Indústria de tintas é destaque na principal feira de construção da Região Sul

Diversos fabricantes apresentam soluções e reforçam a importância do Programa Setorial da Qualidade na 26ª edição da Construsul

ROBERTA ASSIS
21/07/2025 17h33 - Atualizado há 1 dia

Indústria de tintas é destaque na principal feira de construção da Região Sul
Divulgação

São Paulo, julho de 2025 – Entre os dias 22 e 25 de julho, a cidade de Porto Alegre (RS) sediará a 26ª edição da ConstruSul, a maior feira de negócios da construção civil na região Sul e uma das principais da América Latina. Ao longo dos quatro dias, mais de 300 empresas nacionais e internacionais apresentarão lançamentos e soluções para o segundo semestre, fomentando negócios, parcerias e inovações. A programação contará com seminários, congressos e workshops promovidos com o apoio de mais de 40 entidades representativas, regionais e nacionais.

A Abrafati (Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas) é uma das entidades apoiadoras da feira e sua equipe estará presente, reforçando seu compromisso com o setor da construção civil e prestigiando os 10 fabricantes que participam do Programa Setorial da Qualidade de Tintas Imobiliárias (PSQ) e que terão estandes na Construsul: Anjo, Bautech, Brasilux, Hydronorth, Ibratin, Killing, Lukscolor, Montana, Qualyvinil e Resicolor.

Esse programa avalia trimestralmente a conformidade técnicas das tintas imobiliárias, proporcionando segurança na escolha de produtos pelos consumidores, pintores, arquitetos, construtores e outros potenciais compradores.

Atualmente, cerca de 50 fabricantes participam do PSQ, com produtos avaliados regularmente de acordo com as normas técnicas da  ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), de modo a verificar se atendem às especificações de rendimento, cobertura, brilho, secagem e lavabilidade.

Panorama do setor de tintas

A indústria brasileira de tintas movimenta aproximadamente R$ 40 bilhões por ano e produz cerca de 2 bilhões de litros anuais, abastecendo segmentos estratégicos como construção civil, setor automotivo e indústria geral. Em 2025, o Brasil alcançou a 4ª posição global em volume de produção, atrás apenas de China, Estados Unidos e Índia.

Participação regional

O Rio Grande do Sul é um importante centro de produção de tintas no país, reunindo fabricantes que se destacam tanto no mercado regional quanto nacional, como Renner-PPG e Tintas Killing.

A Região Sul foi a que mais cresceu em vendas de tintas no primeiro semestre de 2025, na comparação com o mesmo período do ano anterior. O crescimento foi de 6,3%, muito acima da média nacional, que ficou em 1,6%.

Construção civil em alta

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) projeta um crescimento de 2,3% do setor de construção civil, puxado pelas obras de habitação popular (programa Minha Casa Minha Vida) e pelos lançamentos de imóveis de alto padrão e de estúdios nas maiores cidades. As reformas e repinturas de imóveis, responsáveis pela maior parte das vendas de tintas, também estão em alta, com o fortalecimento, que vem desde a pandemia de Covid-19, da tendência de cuidar da casa.

 


 Serviço
 O que
: 26ª Construsul – Feira Internacional da Construção
 Quando: 22 a 25 de julho de 2025
 Onde: Centro de Eventos FIERGS – Av. Assis Brasil, 8787 – Porto Alegre (RS)

Horário: Terça a quinta-feira, das 13h às 21h | Sexta-feira, das 13h às 19h

 

Sobre a Abrafati
Fundada em 1985, a Abrafati – Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas representa a indústria de tintas, produto utilizado para proteger e embelezar todo tipo de bem e estrutura (imóveis, veículos, móveis, eletrodomésticos, embarcações, aeronaves, máquinas e equipamentos, tubulações, pontes, embalagens e muito mais). Reúne 37 fabricantes – que representam mais de 80% da produção nacional de tintas imobiliárias, automotivas, de repintura automotiva e de uso na indústria em geral – e  30 fornecedores de matérias-primas e insumos, além de agregar às suas iniciativas mais de duas dezenas de outros fabricantes não associados.
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ROBERTA DA CONCEICAO ASSIS
[email protected]


Notícias Relacionadas »