Boletim FuturePrint

Veja os destaques do segundo dia da feira que comemora 35 anos

ANNE CAROLINE
19/07/2025 15h34 - Atualizado há 5 horas

Boletim FuturePrint
Reprodução

 

A FuturePrint 2025 segue movimentando o Distrito Anhembi em sua edição histórica de 35 anos, reunindo soluções de ponta, histórias inspiradoras e debates sobre o futuro da impressão. O segundo dia do evento reforçou o protagonismo dos pequenos empreendedores, a força da sublimação como ferramenta de transformação econômica e o papel cada vez mais presente da inteligência artificial (IA) na rotina dos negócios criativos.

Entre os destaques, a Bambu Lab estreou na feira com um projeto de estande 100% reutilizável e conquistou o selo ouro do programa Better Stands, que reconhece iniciativas sustentáveis. Já a Canon apresentou, em parceria com a IOTEC, uma linha completa de impressoras para ambientes técnicos, corporativos e criativos, com foco em performance, eficiência e integração com IA.

A programação contou ainda com painéis voltados à alta performance para pequenos negócios, dicas práticas para lucrar com DTF, insights sobre o uso de IA para criação de conteúdo e uma palestra sobre o impacto do LED na paisagem urbana. A FuturePrint continua até sábado, 19 de julho, reafirmando seu papel como vitrine de inovação e desenvolvimento para toda a cadeia produtiva da impressão.

____________________________________________________________

 

Led Pavilion traz alternativas como vitrine do futuro da mídia digital

Espaço inédito reúne tecnologia, networking e conteúdo técnico voltado ao universo do LED, com destaque para o OOH Day e as oportunidades do Digital Signage

O Led Pavilion é a grande novidade da FuturePrint 2025, um ambiente voltado aos profissionais e empresas que trabalham ou desejam começar a trabalhar com painéis eletrônicos. O espaço funciona como um verdadeiro hub de negócios, reunindo fornecedores, associações e conteúdo de alto valor sobre Comunicação Visual, OOH e Digital Sign. 

Nele, o visitante encontra as últimas tendências do mercado de LED, com demonstrações de telas indoor, outdoor, painéis flexíveis e fitas programáveis. O objetivo é mostrar as oportunidades atuais e emergentes desse segmento que cresce no Brasil, como os novos projetos de “Times Squares” nacionais, mudanças regulatórias e novas iniciativas públicas e privadas que estão transformando o cenário da mídia digital externa. 

Dentro da programação técnica, o Led Pavilion está associado ao OOH Day, promovido no dia 17 de julho no Fórum FuturePrint. O OOH Day aprofunda temas como regulamentações da Lei Cidade Limpa, adaptações para mídia digital e cases inspiradores de marcas e gestores que apostam no LED como ferramenta estratégica de comunicação

____________________________________________________________

 

Confira os destaques do segundo dia de evento

OOH 4.0 está aqui: o LED no centro da nova publicidade

Painel OOH Day discutiu o avanço do Digital Out of Home no Brasil e destaca como a tecnologia pode transformar cidades, unir arte e publicidade e coexistir com o estático

Um dos painéis mais aguardados da programação da FuturePrint 2025, o OOH Day aconteceu nesta quinta-feira, com uma discussão profunda sobre a integração entre o Out of Home tradicional e as possibilidades da era digital. Sob mediação de Wilson Nogueira Júnior, Diretor Executivo da SEPEX SP, o painel reuniu especialistas para refletir sobre o futuro da publicidade urbana no Brasil e no mundo, com destaque para o papel crescente da tecnologia LED.

LED e estático: aliados, não concorrentes

Abrindo o debate no Fórum FuturePrint, Leandro Formigone, CEO da AMPLILUME, foi direto ao ponto: “O LED não veio para substituir o estático, mas sim complementá-lo”. O especialista destacou que, apesar da inovação, 80% do inventário OOH global ainda é estático, reflexo de fatores como infraestrutura limitada, proibições legais e desigualdade tecnológica. Formigone defendeu o uso estratégico de ambos os formatos: enquanto o LED funciona melhor em locais com grande permanência de atenção (como cruzamentos), o estático ainda reina em ambientes como rodovias. O ponto foi reforçado por todos os painelistas, que enxergam a coexistência das tecnologias como uma nova fase do setor: o OOH 4.0.

Distritos de mídia, arte urbana e futuro integrado
Entre os destaques do painel, Sérgio Rizzo – um dos curadores do Led Pavilion – ampliou o debate ao propor a criação de distritos de mídia em São Paulo, inspirados em modelos como a Times Square (NY) e Shibuya Crossing (Tóquio). Segundo ele, tais espaços poderiam valorizar a cidade, unir publicidade e cultura, e ainda coexistir com a lei Cidade Limpa. 

Já o artista e curador Baixo Ribeiro apresentou um case em parceria com o MorumbiShopping, onde arte, escultura e LED se fundem em uma intervenção urbana de forte impacto social. A mesa final do painel, com Fabi Soriano (Central Outdoor), André Mendes (THE LED) e Yuri Berezovoy (RZK), reforçou a importância da capacitação técnica e da presença em eventos como a FuturePrint para fortalecer o setor. Para o presidente da mesa, Wilson Nogueira Júnior, o recado é claro: “Se você vier para o Out of Home agora como empreendedor, pode ter certeza que chegou na hora certa. 

 

____________________________________________________________
 

Bambu Lab estreia na FuturePrint com estande ouro do programa Better Stands
Primeira participação da marca em feiras já rende reconhecimento máximo em sustentabilidade

O estande da Bambu Lab conquistou o selo ouro do programa Better Stands, iniciativa global da Informa Markets que incentiva o uso de estruturas reutilizáveis e redução de resíduos nas feiras. A empresa, que participa pela primeira vez da FuturePrint, apostou em um projeto alinhado à sustentabilidade, com todos os elementos do estande sendo reaproveitáveis — da fachada às letras em impressão 3D com PLA, um bioplástico feito de cana-de-açúcar.


“Estou surpreso e muito feliz com o reconhecimento. Quando assisti à apresentação do Better Stands, percebi que o conceito da feira casava perfeitamente com a nossa tecnologia de impressão 3D, que já é, por natureza, sustentável. Não fazia sentido seguir outro caminho”, contou Rui Yamauchi, responsável pela Bambu Lab.

O projeto recebeu suporte direto do novo serviço Concierge da Informa Markets, que oferece apoio operacional completo para expositores com menos experiência. “O Rui não conhecia os processos de montagem e operação, então conseguimos acompanhá-lo desde o início. Cada escolha foi pensada com foco na reutilização. Ver o primeiro projeto do Concierge receber o ouro é muito gratificante”, afirmou André Nepomuceno, coordenador de concierge.  

Better Stands é parte do plano global de sustentabilidade “FasterForward” da Informa Markets, organizadora da FuturePrint que, dentre outras iniciativas, avalia os estandes conforme o uso de materiais reutilizáveis e recicláveis, e classifica aqueles que se encaixam nos melhores níveis de sustentabilidade como Bronze, Prata ou Ouro. Na FuturePrint 2025, 98% dos estandes alcançaram ao menos o nível Bronze ou Prata, demonstrando que o evento terá uma geração de resíduos extremamente reduzida após a sua realização.

 

_____________________________________________________________________________

 

Fachada Makers

Desafios dos pequenos empreendedores para entregar alta performance 

Palestra ministrada por um casal empreendedor, pontua que a organização é essencial para obter êxito independente do tamanho da empresa 

No Fachada Makers contou com a  apresentação dos empreendedores de grande fachada ACM, Daniel Kelm e Natiele Zorzi. Atuantes no ramo de comunicação visual há 10 anos, e palestraram sobre alta performance para as pequenas empresas. O casal administra a empresa sozinhos, sem colaboradores e entende que pesquisar o nicho, para saber a necessidade do consumidor é uma decisão crucial para definir onde começar a empreender. 

Desde 2022, os empresários só atuam com grande fachada ACM (um tipo de revestimento externo feito com painéis de Alumínio Composto). “A gente decidiu ‘nichar’ no que nos trazia mais lucro, que foram as fachadas em ACM. Fomos atrás de conhecimento de todas as formas possíveis, não só do ACM, mas de tudo que envolve a instalação: processos, gerenciamento, projetos, inclusive até sistemas de gestão. Tudo isso influencia no tempo e na precificação. Lá no final, isso garante retorno e lucro real para a empresa”, destaca Daniel. 

Os empreendedores também pontuaram que definir estratégias, como otimização de tempo, fornecedor e operacional é essencial para conseguir resultados.“A otimização do tempo é essencial, e trabalhar com a organização facilita o projeto. A gente define o tamanho das estruturas para facilitar a instalação por duas pessoas. Não fazemos estruturas gigantes. Participamos de tudo. Se o projeto está bem definido, dá certo”, comenta Natiele. 

Daniel e Natiele ainda destacam a importância de acreditar no projeto e separar as contas de casa da empresa, buscar parceria, pesquisar fornecedor e entender que o negócio não suga sua vida, mas sustenta. 



 

Sublimação em ação

Como  ganhar liberdade financeira com técnicas de DTF

A prática e persistência para a aprender o uso de ferramenta e análise auxilia nos resultados gerando faturamento  

Eneas Garcia empreende há mais de 20 anos no ramo de DTF (Direct to Film) que trabalha a impressão digital na criação de estampas em tecidos e Haftone. O CEO da Midiasprint2, palestrou hoje na Sublimação em ação sobre DTF na prática e como melhorar o tratamento de imagens e garantir uma entrega de qualidade e ganhar dinheiro com a ferramenta.

Haftone é uma técnica utilizada por profissionais que desejam simular imagens de tons contínuos por meio do uso de pontos, por fim gera um efeito gradiente, porém o que muita gente não sabe é que dá para faturar com essa técnica e empreender no ramo.

Eneas pontua algumas dicas para começar no setor “primeiro, se especializam". Façam cursos. Se você não sabe, por exemplo, o que é o Halftone, aprenda a trabalhar com o Photoshop, aprenda a técnica.  Procure um parceiro bom que faça impressão de DTF, ou então invista na sua própria impressora. E, indispensavelmente, use insumos de qualidade ", comenta o empreendedor. 

Outro ponto em destaque que o Garcia trouxe é o uso da tecnologia para o trabalho, o uso da inteligência artificial no desenvolvimento de arte para agilizar alguns processos e que também já são utilizados por muitos profissionais. Mas além da tecnologia Eneas aponta que a qualidade e paciência no processo contribuem para conquistar liberdade financeira no ramo

“Ninguém aprende do dia pra noite. Tem gente com mais aptidão, mas desistir nunca é opção. Design gráfico é treino. É pegar referências, desenvolver seu olhar criativo e praticar com as ferramentas. Se você entrega um produto com verdade, com sentido para o cliente, o sucesso vem. O lucro é consequência disso.” Conclui o CEO da Midias2Print

 

_____________________________________________________________________________

Fórum FuturePrint

Como a Inteligência Artificial está otimizando o tempo de empreendedores

Palestra pontuou a importância da estratégia para abordar os temas com os prompts da ferramenta

O Ph Oliveira atua no mercado de sublimação desde 2007 e é CEO da escola pHD, o empresário ministrou hoje no Fórum FuturePrint sobre a IA para o instagram, onde pontuou a importância da tecnologia no dia a dia. De acordo com a pesquisa realizada pelo Google, aponta que 54% dos brasileiros já usam a IA. “A IA surge como uma ferramenta auxiliadora. Ela otimiza o tempo, elimina bloqueios criativos, você pode pedir várias ideias, mas, principalmente, é preciso saber como pedir. É necessário ter estratégia, criar o prompt certo”, analisa Oliveira. 

Quem já vive o dia a dia do digital percebeu: tempo é um ativo valioso. Ferramentas de IA conseguem acelerar etapas como planejamento, pesquisa, criação de conteúdo e até análise de dados. E isso não é exclusivo de grandes empresas, profissionais autônomos e pequenos negócios também estão se beneficiando.

Ph ainda destaca sobre o espaço no mercado para quem deseja ingressar e captar clientes e sobre a humanização na utilização da tecnologia: “Acredito que em breve vamos viver um movimento de retorno ao conteúdo mais humanizado. Como um aluno me perguntou agora há pouco: “Esse mockup de azulejo não tá parecendo artificial demais?” E eu respondi: Então faz uma foto real, bonita, que passe valor ou seja, depois de tanto uso de IA, a tendência vai ser humanizar novamente. Misturar tecnologia com verdade” comenta o empreendedor.

 

_____________________________________________________________________________

 

Canon leva impressoras técnicas e corporativas à FuturePrint 2025 em parceria com a IOTEC
TM-350 e a nova TC-21 estão entre os destaques no estande compartilhado com a IOTEC, novo parceiro estratégico da multinacional japonesa

A Canon do Brasil marca presença na FuturePrint 2025 com uma série de soluções de impressão voltadas para ambientes técnicos, corporativos e criativos. Em parceria com a IOTEC, novo parceiro estratégico da marca, a multinacional japonesa apresenta modelos como a impressora de grande formato TM-350 e o lançamento TC-21, com foco em performance e praticidade para áreas como engenharia, arquitetura e comunicação visual.

A TC-21, que imprime em formato A1 em até 30 segundos (modo econômico), possui sistema de tinta pigmentada de 4 cores (CMYK) com abastecimento contínuo via garrafas Canon. O modelo é compatível com o PosterArtist, software gratuito com templates personalizáveis em português, ideal para produção de cartazes e materiais promocionais com dados variáveis.

Outros modelos presentes incluem a linha GX para ambientes corporativos, a imagePROGRAF PRO1100 para fotografia profissional, a IX6810, e soluções de outsourcing como a IR1643if (A4 monocromática) e a imageRUNNER C3326i (A3 colorida).A Canon também reforça sua aposta em inteligência artificial como diferencial competitivo. A empresa, referência mundial em patentes, vem incorporando IA aos seus sistemas de impressão e captura de imagem.

“A Canon está preparada para atender desde pequenos negócios até grandes operações de outsourcing. Temos o portfólio mais completo do mercado e estamos investindo fortemente em inovação”, afirma Fabiano Peres, Diretor de Vendas da Canon do Brasil. “A cultura da impressão ainda é muito presente no Brasil, e queremos liderar essa transformação com tecnologia, eficiência e qualidade”, pontua. 

 

Serviço

FuturePrint 2025

Local: Distrito Anhembi – Av. Olavo Fontoura, 2799 (Portão 29) – Santana – São Paulo/SP. CEP: 02001-900.

Data: 18  a 19 de julho de 2025. Quarta a sexta, das 13h às 20h. Sábado, das 10h às 17h.

Entrada gratuita

Inscrições: https://www.feirafutureprint.com.br/pt/landing-pages/inscricao.html

Site oficial: www.feirafutureprint.com.br

 


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Anne Caroline Silva Damião
[email protected]


Notícias Relacionadas »