Foto: Divulgação Pública enviada por Samira Calais Jornalista
Vozes que Inspiram: "Flores de Baobá" organizou um Sarau Emocionante.
No dia 23 de julho de 2025, um coletivo de Escritoras Negras, respectivamente: Benedita Lopes, Catita, Cláudia Walleska, Esmeralda Ribeiro, Joice Aziza, Mari Vieira e Samira Calais,
tiveram a honra de estruturar um evento especial: o Sarau "Flores de Baobá", em comemoração ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. Este sarau foi uma oportunidade única para celebrar a força, a voz e a criatividade das mulheres negras por meio da poesia, obras literárias necessárias.
O evento durou duas horas, repleto de apresentações e depoimentos emocionantes. Sete escritoras, as "Flores de Baobá", compartilharam seus poemas e reflexões, totalizando minutos de pura inspiração. Além disso, quatro convidadas especiais apresentaram seus trabalhos poéticos.
A MC Joice Aziza conduziu o evento, iniciando com uma abertura poderosa que destacou a importância da voz da mulher negra na literatura e na sociedade.
As participantes convidadas foram Lina Veloso, Celinha Reis, Zenaide Santos S. Aguilar, Lenny Blue fizeram agradecimentos às escritoras presentes. O sarau foi intercalado com a música "Lugar de Fala", enfatizando a mensagem central do evento: o espaço e a liberdade para que as mulheres negras se expressassem. Essas escritoras, também fizeram parte da emblemática Foto Histórica na escadaria do Bixiga, 2022 e 2024, um momento icônico celebrando a jornada do coletivo, agora elas se reuniram para um novo capítulo de compartilhamento, reafirmação e continuidade de suas narrativas.
Ao longo do sarau, teve momentos dedicados à divulgação de iniciativas como a Lojinha das Flores e o lançamento do livro "Das Raízes", além do encerramento emocionante das organizadoras do evento As Flores de Baobá.
Diga-se de passagem, a escritora Esmeralda Ribeiro, cofundadora da icônica série literária Cadernos Negros, integrante do Flores, sempre relembra a dificuldade de acesso e conexão entre mulheres negras escritoras nas décadas de 1980 e 1990, antes da era das redes sociais, ele visa incentivar mulheres negras a escrever, publicar e expressar suas ideias, sentimentos e experiências.
Em um encontro virtual memorável, o Diretor da Editorial Punto y Coma da Colômbia, Jerson Ledesma, o autor, apresentador e fotógrafo Ragnar estavam conduzindo uma entrevista online, com a autora mexicana Maribel Chavarria e o também autor Jon, eles tiveram a oportunidade de serem apresentados por Zenaide para todos os envolvidos do Sarau, esta ponte de intercambio também se estendeu em Miami para as Empoderadas Diversas - Voces Poderosas International INC, uma plataforma dos Estados Unidos, um coletivo de mulheres dedicadas a "formar, informar e atualizar" suas integrantes sobre diversos assuntos, com foco no empoderamento feminino.
Este evento não foi apenas uma celebração da poesia; foi um tributo à resistência e à resiliência das mulheres negras na literatura e na cultura da Mulher Negra Latino-Americana Caribenha e um intercâmbio literário.
O evento foi sediado na União de Mulheres de São Paulo, localizada na Rua Coração da Europa, 1395, no bairro da Bela Vista, em São Paulo, local que possui uma história imprescindível com uma trajetória de 40 anos dedicada à defesa dos direitos femininos. Sua atuação é intrínseca à própria história do feminismo no Brasil.
A todos que participaram, se inspiraram e celebraram, só restou o sentimento Gratidão Ancestralidade!
Por Zenaide Santos S. Aguilar
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ZENAIDE DOS SANTOS
[email protected]