Um ano após enchentes, entidades sociais finalizam reestruturação com recursos viabilizados por meio do Instituto Elisabetha Randon

Organizações contempladas por edital do Pró-Social estão na fase de prestação de contas após aplicarem recursos para a recomposição dos espaços

ANK REPUTATION - ASSESSORIA DE IMPRENSA
23/07/2025 16h12 - Atualizado há 18 horas

Um ano após enchentes, entidades sociais finalizam reestruturação com recursos viabilizados por meio do
Noele Scur
As oito Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que firmaram parceria com o Instituto Elisabetha Randon (IER), estão em fase de prestação de contas do edital emergencial. O documento foi lançado em dezembro do ano passado para apoiar entidades atingidas pelas enchentes de maio de 2024 nos Vales do Sinos e Caí. Com recursos viabilizados pelo programa Pró-Social, operado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (SEDES), o valor total repassado foi de R$ 769,6 mil, destinados pela Randoncorp por meio de ICMS.

O investimento foi direcionado à aquisição de equipamentos, mobílias e materiais para reestruturação dos espaços físicos das instituições. O objetivo do edital foi garantir a continuidade dos atendimentos na modalidade de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que oferece atividades educativas, culturais e de fortalecimento comunitário a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.


Cada organização recebeu até R$ 100 mil para recompor sua infraestrutura. Um dos exemplos é o Centro Medianeira, de São Leopoldo, que teve sua sede completamente alagada. A água chegou a quase quatro metros de altura - com marcas ainda visíveis nos telhados. Todos os móveis foram perdidos no desastre. A entidade oferece atendimento diário a cerca de 356 crianças e adolescentes com oficinas de música, judô, padaria, informática, costura, horta, entre outras.

Durante uma visita técnica da equipe do IER ao local, a diretora Renata Rodrigues falou sobre a retomada. “É como se a gente tivesse zerado toda a nossa existência nesse bairro, onde atuamos desde 2009. Ver o espaço reconstruído e cheio novamente, com os móveis e equipamentos, é como recomeçar a nossa história”, apontou.

A visita faz parte do acompanhamento das ações previstas em edital já que o período de execução por parte das entidades é de março a julho. Desta forma, a visita faz parte do processo de asseguração sobre os cumprimentos das regras previstas. O Centro Medianeira recebeu a coordenadora de responsabilidade social do IER, Jeanine Pacholski, a contadora da organização, Maristela Pellin, além da chefe da Divisão do Pró-Social do governo do estado, Gisa Nunez.

Além do Centro Medianeira, foram contempladas pelo edital as seguintes organizações:
 
  • ACSC Centro Social Madre Regina – Novo Hamburgo;
  • Círculo Operário Leopoldense – São Leopoldo;
  • Instituto Lenon Joel da Paz – São Leopoldo;
  • Associação Assistencial Beneficente Niterói – Canoas;
  • Associação Cultural e Beneficente Jardim de Infância Pinóquio – Canoas;
  • Associação dos Deficientes Visuais – Canoas;
  • Ação Encontro – ABEFI – Novo Hamburgo.
     
“Essa parceria entre o Instituto e o Pró-Social é uma forma concreta de dar suporte a quem está na linha de frente do atendimento social. Seguiremos contribuindo para reconstruir vidas e espaços com dignidade”, afirma a gerente de responsabilidade social da Randoncorp e diretora-presidente do IER, Maurien Randon Barbosa.

O Programa Pró-Social estimula a colaboração entre empresas, OSCs e o governo estadual para o desenvolvimento de projetos sociais de impacto, por meio de incentivo fiscal via ICMS. A iniciativa prioriza ações voltadas à inclusão, segurança alimentar, qualificação, geração de renda e fortalecimento comunitário. O edital mencionado foi executado em parceria com o Instituto Elisabetha Randon e o Departamento de Inclusão Socioprodutiva e Projetos Especiais da Sedes. A Randoncorp é uma das 21 empresas que mais aportam recursos ao programa por meio de incentivo fiscal. O IER e a Secretaria de Desenvolvimento Social são parceiros desde 2008.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Lucas Guarnieri
[email protected]


Notícias Relacionadas »