O crescimento das taxas de juros no Brasil, especialmente no crédito rotativo do cartão de crédito, que, segundo a Agência Brasil, alcançou a marca de 445% ao ano, tem gerado um impacto direto na inadimplência e nos processos de cobrança. Para as empresas do setor, o cenário se torna ainda mais desafiador, exigindo uma adaptação rápida e eficiente para recuperar os créditos de forma eficaz.
Segundo Rodrigo Mandaliti, presidente do IGEOC (Instituto Gestão de Excelência Operacional em Cobrança), “O aumento dos juros do cartão de crédito coloca as empresas de cobrança em uma posição estratégica fundamental. O crédito rotativo, leva muitas pessoas à inadimplência, o que resulta em um aumento significativo da demanda por serviços de recuperação de crédito”.
Mandaliti explica que, diante do aumento da inadimplência, as empresas de cobrança precisam adotar práticas cada vez mais refinadas, empáticas e humanizadas, a fim de evitar o desgaste desnecessário com o cliente e garantir uma recuperação mais eficaz das dívidas.
“As empresas que trabalham com cobrança não podem se limitar a um processo mecânico. É essencial que adotem abordagens amigáveis e negociadas com os consumidores, oferecendo alternativas que atendam à realidade financeira de cada um”, complementa
A cobrança amigável, nesse cenário, se torna um diferencial crucial para lidar com a inadimplência crescente, especialmente quando o consumidor se vê pressionado pela elevada taxa de juros. O seu papel é garantir que as soluções sejam sustentáveis para o cliente, evitando que a dívida se agrave e se transforme em uma grande bola de neve.
Neste contexto desafiador, o IGEOC tem trabalhado com suas associadas para fornecer treinamentos e ferramentas que ajudem a reduzir os índices de inadimplência, garantindo que as empresas do setor de cobrança consigam operar com mais eficiência, respeitando sempre os direitos dos consumidores.
Sobre o IGEOC
Com 18 anos de atuação, o Instituto GEOC e suas 31 associadas se diferenciam no mercado pelas soluções inovadoras, atendimento humano qualificado e pelo incessante investimento em tecnologias, na busca ininterrupta pelas melhores práticas, representando e lutando pelo segmento em diversas instâncias. As associadas do IGEOC atuam em diversos segmentos, como cartões de crédito, consórcio, educação, produtos bancários para pessoa física e jurídica, veículos, utilities, grandes redes de varejo, cobrança mercantil, com abrangência em todo território nacional.
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Kaísa Christina Romagnoli
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