Com população cada vez mais idosa no Brasil, cuidado com saúde mental na terceira idade precisa ser redobrados

País tem mais de 32 milhões de pessoas acima dos 60 anos, de acordo com último Censo. Curso de extensão do Senac EAD é chance de qualificação

THAILIZE OLIVEIRA
23/07/2025 10h35 - Atualizado há 1 dia

Com população cada vez mais idosa no Brasil, cuidado com saúde mental na terceira idade precisa ser redobrados
Pexels
 

O número de pessoas com 60 anos ou mais no Brasil tem crescido significativamente. De acordo com o Censo 2022 do IBGE, a população de idosos aumentou 57,4% em 12 anos, chegando a mais de 32 milhões de pessoas. A participação de pessoas com 60 anos ou mais na população total passou de 11,3% em 2012 para 14,7% em 2021.

Neste dia 26 de julho comemora-se o Dia dos Avós e a data é uma oportunidade de refletir sobre como o tema do envelhecimento saudável tem sido cada vez mais debatido. A expectativa de vida do brasileiro está em ascensão. Em 2023, era de 76,4 anos, e a projeção é que chegue a 83,9 anos em 2070.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que cerca de 15% das pessoas com mais de 60 anos apresentam algum transtorno psíquico, com depressão e ansiedade sendo os mais comuns. No Brasil, esses problemas afetam aproximadamente 14% da população idosa. A depressão, em particular, pode ser um sintoma precursor de outros transtornos comuns na terceira idade, como o Alzheimer e o Parkinson.

O Curso EAD de Extensão Universitária - Saúde Mental na Velhice é a oportunidade de aperfeiçoar os conhecimentos em relação à saúde mental na terceira idade, com ênfase no estudo das alterações cognitivas ao longo do envelhecimento, transtornos mentais prevalentes nessa fase da vida, diagnósticos e tratamentos com destaque também para o exercício de uma postura profissional para o cuidado humanizado de idosos com demência, depressão, transtornos psíquicos e outras doenças relacionadas à saúde mental e com abordagem familiar para o cuidado integral de idosos. Confira mais no link.

Sobre o Senac EAD

Com quase 80 anos de educação profissional, o Senac foi pioneiro no ensino a distância no Brasil. A primeira experiência nessa modalidade se deu em 1947 com a Universidade do Ar, em parceria com o Sesc, que ministrava cursos por meio do rádio.

A partir de 2013, com o lançamento do portal Senac EAD, a instituição ampliou sua atuação em todo o país. Hoje, oferece um amplo portfólio de cursos livres, técnicos, de graduação, pós-graduação e extensão a distância, atendendo a todo o Brasil e apoiado por mais de 380 polos presenciais para avaliações. Acesse aqui a programação completa de cursos do Senac EAD.

Informações para imprensa – Senac EAD
In Press Porter Novelli
[email protected]
Julho/2025


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
THAILIZE SILVA OLIVEIRA
[email protected]


FONTE: Thailize Oliveira
Notícias Relacionadas »