Ações de prevenção, vacinação, diagnóstico precoce e conscientização do Teste do Pezinho marcaram o mês de junho

Instituto Jô Clemente (IJC) encerrou o mês de junho que teve participação na sessão solene em Brasília, iniciativa em parceria com o Ministério da Saúde e mobilizações pelo Junho Lilás

SARAH ABRãO
15/07/2025 10h42 - Atualizado há 12 horas

Ações de prevenção, vacinação, diagnóstico precoce e conscientização do Teste do Pezinho marcaram o mês de
Foto: Divulgação

Junho é um mês importante para saúde pública, especialmente para o tema da Triagem Neonatal. Por isso, o Instituto Jô Clemente (IJC), Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que atua há 64 anos pela saúde, qualidade de vida e inclusão de pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras, realizou, ao longo do mês, diversas iniciativas que reforçaram seu compromisso com a prevenção da saúde e o diagnóstico precoce.

Instituto Jô Clemente (IJC) participou da Sessão Solene na Câmara dos Deputados, em Brasília

O IJC foi homenageado em uma Sessão Solene na Câmara dos Deputados, em Brasília, pelo Dia Nacional do Teste do Pezinho (6/6). A cerimônia foi proposta pelos deputados Rosangela Moro e Diego Garcia, e contou com falas da Superintendente Geral do IJC, Daniela Mendes, e do Dr. Charles Schmidt, pediatra do Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação do IJC. Ambos destacaram o papel pioneiro do Instituto e sua atuação constante para garantir diagnóstico precoce, saúde e acolhimento desde os primeiros dias de vida.

Junho Lilás: um mês de conscientização pela saúde dos bebês

O Junho Lilás é o mês dedicado à conscientização da importância do Teste do Pezinho, e neste ano, contou com o apoio institucional da Ultragenyx. Durante o período, o Instituto Jô Clemente (IJC) reforçou a relevância desse exame fundamental para a saúde dos recém-nascidos. 

O IJC realiza anualmente mais de 2,5 milhões de exames e tria cerca de 300 mil bebês, com o objetivo de identificar Doenças Raras e graves ainda nos primeiros dias de vida, permitindo o diagnóstico precoce e a intervenção necessária para melhorar a qualidade de vida da criança.

 

Histórias reais e a Busca Ativa

O Instituto também compartilhou histórias reais que reforçam a importância do diagnóstico precoce. Um exemplo é a Thamiris, diagnosticada com Deficiência de Biotinidase ainda bebê. Graças ao Teste do Pezinho, iniciou o tratamento rapidamente e hoje vive com mais qualidade de vida. 

Para conhecer a história da Thamiris, clique aqui 

Outro destaque da atuação do Instituto é o setor de Busca Ativa. Quando há alterações no exame, a equipe do IJC entra em contato com a família, agenda uma nova coleta, orienta os responsáveis e oferece acolhimento. Esse acompanhamento ágil é decisivo para garantir início imediato do tratamento e salvar vidas.

Atuação técnica e científica reconhecida no Brasil e no exterior

Além das ações de mobilização social, o IJC também fortaleceu sua presença técnica e científica em junho. A Instituição participou do Encontro Anual de Pesquisa e Cuidados Clínicos da AME (CureSMA), nos Estados Unidos, e do 10º Congresso Brasileiro de Triagem Neonatal e Erros Inatos do Metabolismo, reafirmando sua posição de liderança em inovação e excelência na saúde pública.

Com uma agenda robusta de mobilização e impacto social, o IJC promoveu ações de vacinação, conscientização sobre o Teste do Pezinho, parcerias estratégicas e participou da Sessão Solene, em homenagem ao mês Junho Lilás, em Brasília. “No Instituto Jô Clemente (IJC), entendemos que o acesso à saúde de qualidade, desde as primeiras horas de vida, é fundamental para o caminho da inclusão. Tratar doenças de forma precoce e garantir que cada criança brasileira tenha a oportunidade de se desenvolver com dignidade e autonomia é o que buscamos. Este mês de junho foi, sem dúvida, um período histórico que reafirmou o legado transformador do Instituto Jô Clemente (IJC)”, afirma Daniela Mendes, Superintendente Geral do Instituto Jô Clemente (IJC).

Ação Saúde na Rota Certa: Instituto Jô Clemente (IJC), Zé Gotinha (MS) e 99 pela Prevenção.

Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e a Superintendente Geral do IJC, Daniela Mendes, com o Zé Gotinha no momento da vacinação na ação “Saúde na Rota Certa: Zé Gotinha (MS), Instituto Jô Clemente (IJC) e 99 pela Prevenção”, Foto: Divulgação

Em parceria com o Ministério da Saúde, a empresa 99 e com apoio da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, o IJC promoveu a ação "Saúde na Rota Certa: Instituto Jô Clemente (IJC), Zé Gotinha (MS) e 99 pela Prevenção", que vacinou cerca de 500 pessoas em evento realizado no Instituto e que contou com a presença do Ministro da Saúde, Dr. Alexandre Padilha e com a Alessandra Serrazes, Gerente de Relações Governamentais da 99. A ação também marcou a celebração dos 99 anos de Dona Jô Clemente, fundadora do IJC.

Na ocasião, o ministro assinou a Portaria GM/MS nº 7293, que prevê aumento de 30% nos recursos destinados ao Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN) do Sistema Único de Saúde (SUS); a criação de cinco grandes laboratórios regionais que vão ampliar a oferta e a capilaridade dos exames do Teste do Pezinho, especialmente em estados com menor volume de nascimentos e em regiões de difícil acesso; e a contratação direta dos Correios, uma parceria estratégica que pretende otimizar a logística, garantindo que o envio das amostras

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
SARAH ABRÃO CARDOSO
[email protected]


Notícias Relacionadas »