Estudo da AACD renova classificação internacional de padrões de marcha de pessoas com paralisia cerebral

Nova categorização revê conceito vigente desde 1987 e aprimora tratamento da patologia

PATRICIA BOROSKI
21/07/2025 16h51 - Atualizado há 8 horas

Estudo da AACD renova classificação internacional de padrões de marcha de pessoas com paralisia cerebral
Divulgação/AACD
Estudo que atualiza classificação internacional utilizada desde 1987 e teve como referência o banco de dados da AACD, ampliou padrões de marcha em pessoas com paralisia cerebral hemiparética, que afeta um dos lados do corpo. Assinado pelo Dr. Mauro Morais, médico ortopedista pediátrico da Clínica de Paralisia Cerebral e coordenador do Laboratório de Marcha da AACD, e outros cinco autores, a pesquisa impacta diretamente no diagnóstico e na assertividade do tratamento da patologia.

Para a descoberta dos quatro novos padrões de marcha, totalizando oito parâmetros conhecidos, foram analisados 532 prontuários de pacientes, que nunca foram submetidos a cirurgias prévias e passaram pelo Laboratório de Marcha da instituição entre janeiro de 2002 e abril de 2022. O levantamento identificou que 42% dos avaliados não se enquadravam na classificação vigente.


O estudo foi publicado na Gait & Posture, reconhecido jornal científico internacional, em 2025. Anteriormente, em 2023, dados preliminares foram apresentados no encontro anual da Sociedade Norte Americana de Ortopedia Pediátrica (POSNA), o maior congresso da área de ortopedia pediátrica, realizado em Nashville, Tennessee.
“A categorização vigente agrupa os pacientes com base nas alterações dos tornozelos, joelhos e quadris, considerando ainda as partes assimétricas dos lados direito e esquerdo, porém não considera alterações ósseas, como pés virados para dentro, por exemplo. A nova classificação abrange todos os padrões de marcha que identificamos em vinte anos na AACD e permite direcionamento assistencial de todos os pacientes com paralisia cerebral hemiparética”, comenta Dr. Mauro Morais.

O Laboratório de Marcha é um espaço com equipamentos de alta tecnologia que estuda os movimentos de pacientes na AACD Ibirapuera através de exame tridimensional que identifica alterações da forma de andar, avaliando a amplitude do movimento das articulações e das forças musculares. Além de ser um dos poucos lugares que oferecem o exame, o Laboratório de Marcha da AACD é o mais movimentado do Brasil, com cerca de 40 exames realizados mensalmente.

Sobre a AACD. Referência em ortopedia e na reabilitação de pessoas com mobilidade reduzida permanente ou temporária, a AACD completa 75 anos em 2025. Com infraestrutura completa, equipe multidisciplinar e corpo clínico especializado, a Instituição é composta por um Hospital Ortopédico, sete Centros de Reabilitação e cinco Oficinas para entrega de serviços e produtos ortopédicos sob medida.
 
Atualmente, a AACD possui unidades próprias localizadas em São Paulo, Mogi das Cruzes e Osasco (SP), Recife (PE), Porto Alegre (RS) e Uberlândia (MG). Também conta com a Cooperação Técnica, que leva o padrão de excelência da Instituição, através de entidades parceiras, para Salvador e Jequié (BA), São José do Rio Preto (SP), Poços de Caldas (MG), Curitiba e Maringá (PR), e Maceió e Arapiraca (AL). Saiba mais no site.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
PATRICIA HONORIO BOROSKI FRANCO DE CAMARGO
[email protected]


Notícias Relacionadas »