Bracell participa de iniciativa que visa prevenir incêndios em mais de 330 mil hectares de áreas protegidas em São Paulo

Em parceria com a Fundação Florestal e startup umgrauemeio, empresa reforça seu compromisso com a conservação ambiental em larga escala e uso de tecnologia de ponta

Victoria Santos
23/07/2025 15h52 - Atualizado há 22 horas

Bracell participa de iniciativa que visa prevenir incêndios em mais de 330 mil hectares de áreas protegidas
Divulgação
A Bracell, uma das líderes globais na produção de celulose solúvel, deu mais um passo estratégico em sua atuação voltada à conservação ambiental e proteção da biodiversidade. A empresa formalizou uma aliança com a Fundação Florestal, órgão responsável pela gestão de Unidades de Conservação no estado de São Paulo, e com a climatech umgrauemeio, especializada em soluções tecnológicas para prevenção de incêndios florestais.

A iniciativa prevê o monitoramento de mais de 330 mil hectares de áreas nativas por meio da plataforma Pantera, desenvolvida pela umgrauemeio. Trata-se de uma solução tecnológica integrada que combina inteligência artificial, sensores, câmeras e imagens de satélite para detectar focos de incêndio em tempo real, avaliar riscos, acionar respostas rápidas e medir impactos com precisão. A tecnologia fortalece a capacidade de atuação preventiva e estratégica durante os períodos de maior risco.


“Cada uma das instituições entrou com o que tem de melhor, provando que a união de forças entre o poder público, privado e a inovação das climatechs tem um grande potencial para resolver problemas complexos com rapidez e alta qualidade”, ressalta Osmar Bambini, diretor de inovabilidade (CIO) da umgrauemeio.

O sistema será ativado inicialmente em 12 Unidades de Conservação consideradas estratégicas pela Fundação Florestal. Nessas áreas, o monitoramento inteligente permitirá ampliar a capacidade de resposta e garantir mais agilidade e segurança na tomada de decisão. O projeto será desenvolvido em três etapas complementares: implementação da tecnologia em campo; integração com a infraestrutura já existente de combate ao fogo; e expansão para áreas críticas, com a instalação de novas torres, câmeras e sensores. Além disso, a plataforma utilizará imagens de satélite de alta resolução para monitorar continuamente os aceiros e a biomassa seca acumulada, dados fundamentais para orientar ações preventivas em momentos de alerta máximo.

A iniciatva representa uma nova fase da colaboração entre a Bracell e a Fundação Florestal, iniciada em 2023 no âmbito do programa estadual Adote um Parque. Desde então, já foram viabilizadas ações como a construção de uma passagem aérea de fauna para o muriqui-do-sul, maior primata do Brasil, e o monitoramento acústico de espécies em Unidades de Conservação. Agora, o foco se volta à prevenção de incêndios em larga escala, com a ativação de um modelo inovador de gestão integrada que une o setor público, a iniciativa privada e a tecnologia.

Para Rodrigo Levkovicz, Diretor Executivo da Fundação Florestal, o uso da tecnologia é hoje um dos pilares da atuação da Fundação, especialmente na prevenção de incêndios e na gestão inteligente das Unidades de Conservação. “Com a plataforma Pantera, damos um salto na capacidade de monitoramento em tempo real e resposta rápida. Parcerias como essa, com a Bracell e a umgrauemeio, mostram que é possível unir inovação e efetividade na proteção ambiental, com ganhos concretos para a biodiversidade e para a sociedade”, diz.

Compromisso com conservação em larga escala
A Bracell incorporou a iniciativa ao seu Compromisso Um-Para-Um, no qual se compromete a proteger 1 hectare de área de conservação para cada 1 hectare de eucalipto plantado. Lançado em 2022, o Compromisso já atingiu 92% da meta prevista até 2025 e está presente nos estados de São Paulo, Bahia e Mato Grosso do Sul. Ao ampliar essa frente de atuação, a companhia reforça sua contribuição para a preservação da biodiversidade e das paisagens naturais nos territórios onde opera.

Além de financiar integralmente o monitoramento digital das áreas protegidas, a Bracell atuará para fomentar a participação de outras empresas na iniciativa, promovendo um modelo colaborativo e sustentável de gestão ambiental. Com contrato inicial de 60 meses, renovável por mais cinco anos, o projeto reafirma o papel da empresa como agente de transformação nos territórios em que está presente, com foco em governança, impacto positivo e visão de longo prazo.

“Nosso compromisso com a conservação vai além das áreas sob gestão direta. Ao integrar tecnologia de ponta em áreas públicas por meio de parcerias como essa, mostramos que é possível combinar inovação, colaboração e impacto real. A prevenção de incêndios é um dos maiores desafios ambientais atuais, e a Bracell está determinada a contribuir de forma concreta para enfrentá-lo”, afirma João Augusti, gerente de Sustentabilidade da Bracell.

Essa atuação está alinhada à Agenda Bracell 2030, plano de metas sociais e ambientais lançado pela companhia para orientar suas ações de sustentabilidade ao longo da década. O compromisso com a inovação, a conservação ambiental e a colaboração institucional fazem da Bracell uma das referências em soluções ambientais de grande escala no setor florestal.
 
Sobre a Bracell
A Bracell é uma das líderes globais na produção de celulose solúvel e especial, com expertise no cultivo sustentável de eucalipto, base para a fabricação de celulose de alta qualidade. Com operações no Brasil desde 2003, a empresa integra o grupo Royal Golden Eagle (RGE), com sede em Singapura. Conta com mais de 11 mil colaboradores e duas unidades industriais no país — em Camaçari (BA) e Lençóis Paulista (SP) — além de escritório administrativo em Singapura e estruturas comerciais na Ásia, Europa e Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.bracell.com

 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VICTORIA APARECIDA DOS SANTOS BERNARDES DA SILVA
[email protected]


FONTE: https://www.bracell.com/
Notícias Relacionadas »