Da cadeira ao cuidado: como o terapeuta capilar está mudando o mercado da beleza
BRUNA SUDáRIO
24/07/2025 15h34 - Atualizado há 1 dia
Divulgação Bruna Sudário
Por Margaret Siqueira* Mais do que tratar fios, o terapeuta capilar volta seu olhar para a saúde do couro cabeludo, investigando as causas por trás das disfunções e promovendo o bem-estar integral da pessoa. Essa abordagem mais completa tem transformado a forma como conectamos saúde e estética — tanto nos salões quanto nas salas de aula.
A crescente demanda por esses profissionais é um dos fatores que impulsionam o setor. Segundo dados do SEBRAE, o Brasil ocupa hoje a terceira posição entre os maiores mercados de beleza do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e da China.
Nesse cenário em constante expansão, a terapia capilar ganha espaço como uma área técnica que alia cosmética, ciência e cuidado com o couro cabeludo, representando uma oportunidade para profissionais que desejam atuar no tratamento de disfunções e alterações como as alopecias, cada vez mais evidentes na rotina dos salões e clínicas.
A formação desse profissional representa uma nova porta de entrada para quem busca conhecimento técnico e científico, aliado à prática e ao acompanhamento próximo durante o processo de aprendizagem — fundamentais para o sucesso na carreira.
Com base sólida em ciência, escuta ativa e prática qualificada, o terapeuta capilar conquista um espaço cada vez mais relevante no mercado, com atuação que se expande para salões, clínicas e consultórios.
Sendo o setor da beleza uma área cada vez mais multidisciplinar, aprofundar o conhecimento, evoluir na prática profissional e atuar com propósito fazem toda a diferença. Seja por meio de cursos livres ou formações de nível superior, é possível adquirir cal, a evolução no setor da beleza passa por um caminho que prioriza a saúde como ponto de equilíbrio e a beleza como expressão de longevidade capilar. A união entre diferentes áreas e saberes fortalece o cuidado com o cliente/paciente e abre espaço para novas parcerias e formas de atuação. Por isso, a terapia capilar deixa de ser um nicho e se firma como um verdadeiro movimento no mercado — o de integrar saúde, ciência e beleza com propósito.
*Margaret Siqueira é tricologista, fundadora do Instituto Capilare, palestrante e mentora de negócios na área da saúde, beleza e terapia capilar. Atua na formação de profissionais com foco em excelência técnica, ética e inovação. Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
BRUNA ALVES SUDARIO
[email protected]