Sucessão estratégica impulsiona nova fase de crescimento do Grupo Wyda Embalagens
Empresa fortalece posicionamento no setor de embalagens de alumínio com expansão de portfólio, atuação em novos mercados e foco em inovação.
SANDRA VERGILI
21/07/2025 15h23 - Atualizado há 3 dias
Sandro Costa
A sucessão familiar é um dos maiores desafios enfrentados por empresas brasileiras. A transição de liderança, quando mal conduzida, pode comprometer a continuidade dos negócios e essa realidade é confirmada pelo Índice Global de Empresas Familiares da PwC, que revela que apenas 36% das empresas familiares chegam à segunda geração. Por outro lado, quando planejada com antecedência, profissionalismo e visão de futuro, a sucessão pode representar um importante ponto de virada, consolidando o crescimento e a perenidade da organização. Apesar de ser um processo complexo, o planejamento sucessório em empresas familiares é essencial para garantir a perenidade do negócio e a prosperidade para as próximas gerações. E, para que haja uma transição bem-sucedida, é necessário implantar boas práticas de governança corporativa, definir regras claras de sucessão e identificar habilidades dos herdeiros para que cada um possa desenvolver áreas distintas do negócio. Um exemplo bem-sucedido de transição familiar é o da Wyda Embalagens, fundada em 1992 por Paulo Flavio de Melo Carvalho. Referência nacional no setor de embalagens descartáveis de alumínio, a empresa nasceu da visão empreendedora do empresário, que decidiu apostar no segmento após uma breve passagem pela área comercial de outra companhia. Desde então, superou os desafios de um mercado ainda em consolidação e os obstáculos impostos pela instabilidade econômica do país, conquistando uma posição de liderança no setor, conforme aponta a plataforma Scanntech, que traz informações do varejo. Segundo dados desta plataforma, a Wyda Embalagens se destaca em seu segmento com números expressivos. A empresa detém de participação de mercado 35,6% em share volume e 38,7% em share valor. Fonte Scanntech -YTD 2025. Entre os produtos fabricados e que já se tornaram preferência nacional estão: rolos de alumínio, conjuntos de bandejas de alumínio, filmes de PVC, papeis antiaderentes manteiga, assalight e forro para airfryer, além de sacos plásticos, sacos herméticos (zipbag), filmes de poliéster, entre outros. Os produtos da empresa estão presentes na maioria dos lares e empresas de alimentação do País. Segundo a diretoria da Wyda, cerca de 76% das vendas são voltadas às embalagens de alumínio, 20% em plásticos e o restante dividido entre outras categorias. Profissionalização e Planejamento Antecipado A combinação de fatores, como o apoio familiar, ajuda especializada, adoção de boas práticas de governança e visão inovadora aliada à tecnologia foram as estratégias adotadas pelo fundador para implantar o processo sucessório, que envolveu os filhos Roberto Carvalho e Pedro Carvalho, que hoje dirigem a empresa com apoio de um conselho deliberativo e com membros externos. “A saída do meu pai da gestão foi planejada e conduzida de forma gradual, garantindo continuidade e estabilidade. Essa estratégia foi decisiva para o futuro do nosso negócio”, afirma Roberto. Para assumir a liderança da empresa, os irmãos se prepararam por meio de formações estratégicas em instituições de referência, como a Fundação Dom Cabral e o IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, entre outras qualificações. Essa jornada de capacitação os habilitou a assumir novas responsabilidades e a enfrentar os desafios, conduzindo a Wyda com uma visão estratégica e alinhada às exigências do atual momento do mercado. Com trajetórias complementares e o desenvolvimento de competências de liderança distintas, Pedro e Roberto celebram, respectivamente, 14 e 23 anos à frente da empresa. Nesse período, a Wyda evoluiu para o Grupo Wyda, que hoje conta com unidades em Sorocaba (SP), Três Lagoas (MS) e São Lourenço da Mata (PE), além de três plantas internacionais: na África do Sul, no Paraguai e, mais recentemente, nos Estados Unidos. Além da marca Wyda, o grupo também reúne empresas como BOMLIXO, Okra e possui participação na Ecolub e na growPack. Entre os próximos passos da expansão está a entrada em países da Europa — um projeto em fase de estudo, que está sendo cuidadosamente estruturado pelos gestores, que analisam questões logísticas e a capacitação da mão de obra local. Reposicionamento, Inovação e Automação O processo sucessório marcou não apenas uma mera passagem de comando, mas um reposicionamento da marca, que mudou a forma de se comunicar com parceiros, consumidores e com o mercado. Além do redesign de suas embalagens e de estratégias de execução nos pontos de venda, a empresa também iniciou a produção de conteúdos digitais que estão sendo veiculados nas redes sociais com a proposta de estreitar a conexão com os consumidores e reforçar sua presença no mercado. A nova geração também implementou métodos de governança e novas tecnologias. Entre as principais inovações está a implantação do ERP TOTVS, que integrou todas as áreas da empresa em um único sistema, centralizando informações, automatizando processos e padronizando a operação entre as empresas do grupo. “O sistema facilita a tomada de decisões e cria uma linguagem única em toda a organização”, explica Roberto. Outro avanço foi a introdução da Indústria 4.0, com automação da linha de produção e aquisição de equipamentos nacionais e internacionais. “Esse investimento nos trouxe ganhos em produtividade e qualidade nos produtos entregues ao mercado”, afirma Pedro. Mercado externo Com foco nas exportações, o Grupo Wyda enfrenta desafios no cenário global, como o aumento das tarifas de importação de alumínio e aço nos Estados Unidos — que desde junho passaram de 25% para 50%. Como o Brasil é um dos principais fornecedores de alumínio para o mercado norte-americano, a medida impacta diretamente empresas do setor. O preço do alumínio, por sua vez, tem forte influência sobre diversos setores da economia, como indústria, construção, transporte e embalagens. O aumento do preço do alumínio pode levar a custos de produção mais altos, afetando a rentabilidade das empresas e o preço final dos produtos. “Para nós e outros players do setor, é essencial acompanhar as tendências de preço e as movimentações geopolíticas e econômicas”, ressalta Pedro. Apesar de um cenário incerto, o Grupo Wyda projeta crescimento nas vendas no primeiro semestre em relação ao mesmo período do ano anterior. Pedro e Roberto seguem à frente do planejamento estratégico da empresa com foco em inovação, sustentabilidade e soluções que facilitem o dia a dia dos consumidores. “Acreditamos em marcas com propósito. Nosso compromisso é entregar qualidade, praticidade e responsabilidade em cada produto, dentro e fora de casa”, conclui Pedro. Sobre a Wyda Embalagens Fundada em 1992 em Sorocaba (SP), a Wyda Embalagens expandiu suas atividades de transformação de alumínio, com a empresa Alukenti, instalada na grande Recife (PE) e capacitada para atender à demanda do Norte e Nordeste. Em 2008, a empresa Rio Prata iniciou a produção de embalagens descartáveis de alumínio, na cidade de Três Lagoas (MS), estrategicamente localizada para atender ao mercado do Centro Oeste. Em 2017, a Wyda iniciou a produção na África do Sul com produtos específicos para atender o continente africano. Em 2019, teve início a operação no Paraguai e, em 2022, a empresa completou 30 anos de existência. Hoje, como Grupo Wyda, reúne empresas como a BOMLIXO, Okra, participação na Ecolub e na growPack, além da recém-instalada planta nos Estados Unidos. Mais informações no portal https://www.wyda.com.br/. 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FONTE: VPO Comunicação