Sou Cestas lança novo Complexo Operacional Inteligente ancorado em diretrizes ESG

Comandada por executivos com mais duas décadas experiência no setor de cestas básicas, empresa tem capacidade para montar mais de 4 milhões de cestas por ano

ERIC REALE
17/07/2025 17h37 - Atualizado há 5 horas

Sou Cestas lança novo Complexo Operacional Inteligente ancorado em diretrizes ESG
CC
 

São Paulo, 16 julho de 2025 – Com o objetivo de alinhar tecnologia e inovação com os pilares do ESG, acaba de ser lançado o novo Complexo Operacional Inteligente (COI) da Sou Cestas, empresa especializada na montagem, comercialização e distribuição de cestas de alimentos em larga escala e sob medida. Localizado em Santana de Parnaíba, na Região Metropolitana de São Paulo, seu COI conta com 9 mil m² e tem capacidade de montar até 300 mil cestas básicas por mês e cerca de 1 milhão de cestas natalinas por ano, totalizando 4,6 milhões de cestas/ano, o que representa aproximadamente 74 milhões de itens embalados e mais de 61 mil toneladas de alimentos movimentados anualmente.

 

Esse volume é distribuído mediante operações logísticas coordenadas e de alta performance, com dezenas de caminhões expedidos por dia ao longo do ano, número que pode triplicar nos períodos de mais demanda. Apoiada sobre os pilares da inovação, ESG e de seu programa único de parceiras, a companhia também apresenta uma nova visão para o segmento por meio da união entre operação em larga escala, processos logísticos de alta performance e, sobretudo, uma cultura moderna e eficiente, na qual se combinam pautas contemporâneas com processos disruptivos e soluções sustentáveis e inclusivas.

 

Seu quadro de colaboradores é composto por profissionais alocados nos setores de produção, logística, engenharia, qualidade, ESG, segmentos administrativos, tecnologia, comercial e marketing. “A Sou Cestas representa uma nova forma de pensar e fazer negócios no ramo de cestas alimentícias. Unindo ações plurais e afirmativas com inovação, tecnologia e, sobretudo, uma maneira única de oferecer produtos e promover serviços para diferentes clientes em seu ecossistema, a companhia tem como objetivo se tornar peça-chave na transformação do setor por meio de campanhas disruptivas e iniciativas impactantes. Hoje, muito se fala sobre as cestas básicas, mas pouco se conhece sobre o seu impacto social e econômico; cabe a nós redesenhar esse panorama”, afirma Wagner Sá, Diretor Comercial. 

 

Tecnologia & Inovação 

 

Incorporando diferentes sistemas para gerenciamento de estoques, logística, transporte e acompanhamento de entregas em tempo real, o COI (Complexo Operacional Inteligente) foi planejado para reduzir perdas, acelerar processos e aumentar a precisão de montagens de cestas. Os dados operacionais são consolidados em painéis de BI (Business Intelligence) acessados por supervisores e gestores para tomada de decisão minuto a minuto. 

 

A empresa também adota equipamentos de última geração, incluindo esteiras empilhadeiras elétricas, balanças digitais com leitura de código, seladoras de termoencolhimento, além de sistemas internos que monitoram o consumo energético e o desempenho dos turnos. Um dos grandes diferenciais do sistema produtivo da empresa é a sua capacidade de operar em regime contínuo na alta temporada (24x6) com agilidade e segurança. 

 

Em seu roadmap tecnológico estão previstas a implementação de esteiras automatizadas, modelos de IA para previsão de demanda, análise de comportamento de clientes e automação de etapas como inspeção de cestas (visão computacional), Chatbot interno para RH e SAC. O objetivo é aumentar a produtividade sem personalização e qualidade dos produtos entregues.



 

ESG 

 

De longe um dos grandes diferenciais da organização, os princípios de ESG (Environmental, Social and Governance) atuam como diretrizes centrais da sua estratégia corporativa, representando ações estruturais no desenho de processos, no desenvolvimento de sua cultura organizacional e, principalmente, na forma como a empresa se relaciona com seus colaboradores, clientes e a sociedade.

 

No eixo diversidade, equidade e inclusão (DE&I), a Sou Cestas é referência no setor. Atualmente, 50% de seus cargos de liderança da empresa são ocupados por mulheres. Profissionais negros também estão presentes em posições de decisão, refletindo o compromisso da organização com a desconstrução de desigualdades estruturais no mercado de trabalho. 

 

Além disso, sua cultura interna defende a liberdade de identidade e expressão, promovendo um ambiente seguro e acolhedor para pessoas LGBTQIAPN+ em todos os seus setores. Prática que se reflete em sua política salarial, na qual, os salários são definidos com base em função e competência, independentemente de gênero, raça, orientação sexual ou idade.

 

Em Governança, a companhia adota práticas de compliance, auditoria externa e padronização de processos com foco em qualidade e transparência, implantação dos sistemas de gestão ISO 9001 (qualidade) e ISO 14001 (meio ambiente), com auditorias programadas entre os ciclos de 2025 e 2026. A empresa também conta com um conselho consultivo que reforça as diretrizes estratégicas com olhar independente e foco em sustentabilidade e inovação.

 

No aspecto social, a companhia mantém parcerias com organizações da sociedade civil, como a Fundação Abrinq, por meio do programa “Empresa Amiga da Criança”, e desenvolve iniciativas próprias como o projeto Entrega por SP, que mobiliza colaboradores e seus filhos para preparar e distribuir alimentos a pessoas em situação de vulnerabilidade nas ruas da capital. Além disso, a companhia participa de campanhas de combate à fome e estimula ações voluntárias internas, que reforçam o senso de pertencimento, empatia e engajamento do time.



 

Sobre a Sou Cestas

A Sou Cestas é uma empresa especializada na montagem, comercialização e distribuição de cestas de alimentos, cestas básicas, cestas de Natal e kits personalizados para empresas. A empresa tem como diretriz central as políticas de ESG que pautam o desenho de processos, o desenvolvimento da cultura e a forma como se relaciona com o mercado. Prova disso é que, atualmente, 50% dos cargos de liderança da empresa são ocupados por mulheres, com destaque para posições de decisão para negros. A companhia tem capacidade operacional de montar até 300 mil cestas básicas por mês e cerca de 1 milhão de cestas natalinas por ano, totalizando 4,6 milhões de cestas/ano, o que representa aproximadamente 74 milhões de itens embalados e mais de 61 mil toneladas de alimentos movimentados anualmente.


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ERIC REALE FINGER
[email protected]


Notícias Relacionadas »