O professor e atleta Fabrício Batista vive um momento especial em sua carreira no Jiu-Jitsu. Em apenas dois meses, o brasileiro conquistou quatro títulos importantes, sendo o mais recente no Rio Winter International Open, realizado no dia 11 de julho pela renomada IBJJF (Federação Internacional de Jiu-Jitsu Brasileiro). O feito consolida sua trajetória como atleta e reforça o impacto positivo de seu trabalho social nas comunidades do Engenho da Rainha, Inhaúma e Pilares, zona norte do Rio de Janeiro.
A sequência vitoriosa de Fabrício inclui os títulos de Campeão Estadual pela FJJ-Rio, Campeão Brasileiro em duas categorias pela CBJJO e, mais recentemente, Campeão do Rio Winter International pela IBJJF. Como atleta da equipe Journey Martial Arts, com sede em Youngsville, Carolina do Norte, ele representa uma ponte entre o Jiu-Jitsu brasileiro e norte-americano.
"Luto em todas as federações, por isso essa diversidade de títulos, mas quero mesmo é lutar os campeonatos europeus e nos eventos nos Estados Unidos. Lá hoje em dia tem muitos atletas renomados e quero ter a oportunidade de enfrentá-los, pois o nível nos EUA está bem mais evoluído", explica Fabrício.
A conexão internacional do professor vai além das competições. Formado em Educação Física, com pós-graduação em Inclusão Social e MBA em Gestão Esportiva, Fabrício tornou-se responsável pelo projeto social da Journey Martial Arts no Rio de Janeiro após convite do Sensei Brent Rowe, fundador da equipe na Carolina do Norte.
"Ele tem dado suporte para que as crianças possam participar de eventos grandes, dando possibilidades que elas nunca esperariam um dia alcançar", explica o professor. "Estamos formando diversos campeões aqui, não só no tatame, mas também na vida."
Os resultados do projeto impressionam. Em menos de um ano, o professor Fabrício formou dois campeões brasileiros, um vice-campeão, quatro campeões pan-americanos e um vice-campeão. "As crianças passaram a perceber a importância que um esporte tão popular pode ser uma força para o bem", comenta o atleta.
O contato com a equipe internacional despertou o interesse dos jovens pela língua inglesa e melhorou o rendimento escolar devido à disciplina exigida pelo esporte. "Quem sabe em um futuro não tão distante, essas crianças não possam fazer intercâmbio em outros países", projeta o professor.
Segundo Brent e Rachel Rowe, fundadores da equipe em Youngsville (na Carolina do Norte - EUA), as portas estão sempre abertas para os brasileiros, pois o esporte significa ultrapassar fronteiras. O projeto de Fabrício funciona no CT Alex Ferreira, na Rua Dr. Magessi 25, em Inhaúma, oferecendo aulas gratuitas de Jiu-Jitsu, além de Muay thai com o Mestre Alex Ferreira e Judô com o Sensei Jean Rosa, da equipe do Instituto Renascer.
Com seus títulos recentes e o trabalho social reconhecido internacionalmente, Fabrício Batista demonstra como o esporte pode transformar vidas e criar pontes entre culturas, consolidando-se como uma referência no Jiu-Jitsu brasileiro e na formação de jovens atletas.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ANA PAULA DA CRUZ MAGALHÃES
[email protected]