Inovação na prática: como a MPD Engenharia reduziu chamados em 94% e elevou a reputação com um novo modelo de vistoria

Com uso de tecnologia e foco na jornada do consumidor, empresa eleva índice de satisfação do cliente na vistoria imobiliária

VIVIAN FIORIO
21/07/2025 11h34 - Atualizado há 4 dias

Inovação na prática: como a MPD Engenharia reduziu chamados em 94% e elevou a reputação com um novo modelo de
Divulgação/MPD Engenharia
São Paulo, julho de 2025 - A MPD Engenharia, construtora e incorporadora com mais de 40 anos de atuação nos mercados de médio e alto padrão, além de diversos segmentos da construção civil, promoveu uma transformação profunda em uma das etapas mais sensíveis do relacionamento com o cliente no setor imobiliário: a vistoria técnica dos imóveis. O novo modelo adotado pela empresa resultou em números expressivos, com redução de 70% para apenas 4% nos chamados de assistência técnica nos 90 dias após a entrega das chaves, e foi responsável por elevar o NPS da vistoria para 95,35, consolidando a marca como referência em experiência do cliente no setor de construção civil.
A empresa mapeou os principais gargalos do processo anterior, como a ausência de padronização, falhas na comunicação e insegurança dos clientes. A partir disso, reestruturou o fluxo da vistoria com apoio de metodologias como Design Thinking, UX Research e Role-playing, envolvendo múltiplas áreas, engenharia, qualidade, financeiro, assistência técnica, TI,marketing e relacionamento.
Entre as inovações implementadas, destacam-se o uso de tablets com check-lists automatizados, a capacitação das equipes, por meio de treinamentos, para atuar também na gestão da emoção do cliente e a criação de uma etapa inicial dedicada à ambientação do novo morador, o que contribuiu para uma experiência mais segura, acolhedora e eficiente.

A iniciativa também gerou impacto direto na reputação da MPD: a nota no Reclame Aqui subiu de 5,9 para 9,2, e o índice de reclamações externas caiu de 35% para apenas 1%. A empresa também viu queda de 93% no volume de atendimentos pós-vistoria, refletindo uma entrega com menos falhas e mais alinhada às expectativas do cliente.
"Entendemos que a vistoria não é apenas uma etapa técnica, mas um momento decisivo para o cliente. Ao redesenhar essa jornada com empatia, tecnologia e integração entre áreas, conseguimos entregar mais confiança e menos retrabalho", aponta Adriana Dalonso, Head de CX e Relacionamento com o Cliente da MPD Engenharia.
Com processos mais integrados, digitalizados e orientados pela jornada do consumidor, a MPD Engenharia mostra como a combinação entre tecnologia, escuta ativa e padronização pode gerar resultados concretos em fidelização, eficiência operacional e imagem de marca.

Sobre a MPD Engenharia
A MPD atua há mais de quatro décadas no mercado da construção civil nos segmentos industrial, comercial, educação, lazer, saúde, infraestrutura e na construção e incorporação de apartamentos e escritórios de médio e alto padrão, sempre prezando pela qualidade de acabamento, responsabilidade socioambiental e respeito pelos clientes e demais públicos. Para a construtora e incorporadora, seus colaboradores são seu principal pilar, essenciais para que alcance seus objetivos de negócio. Esse compromisso com as pessoas já rendeu onze reconhecimentos pela constante valorização da equipe, incluindo duas conquistas do selo Great Place To Work, duas do prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar (FIA e UOL) e sete do ranking Melhores Empresas para Você Trabalhar (Você S.A.). Além disso, a companhia é vencedora do Prêmio Valor Carreira, por duas vezes, como uma das Melhores Empresas na Gestão de Pessoas; e garantiu o 1º lugar do prêmio “Engenharia e Construção 2022”. A empresa também é reconhecida por suas estratégias voltadas ao cliente, conquistando em 2025 o Troféu de Ouro no Prêmio CX do ClienteSA, avaliada com base em padrões internacionais do International Customer Experience Institute (ICXI). Comprometida com a inovação, a MPD investe continuamente em tecnologia e boas práticas construtivas sendo uma das mantenedoras do Hub Construliving, iniciativa do CUBO Itaú que promove a conexão e o desenvolvimento do ecossistema da construção civil, e pelo segundo ano consecutivo, foi reconhecida com o selo dourado nas categorias Engajamento e Negócios respectivamente. Em 2025, alcançou a 3ª posição no Ranking INTEC das maiores construtoras do país e por meio do Instituto MPD, seu braço de responsabilidade social, desenvolve programas e campanhas que geram impacto positivo e transformam vidas.
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