“Fui chamada para jogar na WNBA, mas recusei”, diz Hortência sobre decisão no auge da carreira

Em entrevista ao podcast Andreoli Modo On, rainha do basquete relembra recordes, bastidores da seleção e aposentadoria

LUIS FELLIPE SUZUKI
15/07/2025 08h58 - Atualizado há 18 horas

“Fui chamada para jogar na WNBA, mas recusei”, diz Hortência sobre decisão no auge da carreira
Gabriela Queiro /AndreoliModoOn

Ícone do basquete feminino brasileiro, Hortência Marcari revisitou momentos decisivos de sua trajetória em participação no Andreoli Modo On, exibido no Kwai, com patrocínio da Superbet. Com seu humor afiado e olhar estratégico, a ex-jogadora falou sobre escolhas marcantes, como a surpreendente recusa de um convite para atuar na WNBA, aos 36 anos. “Fui draftada para a WNBA, mas tinha acabado de ter meu filho. Já tinha conquistado tudo o que queria. Decidi parar no auge”, contou a ex-atleta, reforçando o controle que sempre teve sobre sua trajetória.

Campeã mundial em 1994 e medalhista de prata nas Olimpíadas de Atlanta em 1996, Hortência é considerada a maior jogadora da história do basquete feminino brasileiro. Foi a primeira brasileira incluída no Hall da Fama da FIBA e também no Hall da Fama do Basquete nos Estados Unidos. Ao longo da carreira, marcou mais de 3.000 pontos pela seleção e eternizou-se como uma atleta que uniu técnica, carisma e liderança dentro e fora de quadra.

Durante a conversa, Hortência relembrou o dia em que marcou 124 pontos em uma única partida dos Jogos Regionais, feito que lhe rendeu um recorde não oficial. “Nosso time era muito forte, e criamos uma tática só para ver até onde eu conseguia chegar. Fizemos 251 pontos, eu fiz 124. Só não entrei para o Guinness porque o jogo não foi filmado.”

Ela também comentou os bastidores da medalha de prata nas Olimpíadas de Atlanta (1996) e destacou a importância de outras jogadoras na era vitoriosa da seleção brasileira. “A gente só começou a ganhar quando a Janeth e a Alessandra entraram. Ficar falando só de mim e da Paula é injusto”. Hortência reforçou a importância de ter Paula ao seu lado, uma outra grande jogadora que estimulava sua competitividade e a busca pelo melhor resultado.

Ao ser questionada sobre a possibilidade de voltar a jogar ou assumir a seleção como técnica, foi categórica: “Nunca mais entrei em quadra desde que parei. Quero que a última imagem minha seja na final da Olimpíada de 96. E ser treinadora? Tô fora.”

O videocast “Andreoli Modo On” é uma parceria entre Felipe Andreoli, Superbet e Kwai for Business, plataforma de negócios do Kwai. Toda semana, um novo episódio conecta o público aos bastidores do esporte e da comunicação com leveza e bom humor no perfil oficial do “Andreoli Modo On” no Kwai.

Sobre a Superbet

Superbet Group é uma companhia de tecnologia e entretenimento fundada em 2008, na Romênia, e que tem como missão proporcionar entretenimento em esportes e gaming. Presente em 12 países, a Superbet opera no Brasil desde 2023, sendo a primeira a obter a licença federal para atuar de forma totalmente regularizada. Patrocinadora master de clubes como São Paulo F.C. e Fluminense, adota práticas de jogo responsável e é líder em compliance e boas práticas, sendo membro da Associação Internacional de Integridade nas Apostas (IBIA), órgão comercial sem fins lucrativos que representa o interesse na integridade das maiores empresas e operadoras licenciadas de apostas online do mundo.

Website:
https://superbet.bet.br/

Assessoria de Imprensa

Loures Comunicação
[email protected]

Sobre o Kwai e o Kwai for Business

Um dos aplicativos gratuitos mais populares do Brasil, o Kwai permite que os usuários criem seu próprio conteúdo e compartilhem vídeos online de forma fácil, inclusiva e acessível. Com a missão de fazer as pessoas brilharem, o Kwai acredita que todos os pequenos momentos da vida merecem ser compartilhados. O aplicativo está disponível para os sistemas iOS e Android, na App Store e no Google Play. Já o Kwai for Business é a plataforma comercial do Kwai, que reúne recursos e ferramentas para empresas desenvolverem e inserirem conteúdo patrocinado no aplicativo. Com tecnologia e produtos avançados, o Kwai for Business pode atender às necessidades de marketing das marcas em diferentes estágios de campanhas. Saiba mais em: kwai.com e www.kwai.com/business.

Informações para a Imprensa:
[email protected] 


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Luis Fellipe Kenji Suzuki
[email protected]


Notícias Relacionadas »