Agência Ruua instala botos cobertos de petróleo na Praia de Copacabana em ação de brand experience

Ativação para Anistia Internacional transforma praia em cena contra a exploração de petróleo na Amazônia

MáRCIA SAD
15/07/2025 11h50 - Atualizado há 12 horas

Agência Ruua instala botos cobertos de petróleo na Praia de Copacabana em ação de brand experience
Divulgação
O hub criativo Ruua transformou a praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, em palco de uma intervenção artística chocante e mobilizadora para a Anistia Internacional Brasil. Com a instalação de botos amazônicos encalhados e cobertos de petróleo na areia, simulando uma cena de crime ambiental, a ação teve como objetivo denunciar os riscos da exploração de petróleo na Amazônia e cobrar uma transição energética justa e urgente.

Com um conceito de brand experience com propósito, a Ruua desenvolveu a narrativa da instalação como um alerta visual, cercada por fitas zebradas e sinalização que levava o público a escanear um QR Code com informações e uma petição online.

A ação aconteceu no último sábado, dia 5 de julho, às vésperas da Cúpula do BRICS na cidade. “A ocasião foi estratégica, já que diversos líderes mundiais vieram para o evento e os olhos do mundo estavam no Rio de Janeiro. Com isso, conseguimos pautar a imprensa brasileira e internacional, além de mobilizar postagens nas redes sociais”, explica o fundador da Ruua, Júlio Custódio.

Assim, a ação impactou diretamente milhares de pessoas que passaram pelo local e gerou ampla repercussão na imprensa e redes sociais. Foram diversas menções em veículos como O Globo e Metrópoles, incluindo veículos internacionais como Reuters e The Australian. “Conseguimos impulsionar a petição online, que era um dos principais objetivos do cliente. Com as inserções na mídia, ampliamos o alcance da campanha para além de quem estava fisicamente na praia”, diz Custódio.

A campanha posiciona a Ruua como uma das agências brasileiras mais inovadoras na integração do live marketing e brand experience à estratégia de comunicação das marcas. “Essa entrega reafirma o compromisso da agência com narrativas relevantes, executadas com impacto e responsabilidade”, avalia Custódio.

Esta foi a quarta campanha da Ruua com a Anistia Internacional. Anteriormente, a parceria realizou ações relacionadas à cobrança por justiça no caso do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes.

Sobre a Ruua
Com a proposta de criar e executar projetos autorais, a Ruua conecta coletivos independentes, artistas e produtores para gerar experiências de alta qualidade para as marcas. Assim, o hub criativo vai além do Brand Experience tradicional, e realiza campanhas e eventos de impacto, inovadores e surpreendentes.
Além das campanhas para marcas, a Ruua já realizou eventos proprietários, como o Festival IluminaRio, que transformou a Praça Mauá em uma galeria a céu aberto com obras de arte feitas de luz.
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Márcia Maria Sad Santos
[email protected]


Notícias Relacionadas »