O futuro da gastronomia brasileira já está sendo construído dentro das cozinhas acadêmicas. A 8ª edição do Concurso Jovens Talentos da Gastronomia, organizado pelo Grupo GoWhere, com o patrocínio da Castelo Alimentos, encerrou a sua primeira fase, reunindo 80 estudantes de gastronomia das principais faculdades de São Paulo. Eles disputaram, em duplas, uma vaga para a grande final, no segundo semestre, que promete revelar os novos nomes da cena gastronômica nacional.
Participam desta edição alunos das faculdades Anhembi Morumbi, Belas Artes, Estácio, FAM, FMU, Mackenzie, Senac e Unip. “Esses cursos são verdadeiros celeiros de talentos, e é realmente surpreendente a qualidade dos estudantes que participam do concurso”, destaca Norberto Busto, presidente do Grupo GoWhere.
O concurso, que tem como missão impulsionar o surgimento de novos chefs, traz neste ano dois renomados curadores: o chef Fellipe Zanuto, dos restaurantes Hospedaria e A Pizza da Mooca, e a chef confeiteira Veronica Kim, da By Kim Confeitaria.
Durante as seletivas, que acontecem dentro de cada faculdade, cinco duplas disputam a chance de representar sua instituição na final. Cada equipe precisa elaborar um prato principal e uma sobremesa em um tempo total de 2h30, sendo 1h para mise en place e pré-preparo, e 1h30 para cocção e montagem dos pratos. A avaliação leva em consideração planejamento, técnica, criatividade, apresentação, sabor e comportamento dentro da cozinha.
Outro desafio dos estudantes é utilizar, obrigatoriamente, os produtos dos patrocinadores na elaboração dos pratos. Assim, a Castelo Alimentos participou de forma ativa da dinâmica do concurso, estimulando os alunos a desenvolverem pratos com os ingredientes que compõem a linha da marca.
“Ter o respaldo de marcas tão conhecidas como a Castelo dá muita segurança para trabalharmos com os alimentos e proporcionarmos uma comida gostosa”, comentam Camila Daniela T. Cardoso e Douglas Neves de Oliveira, alunos da FAM, que criaram a receita vencedora da sua faculdade: Galinhada do Campo com Vinagrete Refrescante de Acelga, acompanhada de uma sobremesa afetiva — o Zabaione do Cerrado com Pequi e Baru. Na criação, eles usaram o sumo de limão e o vinagre de vinho branco da Castelo, tanto na marinada da galinhada quanto na preparação do vinagrete, trazendo acidez, frescor e equilíbrio ao prato.
Emoções inesperadas
Entre os momentos mais emocionantes desta edição, está a história de Meliton, estudante da FMU e natural do Peru. Seu companheiro de dupla precisou abandonar a competição poucas horas antes da prova devido ao falecimento da mãe. Como as regras não permitem a participação individual, Meliton contou com o auxílio de um professor de outro curso da faculdade, que ficou responsável apenas por mexer os alimentos na panela, sem interferir na execução técnica. Mesmo diante desse enorme desafio, Meliton decidiu seguir e apostou em uma homenagem à sua cultura: preparou como prato principal um Lomo Saltado, e, como sobremesa, os tradicionais Picarones, rosquinhas peruanas feitas de batata-doce. O resultado? Uma vitória emocionante na etapa do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU).
“Fiquei muito triste com a notícia da mãe do meu companheiro. A gente tinha planejado muita coisa para hoje, estudado, feito testes...Fiquei feliz de ter conseguido dar o meu melhor, lidar com os problemas de uma maneira menos estressante e colocar a gente na final do concurso”, compartilhou, emocionado, o estudante.
Além de fortalecer a formação técnica dos alunos, o concurso também estimula o uso criativo de insumos, o resgate de memórias afetivas e a conexão entre tradição e inovação. Para a Castelo Alimentos, apoiar iniciativas como essa é investir no desenvolvimento da gastronomia brasileira e na formação de novos profissionais.
“Acreditamos que a gastronomia transforma vidas. Estar presente em um projeto que conecta técnica, criatividade, cultura e emoção é muito significativo para nós. É uma oportunidade de apoiar esses futuros chefs e também de mostrar como os nossos produtos fazem parte dessa construção, desde a academia até os restaurantes e as casas dos brasileiros”, destaca Gislaine Pavani de Freitas, gerente de marketing da Castelo Alimentos.
Todas as etapas do Concurso Jovens Talentos da Gastronomia são transmitidas no canal GoWhere TV, no YouTube, levando ao público os bastidores, os desafios e as conquistas desses futuros profissionais da cozinha.
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ALINE CRISTINA MARTINS CAMPANHÃ
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