sul-coreano. Já os debates conduzidos pelo co-curador Prof. Dr. Josmar Reyes irão tratar da produção, distribuição e exibição, além de estudos e pesquisas sobre o cinema sul-coreano.
Além das exibições, o festival apresenta uma programação complementar que inclui eventos de Abertura e Encerramento, Debates Internacionais em formato híbrido com cineastas e produtores do Brasil e da Coreia do Sul, e Oficinas de Produção de Cinema em escolas públicas.
Homenagem
Um dos momentos mais aguardados será a homenagem ao renomado cineasta sul-coreano Lee Chang-dong, realizada na cidade de São Paulo. Como parte da programação, serão exibidos quatro de suas obras ao público, celebrando sua contribuição única ao cinema mundial.
50 anos da KOFA - Korean Film Archive
A 3ª edição do KOFF também celebra os 50 anos da Korean Film Archive (KOFA), que em tradução livre significa "Arquivo de Filmes Coreanos". Trata-se de uma organização sem fins lucrativos e o único acervo nacional dedicado ao cinema da Coreia do Sul. Sua principal missão é coletar, preservar e catalogar filmes e materiais relacionados, além de promover o acesso do público a essas coleções. As obras serão apresentadas em resolução 4K, garantindo uma experiência cinematográfica de alta qualidade. Esta especial celebração é resultado da importante parceria entre KOFF (Korean Film Festival), KCCB (Centro Cultural Coreano no Brasil) e KOFA (Korean Film Archive).
Sobre o KOFF
Em sua terceira edição, o Festival de Cinema Coreano - KOFF conta com o patrocínio das empresas CJ do Brasil, Hyundai Motor Brasil, Glovis Brasil Logística e Atomy do Brasil.
O projeto foi aprovado pelo Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo - PROAC ICMS, e é realizado pela Trein Produção Cultural e pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, nas cidades de Piracicaba e São Paulo.
Em âmbito federal, KOFF fará exibições em mais cinco cidades, a saber: Goiânia, Fortaleza, Porto Alegre, Curitiba e Belo Horizonte, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.
Na edição de Piracicaba, o festival também conta com o apoio institucional da Secretaria Municipal de Cultura, da Câmara Municipal e da Prefeitura de Piracicaba.
Debates
Debate 1 – Produção e Realização Cinematográfica Sul-coreana
Desafios e dificuldades para produzir um filme na Coreia do Sul atualmente em comparação a anos anteriores
Debate 2 – Distribuição e Exibição de Filmes Sul-coreanos
Estratégias e práticas atuais de difusão do cinema sul-coreano na Coreia do Sul e no Exterior
Debate 3 – Estudos e Pesquisa sobre Cinema Sul-coreano
Dimensão de abrangência dos estudos de cinema sul-coreano nas universidades sul-coreanas e estrangeiras e a pesquisa global em torno do cinema sul-coreano
Sobre o curador Rubens Rewald
Roteirista, teatrólogo, professor da Universidade de São Paulo (USP) e diretor de cinema. Formado em cinema e doutor em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), é também autor do livro Caos dramaturgia, publicado em 2005. No teatro, escreveu a peça O Rei de Copas (1994), indicada para o Prêmio Mambembe pela renovação da linguagem teatral. Em 1999, trabalhou na adaptação da peça Esperando Godot, de Samuel Beckett, e escreveu Acordei pensando em bombas, ambas com direção de Cristiane Paoli-Quito. Também desenvolveu um trabalho de utilização dramática em vídeo em três peças: Dias felizes (1989), texto de Samuel Beckett, Dois perdidos numa noite suja (1992), de Plínio Marcos e Budro (1994), dirigido por Bosco Brasil. Em 2007, codirigiu o longa Corpo, em parceria com Rossana Foglia, que ganhou o prêmio de melhor filme estrangeiro no The Method Independent Film Festival, em Los Angeles. Seus filmes mais recentes são Segundo Tempo (2019, lançamento no Brasil 2023) e Jair Rodrigues – Deixa que Digam (2020, lançamento no Brasil em abril de 2023). Além disso, dirigiu os documentários de longa-metragem Esperando Telê (2009) e Intervenção – Amor Não quer Dizer Grande Coisa (2017), ambos em parceria com Tales Ab'Sáber, e os documentários para a TV Rainha Hortência e Magic Paula (2014) e 800M (2016), em parceria com Aarón Fernandez, além dos curtas Cânticos (1991) e Mutante... (2002). Foi roteirista do filme Hoje (2011), de Tata Amaral, e do documentário Todas as Manhãs do Mundo, de Lawrence Whaba (2016).
Programação Festival de Cinema Coreano – KOFF
14/08/2025
18h às 22h – Mostra Competitiva de Curtas-Metragens
15/08/2025
18h – Cerimônia de Abertura
18h30 – Harbin – link com fotos https://postimg.cc/gallery/0723d05
20h30 – About Family – link com fotos https://postimg.cc/gallery/0kmKqhq
16/08/2025
11h – Mostra Não-Competitiva de Curtas-Metragens
14h – Longa Mostra Competitiva
16h – You Are The Apple Of My Eye – link com fotos https://postimg.cc/gallery/rwhGvMR
18h – Streaming – link com fotos https://postimg.cc/gallery/87jfQZz
20h – The Childe – link com fotos https://postimg.cc/gallery/drtmCxZ
17/08/2025
11h – Mostra Não-Competitiva de Curtas-Metragens
14h – Longa Mostra Competitiva
16h – Secret: Untold Melody – link com fotos https://postimg.cc/gallery/YHNBxk3
18h – Lost – link com fotos https://postimg.cc/gallery/J0p2qQ2
20h – Nakdong River – link com fotos https://postimg.cc/fk1wxyHh
(Mostra 50 anos – KOFF/KOFA/KCCB)
18/08/2025
11h – Mostra Não-Competitiva de Curtas-Metragens
12h – Longa Mostra Competitiva
14h – Dream Palace – link com fotos https://postimg.cc/gallery/06gvqsY
16h – Citizen of a Kind – link com fotos https://postimg.cc/gallery/pFmTrbk
18 – Crypto Man – link com fotos https://postimg.cc/gallery/Kzdr3vr
FICHA TÉCNICA
Curador - Rubens Rewald. Diretora do Festival e Co-curadora - Marcia Kling. Consultor do Festival - Antonio Leal. Produtora Executiva e Co-curadora - Erika Fromm. Produtora Executiva e Co-curadora - Tatiana Groff. Embaixador do Festival - Gabriel Kim. Marketing - David Alves. Assessoria de Imprensa - Maria Fernanda Teixeira e Maurício Barreira. Coordenadora de Mídia Social - Silvia Barbato. Debates/Mediadores - Antonio Leal e Tatiana Groff. Debates/Convidados - Erica de Freitas, Carlos Zibel, João Paulo Schlittler, Soleiman Dias, Roberto Franco Moreira, Kwak Jae Hyeok, Peter Kronstrom, Daniela Klaiman, Beto Oliveira, entre outros convidados nacionais e internacionais.
Sinopses dos Longas Metragens - Mostra Não-Competitiva
Harbin (2024), de Woo Min-ho
Em 1909, o líder da resistência coreana Ahn Jung-geun enfrenta dúvidas sobre sua lealdade após um ataque que resultou na morte de muitos de seus companheiros. Recusando-se a executar prisioneiros japoneses, Ahn decide assassinar Itō Hirobumi, ex-Primeiro-Ministro do Japão, para lutar pela independência da Coreia. Ele organiza uma equipe para realizar o atentado durante a viagem de trem de Itō até Harbin. Após enfrentar traições, emboscadas e a perda de explosivos, a equipe usa uma operação secreta para identificar um informante. No momento decisivo, Ahn consegue atirar em Itō na estação ferroviária, proclamando a independência coreana antes de ser capturado. O assassinato desencadeia consequências profundas, e Ahn é enforcado em 1910. Apesar da derrota, sua luta inspira novos combatentes pela liberdade, simbolizando a resistência coreana frente à ocupação japonesa.
About Family (2024), de Yang Woo-suk
Moo-ok é o orgulhoso dono do Pyeongmanok, um restaurante lendário conhecido por suas filas desde os tempos pré-redes sociais. No entanto, ele vive uma crescente angústia: seu único filho, Moon-seok, abandonou o restaurante e a vida familiar para seguir o caminho monástico. Um dia, tudo muda quando um grupo de jovens aparece afirmando ser filhos de Moon-seok. Surpreendido, Moo-ok se vê cercado por herdeiros inesperados e experimenta uma alegria que nunca conhecera. Enquanto isso, Moon-seok revisita memórias do passado, antes de se tornar monge, e se depara com uma revelação surpreendente que pode mudar tudo.
You Are The Apple Of My Eye (2024), de Cho Young-Myoung
Jinwoo e seus amigos vivem as alegrias e confusões da adolescência, todos encantados por Seon-ah, uma colega admirada por sua inteligência e aura misteriosa. Quando Jinwoo e Seon-ah se aproximam, nasce entre eles um romance delicado que atravessa os altos e baixos do ensino médio. Entre descobertas, sentimentos intensos e despedidas, o filme retrata o primeiro amor com leveza e nostalgia, mostrando que nem todo amor precisa durar para ser inesquecível.
Streaming (2025), de Cho Jang-ho
Em um futuro onde apenas o streamer mais popular recebe todos os lucros na plataforma fictícia WAG, Woo Sang é o número um no segmento policial, famoso por investigar casos arquivados. No entanto, uma controvérsia o derruba e ele perde tudo. Para recuperar sua posição, ele decide transmitir ao vivo a investigação dos assassinatos em série da Hemline. Conforme se aproxima da verdade, Woo Sang descobre que o próprio assassino está assistindo à live, transformando a busca por justiça em um jogo mortal em tempo real.
Secret: Untold Melody (2023), de Seo You-min
Jinwoo e seus amigos vivem as alegrias e confusões da adolescência, todos encantados por Seon-ah, uma colega admirada por sua inteligência e aura misteriosa. Quando Jinwoo e Seon-ah se aproximam, nasce entre eles um romance delicado que atravessa os altos e baixos do ensino médio. Entre descobertas, sentimentos intensos e despedidas, o filme retrata o primeiro amor com leveza e nostalgia, mostrando que nem todo amor precisa durar para ser inesquecível.
Lost (2025), de Kang Dong-in
Em meio à espera por um transplante de pulmão, o atirador Yoon Tae-hwa descobre que seu pai, doador do órgão, se envolveu em um grave acidente de trânsito. Buscando redenção, Tae-hwa se aproxima de Kwon Mi-ji, filha da vítima, mas a encontra cometendo um roubo. Ao poupar Mi-ji, ele inicia uma relação inesperada que ganha novos contornos quando ela propõe um acordo: ajudá-la a encontrar sua mãe desaparecida. O que começa como um ato de culpa evolui para uma jornada emocional em busca de respostas e reconciliação. Um drama denso sobre redenção, segredos familiares e os limites do perdão.
I, the Executioner (2024), de Ryoo Seung-wan
O detetive Seo Do-cheol dedica seus dias e noites à Divisão de Crimes Graves, mesmo que isso custe sua vida pessoal. Quando o assassinato de um professor revela ligações com casos antigos, surge a suspeita de um serial killer, mergulhando o país em pânico. Desafiando a polícia, o criminoso começa a divulgar teasers online indicando as próximas vítimas, transformando a investigação numa corrida contra o tempo. Para enfrentar essa ameaça, Seo Do-cheol conta com a chegada do idealista novato Park Sun-woo. Entre pistas enigmáticas e reviravoltas inesperadas, os dois mergulham em um jogo mortal onde cada passo pode ser fatal.
Dream Palace (2022), de KA Sung-moon
Dream Palace narra a história de Hye-jung, que tenta recomeçar a vida com o filho após perder o marido em um incêndio. Ao se mudar para um novo conjunto habitacional, ela enfrenta problemas estruturais nos apartamentos e a indiferença dos responsáveis. Isolada e rejeitada por todos os lados, Hye-jung luta para seguir em frente em meio à dor, culpa e injustiça. O filme é um drama sensível sobre sobrevivência e resiliência.
Citizen of a Kind (2024), de Park Yong-ju
Inspirado em uma história real, o filme sul-coreano acompanha uma mãe solteira (Ra Mi Ran) que perde todas as economias em um golpe de phishing por voz. Insatisfeita com a falta de ação da polícia, ela decide agir por conta própria e, com a ajuda de duas amigas e de um membro de gangue (Gong Myoung), parte em uma arriscada missão para desmascarar os golpistas. Dirigido por Park Young Ju, o longa mistura ação, drama e humor, mostrando a força de uma mulher comum diante da injustiça.
Crypto Man (2025), de Harry Hyun
Sob intensa pressão materna, Do-hyun falsifica documentos para estudar em um distrito escolar de elite em Seul, dando início a uma trajetória marcada por manipulação e ambição. Na universidade, une forças com Ji-woo em um esquema para fraudar subsídios públicos. O plano evolui até a criação da "MOMMY coin", criptomoeda que os leva à fama — mas também à mira de reguladores. Inspirado em fatos reais, o filme aborda de forma crítica os limites éticos do sucesso e questiona se o verdadeiro problema está no sistema ou em quem o domina.
Serviço:
3ª Edição do Festival de Cinema Coreano – KOFF em Piracicaba
Piracicaba (SP): 14 a 18 de agosto
Local: Teatro do Engenho Central
Endereço: Av. Dr. Maurice Allain, 454 - Parque do Engenho Central
Entrada: Gratuita
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LUCIANE PAFARO GOMES ANHAO
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