A StarMind, empresa especializada em soluções corporativas com inteligência artificial, anuncia o lançamento de SophIA, plataforma que une automação, solução por voz e análise preditiva para transformar a maneira como empresas selecionam talentos no Brasil.
Com tecnologia proprietária e funcionamento 100% via IA, a SophIA (cujo nome vem de SOPH + IA) atua como assistente de recrutamento. Por meio de entrevistas automatizadas realizadas por mensagem de texto e áudio, acessíveis a qualquer hora e em qualquer dispositivo, a ferramenta otimiza processos seletivos de empresas de diversos portes. "Em testes com clientes da base da StarMind, a SophIA reduziu em até 80% os custos de recrutamento e acelerou em até cinco vezes o tempo médio de contratação", afirma Augusto Salomon, CEO da StarMind.
Segundo ele, o principal diferencial da ferramenta está na profundidade dos dados gerados. Ao final de cada entrevista, SophIA entrega um relatório completo com os pontos fortes e fracos do candidato, o grau de aderência à vaga, desempenho por competências e uma pontuação final. A empresa pode definir critérios objetivos (como uma pontuação mínima) e seguir com os candidatos mais aderentes, eliminando etapas operacionais e subjetivas do processo.
"SophIA foi criada para apoiar os recrutadores, que muitas vezes se deparam com centenas de currículos e entrevistas demoradas, correndo o risco de deixarem passar os melhores talentos. Com apoio da SophIA, conseguimos dar escala, velocidade e qualidade ao processo seletivo", explica Augusto. Ele é um dos idealizadores da solução e também é professor e referência no setor de tecnologia, com passagens por instituições como Singularity University, Harvard Business School e Ohio University.
A plataforma é capaz de conduzir centenas de entrevistas simultaneamente, adaptar o roteiro de perguntas conforme o perfil buscado e até realizar entrevistas em outros idiomas. "Além do ganho de eficiência, há também mais flexibilidade para os candidatos, que podem participar do processo com mais tranquilidade e conforto, direto de casa ou do celular, o que melhora inclusive o desempenho nas respostas".
Nascida da experiência prática da StarMind com inteligência artificial em e-commerce e processos B2B, a SophIA é o carro-chefe de um portfólio que inclui ainda agentes virtuais de atendimento e planos estratégicos de IA corporativa. A startup, que já nasceu com DNA em tecnologia e inovação, vem estruturando sua atuação com foco em resultados tangíveis para seus clientes. "Oferecemos transformação real na forma como as empresas operam e tomam decisões", resume o executivo.
A expectativa é que, com o lançamento, a SophIA represente até 50% do crescimento de receita da StarMind ainda em 2025. "Esta ferramenta simboliza uma nova geração de aplicações de IA nas empresas: prática, estratégica e profundamente humana em sua finalidade de conectar pessoas a oportunidades", finaliza o executivo.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
PEDRO GABRIEL SENGER BRAGA
[email protected]